terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Banco do Brasil - Relatório bom, mas ainda faltam dados e os executivos entram em contradição.



Olá Amigos !!


Acabo de ler o relatório de sustentabilidade do Banco do Brasil (relatório)


Chique o negócio viu. O material é muito bom em termos de informação e visual.
Apesar de ser um bom relatório, ainda carece de dados quantitativos, principalmente nas questões socias e ambientais.


O sistema do relatório é tão bom que é possível você selecionar seu próprio relatório e avaliar cruzamento de dados e indicadores (mas este somente para dados financeiros).


Achei o material bom, mas revela algumas incongruências como o fato da missão prever qualidade no serviço e nos valores reforçar a importância dos funcionários, no entanto, esses dois itens são os piores avaliados entre os executivos da empresa na matriz de materabilidade. Ai o discurso e a prática não bate.


Em virtude de problemas técnicos, meu computador apagou o texto encaminhado para o banco com as perguntas, consegui salvar somente a partir da sétima questão.


Para não gerar conflito sobre o que foi efetivamente enviado a empresa e o que é publicado aqui, segue abaixo somente o que consegui salvar, bem como o registro feito no banco.


Quando tiver todas as perguntas respondidas (espero que tenha logo) deixo registrado aqui para vocês.


Segue abaixo as perguntas salvas e o registro no site do banco.


7- Por que os recursos em treinamento e horas de treinamento cairam tanto entre os funcionários em 2009 ?

8- Vocês poderiam detalhar quantos empregados fizeram o curso RSA e
Sustentabilidade de Negócios, crédito e risco Socioambiental e Segurança de pessoas em ambientes ?

9- Quantas pessoas do público externo foram treinadas sobre educação financeira ?

10 - Porque aumentou mais de 1% as doenças ocupacionais de 2007 para 2009 ?

11 - Por que o programa aprendiz está entre os benefícios sociais do banco ? Isto não é lei ? Não é a mesma coisa que dizer que vocês são corretos por pagarem impostos ? Isto não é uma obrigação ?

12 - Qual o quantitativo de reclamações dos clientes entre 2007 e 2009 ? Vocês poderiam disponibilizar a quantidade de reclamações feitas ao Bancen e quantas foram improcedentes ?

13 - Por que vocês não consideram o consumo de água das agências e só dos prédios administrativos ?

14 - Muito boa a implementação de desenvolvimento regional de vocês

15- Não ficou o quanto no total a fundação BB investiu na comunidade

16 - Vocês poderiam ser mais específicos nos projetos de voluntariado ? Quais foram as 28 ações sustentáveis financiadas, local e como são desenvolvidas as atividades ?

17 - Por que de acordo com o relatório IBASE vocês investem zero em educação e cultura com seus empregados ?

18 - Por que os gráficos e indicadores não são também para a área social e ambiental ?




Nenhum comentário:

Postar um comentário