segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Corinthias responde - Um discurso que não se sustenta.


Olá Amigos !

Acabei de receber a resposta sobre o relatório de sustentabilidade do Corinthians..... Bem.....
Pensei que já tinha ouvido de tudo sobre sustentabilidade por parte das organizações, mas o Corinthians superou tudo que havia de mais sensato neste e-mail.

A resposta recebida do Sr Raul Corrêa da Silva é de uma prepotencia absurda somada a um total desconhecimento do que é sustentabilidade.

De início pensei em replicar os argumentos apresentados pelo clube, mas pensando bem decidi deixar quieto. O objetivo deste blog não é entrar em discussões vazias, mas testar os limites e noto que o limite do Corinthians é bem raso na questão da sustentabilidade.

Segue abaixo a reposta encaminhada pelo Timão.


Muito obrigado pelo seu email. Espero que tenha lido também o de 2008.

Acompanhe a dinâmica e o fato do de 2009 haver sido auditado pela PWC. É a evolução natural do novo, dentro do pioneirismo do Corinthians.

Segue abaixo nossas ponderações:

1-     Visto que o relatório é de sustentabilidade e com base neste conceito sabemos que a apresentação dos dados de gestão deverão estar integradas ações de impacto econômico, social e ambiental, pergunto: O que este relatório tem de efetivamente sustentável ? 

Em termos técnicos, relatórios que se baseiam nas diretrizes propostas pela global reporting initiative (GRI), como é o caso do relatório do Corinthians, são relatórios de sustentabilidade. No entendimento mais amplo, sustentabilidade tem a ver com a perpetuação de uma organização. O relatório do Corinthians apresenta um painel da organização, nossas atividades, nossa governança, nossos impactos. Não temos a pretensão de esgotar todas as dimensões e possibilidades que o termo sustentabilidade oferece. Aliás, como a maior parte das organizações, estamos num caminho de aprendizado. Vale destacar que o corinthians é o pioneiro no mundo do futebol a publicar um relatório GRI.


2-      Vocês afirmam que “Em 2009, com o intuito de estimular a cultura e divulgar o respeito à história corinthiana, o clube promoveu diversas ações para sócios e não sócios. Shows e peças de teatro, campanhas de promoção de saúde e debates sobre a história do Corinthians, além de uma série de eventos sociais vinculados ao calendário de festas tradicional abriram as portas do clube para milhares de pessoas ao longo do ano.” Pergunto: Vocês poderiam deixar mais claro como tudo isto pode efetivamente contribuir para a cultura do país e não ser efetivamente uma simples ação social de um clube esportivo. Vocês realçaram a palavra diversas. Vocês poderiam apresentar dados quantitativos das ações, número de pessoas atingidas e o que efetivamente foi cultural nessas ações ?

Entendemos que cultura tem um sentido mais amplo, um sentido que ultrapassa as salas de concerto e as portas dos museus. Negar a importância do futebol na sociedade brasileira é um erro. Futebol também é cultura. Quanto aos números, são reportados dentro do que julgamos adequado.

3-     Vocês citaram o Natal Solidário e campanhas de doação de medula óssea. Vocês não acreditam que para um clube da dimensão que se diz no relatório e com a massa de torcedores simpatizantes, essas ações não são muito poucas e nada sustentáveis visto que são apenas ações filantrópicas e nada estruturantes ? 

As ações pontuais, filantrópicas ou não, fazem parte das atividades quotidianas de qualquer organização, seja um clube, uma empresa ou um governo. Decidimos reportá-las pois elas fazem sentido para um grupo importante de stakeholders.


4-     O que a promoção de um cruzeiro marítimo tem de ação social sustentável ? Não é apenas a venda de um produto ? 

O cruzeiro foi um evento importante e por isso mereceu ser reportado. Venda de produtos têm impacto econômico e, como o senhor sabe, o econômico é uma dimensão importante para a sustentabilidade de qualquer organização.

5-     Quais são as “diversas ações do clube” para combater o aquecimento global ? Vi que tudo o que foi apresentado está conjugado no verbo futuro. O que efetivamente foi feito no ano de 2009 ? visto que o relatório deve reportar as ações deste referido ano.

Engana-se redondamente quem pensa que um relatório de sustentabilidade deva olhar apenas para o passado. Embora o desempenho seja um ponto fundamental para medir a governança e a gestão de uma organização, também é muito importante que a organização olhe para o futuro. Esse é o caso do Corinthians na abordagem da questão do aquecimento global.

Agradecemos o seu questionamento. A gestão Andres Sanchez acredita que só a participação ativa dos stakeholders poderá impulsionar a sociedade rumo a um modelo mais justo e sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário