segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Unilever - Uma empresa vazia no âmbito da sustentabilidade.



Olá Amigos,


Atendendo ao pedido do nosso leitor Mendes, acabamos de ler o relatório da Unilver.


Confesso que ao abrir o material eu fiquei espantado.... Que relatório bem feito, diagramação fantástica, fácil leitura e bem didático na apresentação dos resultados, mas o conteúdo....


Acho que a boa diagramação e texto facilitou a análise e fez com que a gente encontrasse uma série de lacunas.


De um modo geral resumimos a Unilever como uma empresa Legalista, ou seja, cumpre a lei e nada mais. Se pensarmos em termo de Brasil isto já é uma grande coisa, mas já que a empresa que estamos tratando é a GRANDE Unilever, isto é pouco.


Confesso que fiquei decepcionado com o que a empresa faz pela sociedade e meio ambiente se comparado com a qualidade das propagandas com as lindas crianças do OMO.




A Unilever é uma empresa ,na âmbito da sustentabilidade, vazia. Não vi nada conclusivo e impressionante no âmbito ambiental ou social. Pouco foi falado sobre suas embalagens e da situação dos agricultores que fornecem produtos para a empresa e nada foi falado sobre os impactos ambientais dos seus produtos de limpeza por exemplo.


Encaminhei as perguntas para responsabilidade.social@unilever.com e esperamos obter uma resposta aos seguintes questionamentos revelados em cópia no e-mail abaixo.


Prezados profissionais da Unilever,

Acabo de ler acessar e ler o relatório de Sustentabilidade de vocês (ano 2009). 

Reforço que adorei a diagramação e a forma de leitura do material. Nota 10.

Mesmo apesar do material ser de fácil leitura, o conteúdo ainda apresentou dúvidas, assim, segue abaixo algumas perguntas que gostaria de obter resposta.

Desde já agradeço pela atenção.


Meio Ambiente
1- Existe algum projeto para que a Univeler influencia na  diminuição dos gases de efeito estufa das suas fontes indiretas ? (Escopo 3 - pag 19)
2- Na questão da Água, as obras de ampliação não estavam previstas para o ano de 2009 ? Por que esta justificativa foi um dos itens utilizados para o não comprimento da meta do consumo de água ? (pag 20)
3- Existe algum trabalho para a empresa auxiliar a prevenir a barragem de Ipojuca que vocês afirmam que está sendo considerada sob risco ? (pag 21)
4- Devido ao aumento de 9,2% na geração de resíduo entre 2008 e 2009, qual foi a meta proposta de redução para 2010 e a mesma foi atingida ? (pag 24)
5- Vocês falaram em embalagem secundária na pag 28 do relatório, mas existe algum projeto mais amplo para a empresa recolher e reciclar as embalagens utilizadas pelos consumidores de modo a dar um incentivo a reciclagem como vocês já desenvolvem no Pão de Açúcar ? (Percentual de embalagens recuperadas - Item EN 27 - GRI)
6- Por que as metas ambientais (en 17, 19 e 20) do GRI não foram atingidas ? As explicações do relatório não foram tão elucidativas para explicar todos esses itens, vocês podem ser mais claros ?
Finanças
7- Por que uma empresa do porte da Unilever tem como seu menor salário entre os empregados somente um pouco mais que um salário Mínimo. Não é um salário muito pequeno ? Que tipo de profissional da empresa recebe este salário ?

Social
8- Vocês afirmam na página 36 que "Nossos colaboradores são o elemento central de nosso desempenho, por isso questões ligadas a sua realização profissional, ao equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal e a sua capacidade de contribuir em condições iguais de trabalho são prioritárias para nós." Vocês, mesmo assim, atestam como itens Pouco ou Não relevantes na matriz de materabilidade os seguintes itens:
- Trabalhar uma comunicação interna eficiente com os empregados (não relevantes)
- Facilitar a liberdade sindical (não relevantes)
- Oferecer treinamentos (não relevantes)
- Combater a utilização de mão de obra infantil na empresa e parceiros (pouco relevante)
- Investir em benefícios para funcionários. (pouco relevante)
- Oferecer treinamento para os funcionários sobre direitos Humanos (pouco relevante) visto que vocês estão desenvolvendo projetos com a ONU.
Como esta posição da empresa (frase acima citada) e a não importância desses aspectos evidenciados na matriz de materiabilidade se encaixam ?

9- Na Página 36 vocês afirmam que "Nossa missão de levar vitalidade não seria  possível sem o trabalho que realizamos junto à comunidade. Privilegiamos projetos capazes de gerar transformação na sociedade, integrando trabalho social à estratégia corporativa da empresa, por meio de ações sólidas e efetivas que implicam diversos stakeholders."
Mesmo assim, na matéria de materabilidade vocês consideram como nada ou pouco relevantes:
- Oferecer produtos de qualidade a todos os consumidores
- Investir em projetos sociais de interesse público
- Oferecer um canal eficiente de acesso ao público
- Garantir o sigilo das informações dos clientes.
Isto não contradiz o discurso como ocorre na questão 8 ?

10 - O projeto Rural Responsável (pag 46)  atinge quantos % dos fornecedores de tomate da Unilever ? Existe previsão de aumentar o projeto para outros tipos de produtos agrícolas ? (S01 - GRI)

11- Quantas crianças são atingidas no projeto Infância Protegida (pag 46)  ? Como o projeto rural responsável, isto irá se estender além de Goiás ? (S01 - GRI)

12- Vocês não acham que estes projetos apresentados são muito pouco em ações sociais de impacto direto no negócio visto o porte da Unilver e a quantidade de produtos que produzem para ficar restrito ao tomate ?

13 - Qual a composição dos grupos de governança corporativa e informações relativas sobre discriminação de empregados não ficaram claras no relatório (Item LA13 - GRI). Vocês poderiam ser mais claros nas informações relativas a essas questões ?

14 - Vocês podem apresentar alguma evidencia do treinamento de recursos humanos dos seguranças das empresa ? (item HR8)

15- Vocês poderiam explicar como as atividades da página 44 podem ser consideradas atividades condizentes com o item"Posições quanto a políticas públicas e participação na elaboração de políticas públicas e lobbie " (S05 - GRI) e "Valor total de contribuições financeiras e em espécie para partidos políticos, políticos ou instituições relacionadas, discriminadas por país" (S06 - GRI) ?

16 - O Item "Fases do ciclo de vida de produtos e serviços em que os impactos na saúde e segurança são avaliados visando melhoria, e o percentual de produtos e serviços sujeitos a esses procedimentos." do GRI (PR1) não ficou claro. Vocês poderiam explicar melhor essas ações ?

17 - Vocês acreditam que aquela pesquisinha apresentada na Página 45 atende ao item "Práticas relacionadas à satisfação do cliente, incluindo resultados de pesquisas que medem essa satisfação." (PR5 - GRI) ? Uma empresa do porte da Unilever não tem dados mais significativos para disponibilizar sobre esta questão ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário