terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Natura responde. Resposta rápida (depois de falar com o diretor) e argumentos interessantes.



Olá Amigos,

Acabo de receber a resposta da Natura visto o seu diretor Marcos Vaz. Fiquei feliz com a qualidade das respostas.

Só uma crítica que tenho sobre esta empresa. Só obtivemos as respostas quando acionamos diretamente a diretoria da empresa, se fosse pelo SAC estaríamos esperando até hoje. Noto que isto está sendo muito corriqueiro nas empresas, o serviço de atendimento não está preparado para questões de sustentabilidade. Fica uma dica para as empresas.

Segue abaixo a resposta da Natura.

Espero que seu 2011 tenha começado bem e que chegue ao final com muita saúde e realizações. 
Desculpe pela demora em responder-lhe mas as agendas ficaram bem complicadas no final do ano passado. 

Segue um arquivo com as repostas às suas perguntas, preparado pelo nosso pessoal de comunicação institucional, que cuida de nosso relatório anual. 
Caso você tenha alguma dúvida adicional, por favor não hesite em contatarnos. 

Grato 


Marcos Vaz
Diretor de Sustentabilidade.

Vale notar que as questões referem-se ao Relatório Anual Natura 2008. A versão mais atualizada de nosso relato, referente ao ano de 2009, está disponível no site www.natura.net/relatorio.

1- Na etapa 1 do processo da Natura, quais mecanismos a empresa adota para evitar que atravessadores explorem a comunidade amazônica para obtenção de matéria prima a custos muito baixos?

A Natura estabelece relacionamentos diretos com as comunidades fornecedoras com as quais trabalha, incluindo a presença de colaboradores da Natura em campo em diversas etapas dos processos de compra de insumos e outros elementos do relacionamento. Em alguns casos, há empresas parceiras que participam deste relacionamento de compra de insumos. Neste caso, estas empresas devem operar conforme os princípios de relacionamento que a Natura constrói com estas comunidades. Os preços são combinados entre as partes em torno de cadeias de valor objetivas, de forma que reflitam os custos envolvidos na produção e eventual beneficiamento, bem como os custos administrativos, tributários e de organização das cooperativas e associações, além das margens de retorno dos produtores envolvidos.

2- As metas de 2008 que eram de divulgar os princípios de relacionamento com fornecedores e comunidades do entorno foi atingida em 2009 ?

Divulgar os princípios de relacionamento para as comunidades fornecedoras.
META PARCIALMENTE ATINGIDA - Os princípios integram a política de uso sustentável da biodiversidade, que foi divulgada internamente. A divulgação da política e dos princípios de relacionamento também ocorreu informalmente, em visitas realizadas em algumas comunidades. A apresentação formal vai
ocorrer em 2011.

Divulgar os princípios de relacionamento para as comunidades do entorno.
META ATINGIDA - Os princípios de relacionamento foram discutidos e aprovados em dois painéis de stakeholders voltados para esse público.


3- Existe previsão de quando será possível divulgar o indicador de desenvolvimento da comunidade do entorno? Optamos por não criar um único indicador de desenvolvimento comunitário, pois isto iria de encontro a nossa concepção de desenvolvimento comunitário, entendida como um processo complexo de mudanças qualitativas nas diversas dimensões, envolvendo os diferentes atores.
Atualmente, em Itapecerica, estamos empenhados, juntamente com nossos parceiros, na construção de indicadores de avalição do Programa de Coleta Seletiva e, em Cajamar, após aprrovação do Plano Municipal de Educação, ocorrida em novembro deste ano, devemos discutir a construção de indicadores de avaliação da educação municipal.

4- As reclamações da ouvidoria na américa latina, que o relatório afirma que são oriundas de questões comportamentais ligadas a gestão de pessoas. Eu não entendi muito bem esta parte, vocês poderiam explicitar melhor ? Estas reclamações são oriundas de um choque cultural ?
Tratam-se de questões comportamentais referentes ao processo de gestão de pessoas, como por exemplo, crítica de colaborador à gestão de pessoas realizada por um determinado gestor ou crítica ao comportamento de colaborador da área de Recursos Humanos. Não estão relacionadas necessariamente ao choque cultural mencionado.


5- Sobre os fornecedores, as 19 manifestações na ouvidoria sobre processos de concorrência, gestão de contrato, negociação e pagamento foram consideradas procedentes pela empresa?
Esclarecemos que, no total, a Ouvidoria Fornecedores recebeu 19 manifestações em 2008, das quais 70% eram relativas a questões de pagamentos e 30% a critérios de seleção de fornecedores.
Das 19 manifestações recebidas em 2008 12 foram consideradas procedentes e estabelecidos planos de ação, bem como a tomada de medidas necessárias.


6- Sobre o clima de ambiente de trabalho, vocês poderiam explicar melhor a frase contido no relatório na pag 23 que diz: "Acreditamos que não se trata de evoluir alguns pontos percentuais, mas mudar de patamar na percepção de nossos colaboradores".
Não entendi muito bem o teor desta frase.


Queremos dizer que, para a Natura, a melhoria no clima não será medida apenas pela evolução/ crescimento em alguns pontos percentuais em uma pesquisa. Queremos que haja uma mudança significativa na percepção dos colaboradores em relação à qualidade no ambiente de trabalho.

7- Conforme informa o relatório de 2008, houve um aumento nos acidentes, ainda não temos o relatório de 2009 na rede, mas já foi sanado este problema ?   Em 2009, mesmo com a ampliação do quadro de colaboradores, reduzimos em 20% o número de acidentes na Operação Brasil, com expressiva queda no índice de gravidade e nenhum registro de fatalidades relacionadas ao trabalho. No período, ampliamos os investimentos na prevenção de acidentes em 17,8%, na comparação com 2008. A informações estão disponíveis em www.natura.net/relatorio.
 




5 comentários:

  1. Robeto, por conta da sua entrevista no Blog do Planeta descobri seu blog. Fantástico! O seu blog é um serviço à sociedade! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. O q eles tem a dizer sobre isso? http://www.consciencia.net/agencia/natura-demite-funcionarios-lesionados/

    Parabéns pela iniciativa!!!!

    ResponderExcluir
  3. Odainai,

    Obrigado pelos seus comentários, visto que a proposta deste Blog é criar uma rede de pessoas que busquem as respostas das empresas. Solicito que você faça este importante questionamento a empresa e encaminhe a resposta para nós que publicaremos com o maior prazer.

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    eu participei de uma concorrência para ser fornecedor da Natura, e nenhuma dessas políticas de sustentabilidade são mantidas. Dizem q essa é uma "fama" bem negativa da empresa.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Pelo BLOG, bacana mesmo , um serviço para toda sociedade interessada.

    ResponderExcluir