segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Relatório da GM - Muito, mas muito fraco. Se não tem nada para falar, não fale.


Olá Amigos,

Neste final de semana li o balanço social da General Motors.


Sei que esta empresa passa por uma crise mundial, mas se está em crise, não precisa meter banca e se dizer socialmente responsável.


Lembro que legalmente nenhuma empresa tem que ser sustentável, isto é um plus, um diferencial competitivo e as empresas enxergam isto como uma regra e apresentam resultados em relatórios, que na opinião da nossa equipe, não deveria ser publicado.


Este relatório da GM é somente um "Folderzão", mais um monte de frases vazias que algo que efetivamente devemos respeitar, mas visto que o objetivo deste blog é testar os limites, escrevi para o Gerente de Comunicação da GM, senhor Pedro Luiz Dias, e fiz os seguintes questionamentos:




Pedro Luiz Dias

Prezado Sr Pedro Dias,
Diretor de comunicação da GM

Acabo de ler o balanço social da GM, no entanto, o referido documento me levou a um reflexão e uma série de dúvidas, gostaria de saber se o Sr e sua equipe poderiam sana-las.

Atenciosamente,

Roberto Leite.


1- O que a GM investiu desde 2000 no projeto formação por competência foi do caixa da empresa ou foi por incentivo fiscal ? Não ficou claro no relatório.

2- Quanto foi investido em 2009 na fábrica de cabide ? Vocês tem algum retorno se os jovens que passaram pelo programa se tornaram empreendedores e quem sabe fornecedores da GM ? Pelo tempo de projeto seria possível já medir um retorno social da iniciativa.

3- No projeto de informática educacional, quanto foi investido e qual o valor por aluno atendido ?

4- O programa jovem cidadão não é uma obrigação legal ? O que isto tem de investimento social ? Isto não 

5- Quantas sopas/dia são oferecidas no programa sopa solidária ? O que mais é feito por parte da GM para essas instituições além de reaproveitar os alimentos ?

6- Parabéns pela ideia do programa PROGRAMA 10 CONTRA O DESPERDÍCIO, no entando existe algum programa que vá além da filantropia e assistencialismo por parte da GM com essas entidades beneficiadas ?

7- Por que o custo por aluno de um programa de formação de 20 custureiras é de R$ 9000,00 ? Não é um valor muito alto para o que se propõe ?

8- Quanto a GM investe ano na creche de Gravataí ?

9- Muito interessante a parceria com a FUNDAÇÃO THIAGO DEMORAES GONZAGA, no entanto, não ficou claro qual a real participação da GM neste processo? QUanto é investido por ano ? Ressalto que na minha opinião este é o principal projeto pois ataca diretamente os possíveis impactos da indústria automolística.

10- De quanto é a ajuda financeira da GM no projeto FUNDAÇÃO GAÚCHA DOS BANCOS SOCIAIS, pois o que foi afirmado no relatório, o "o maior projeto regional da
história da GMB" foi basicamente ceder postos de arrecadação ? Somente isto ? Estou certo nesta análise ? 

11- No projeto ÁRVORE DA SOLIDARIEDADE os recursos são dos empregados ou a empresa complementa com alguma parte ? Se sim, de quanto ?

12- Vocês não acreditam que trabalham com um conceito errado de sustentabilidade ao afirmarem no relatório: "Não faz muito tempo, a questão ambiental era tratada como uma idéia rudimentar, quase abstrata. Hoje, o conceito de sustentabilidade é um imperativo a qualquer processo de produção ou  intervenção humana." Vocês não estão confundindo gestão ambiental com um conceito mais amplo de sustentabilidade ?

13- Se a "GM do Brasil faz da sustentabilidade a sua palavra de ordem" como é afirmado no relatório, por que não existe dentro do processo de gestão da empresa programas para uso racional do carro, programas de consumo consciente do automóvel, programa para economia de combustível, programa para qualificação de pessoas carentes para o mercado automobilístico, programa de educação no trânsito nas escolas onde a GM possui fábrica e outras ações ligadas entre a relação da empresa com a sociedade para ai sim ter um negócio sustentável ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário