quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Walmart - Ainda sem resposta, mas já comunicamos a diretoria.





Depois de muito especular e graças ao contato que uma amiga nossa tinha no Linkedin, conseguimos o e-mail da Sra Christianne Canavero, Diretora de Sustentabilidade do Walmart.
Como faz quase dois meses que não recebemos a resposta da empresa, resolvemos escrever diretamente para ela afim de obter a nossa resposta. Espero que agora venha.
Segue abaixo o e-mail encaminhado a Diretora.


Prezada Sra Christianne Canavero,

No mês de Novembro eu li o relatório de Sustentabilidade do Walmart e registrei algumas dúvidas com relação ao material via SAC na WEB.
Visto que até a presente data não obtive resposta e ao pesquisar na internet vi que a Sra é o responsável pela área de sustentabilidade desta empresa e assim, tomei a liberdade em te encaminhar as referidas dúvidas que fiz para o SAC.

Agradeço pela atenção e espero obter essas respostas.

Segue abaixo o e-mail encaminhado na íntegra ao site do Walmart:

Prezados,

Acabo de ler o relatório de sustentabilidade de vocês e confesso que fiquei satisfeito com os resultados apresentados tanto no campo ambiental como na área de relacionamento com fornecedores, no entanto, noto que a parte social (item de maior importância no GRI), principalmente com comunidade (do entorno das lojas) e empregados os dados apresentados deixam um pouco a desejar.

Analisando o material, vejo que as atividades desenvolvidas são apenas pontuais, com alguns projetos isolados pelo país e atividades filantrópicas e não sustentáveis como se afirma no documento.

Durante a leitura do relatório, uma frase de vocês me chamou a atenção:

Impulsionar o Desenvolvimento – O processo de geração de riquezas pela empresa beneficia funcionários, fornecedores e a própria comunidade, por meio de projetos integrados de desenvolvimento local.

Confesso que não vi nada de desenvolvimento local dentro das propostas apresentadas pela empresa quando o assunto é a comunidade diretamente impactada pelas atividades dos supermercados (moradores do entorno).

Ao analisar os números, vocês afirmam que doaram R$ 392.600,00 reais para creches, instituições e clubes. O que gera uma doação média de R$ 4314,00 por supermercado.

Com base nesses dados eu pergunto: O que pode ser feito de sustentável numa entidade com uma verba desta valor ? Vocês podem deixar mais claro como é aplicado este recurso ?

Aproveito este e-mail também para tirar mais algumas dúvidas do relatório:

1- Sobre o voluntáriado, a ação é feita somente em um único dia do ano ou existem ações mais estruturantes de desenvolvimento local como é a proposta da empresa ?

2- Por que o Walmart, sendo uma grande empresa preocupada com o desenvolvimento social não oferece um plano de previdencia privada para os empregados ? (ec 3)

3- Por que o Walmart não divulga a relação do seu salário com o salário mínimo ? (ec 5)

4- Existe algum plano para reduzir a rotatividade dos empregados que está na faixa dos 30 % ? (LA02)

5- Quais foram as medidas de reparação adotadas pela empresa no caso de discriminação (HR4) ?
Desde já agradeço pela atenção.




5 comentários:

  1. Tenho o contato da Coordenadora de Relações com a Imprensa, qual seu e-mail p/ te passar?

    ResponderExcluir
  2. Cláudia,

    Meu contato é perolasdoleite@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Não sei como lhe passar, então vou usar o comentário... Acesse http://www.unileversustentabilidade.com.br/ e veja o relatório de sustentabilidade dessa conceituada empresa. Abraço

    ResponderExcluir
  4. Leite, pela primeira vez durante esses anos em que estudo, ensino e procuro ir mais afundo sobre esse tema tão interessante mas banalizado que é a sustentabilidade.

    Pro muitas vezes não fui muito compreendida, pois sempre questionei a maneira pela qual as organizações tratam desse assunto. Esse questionamento ficou mais no âmbito acadêmico.
    Agora vejo que existem pessoas que pensam e melhor estão agindo em busca de esclarecimentos e de outra maneira "cutucando" essas empresa.
    Parabéns pela iniciativa e desde já estarei compartilhando essa matéria em meu facebook e blog.

    Um grande abraço e sucesso.

    Profª Teresa Dias de Toledo Pitombo

    ResponderExcluir
  5. Muito Obrigado pela dica Mendes !

    Vamos ver este relatório sim.

    ResponderExcluir