quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Vale. Um relatório bom, mas um tanto quanto complicado de ler.



Olá Amigos,


A repercussão da matéria do Blog na Época rendeu muitas visitas aqui. Em um dia tivemos o volume de visitas do mês de dezembro inteiro.


Visto que as pessoas estão muito interessadas em nosso trabalho, nossa equipe fez uma força tarefa na última noite para ler mais um relatório, encaminhar as perguntas e apresentar as nossas dúvidas para vocês.


A nova campanha da Vale nos inspirou.




Visto que a empresa busca mostrar suas realizações, resolvemos ler o seu relatório.


Bem ... Confesso que o relatório é bom, não chega a ser BOM, mas é bom.


Falo isto pois achei o relatório um tanto quando difícil na leitura, confuso e principalmente com poucos dados quantitativos, muito blá, mas pouco resultado concreto, principalmente nas questões sociais e de engajamento com dos Stakeholders, parece que o texto todo passou pela área do jurídico, pois se fala, fala e fala, mas não diz nada. É a habilidade da retórica chegando aos balanços de sustentabilidade.
Já nos dados ambientais e na explicação dos dados quantitativos (poucos) apresentados o relatório está bem interessante.


Segue abaixo as nossas dúvidas encaminhadas a Vale (em cinco partes no site, pois o sistema aceita somente até 1000 caracteres). Aguardamos resposta.



Prezados,
Acabo de ler o balanço de sustentabilidade de vocês (ano 2009) e confesso que gostei de uma maneira geral do que foi apresentado, no entanto, achei o mesmo um tanto quanto confuso na leitura e sobre alguns temas achei que faltou alguns dados para complementar a análise, principalmente quando tratamos das ações de cunho social, relacionamento comunitário e engajamento com Stakeholders.
Achei o relatório bom, mas ainda tenho algumas dúvidas que gostaria que fossem sanadas. Para facilitar as respostas, fiz os questionamentos tendo como base o GRI.
Segue abaixo as perguntas:
HR1. Percentual e número total de contratos de investimentos significativos que incluam cláusulas referentes a direitos humanos ou que foram submetidos a avaliações referentes a direitos humanos.
Noto que a maioria das ações estão no futuro e não no presente, gostaria de uma posição mais clara sobre o que está realmente sendo feito hoje nas comunidades impactadas pelas atividades da Vale. A pergunta HR1 pede dados numéricos, informação que não encontrei na referida página 115.
Quando ficará pronto o Guia de Direitos Humanos da empresa ?

HR8. Treinamento da segurança em direitos humanos.
Muito interessante o modelo de treinamento de direitos humanos de vocês. A empresa espera concluir todas as suas unidades em 2010 ?
SO1. Gestão de impactos das operações nas comunidades.
Noto que vocês realmente fazem um ótimo estudo sobre os impactos que a atividade de mineração acarreta, no entanto, senti falta no relatório de dados sobre o que está efetivamente sendo realizado para minimizar esses impactos, a apresentação ficou somente num texto explicando superficialmente. Vocês podem apresentar dados quantitativos dos programas realizados, quanto foi investido por região ou por diretoria?
Vocês podem explicar melhor como as comunidades são informadas sobre o fechamento de minas e como ficam as cidades e as pessoas depois da saída da empresa ? 
SO5. Participação na elaboração de políticas públicas.
Li a página 24 inteira e não entendi realmente como vocês participam da elaboração de políticas públicas. Vocês poderiam ser mais claros ?

LA12. Análise de desempenho e desenvolvimento de carreira.
Por que na Albras e na Alunorte a análise do desempenho da carreira é feito somente na área gerencial ?
Qual limitação de sistema ocorreu na Vale Australiana para somente 26% dos empregados serem avaliados ?
Por que profissionais filiados em sindicatos no Canadá não recebem avaliação de desempenho? Foi alguma punição as pessoas sindicalizadas?
LA3. Benefícios a empregados.
Existe algum estudo que comprova a aprovação dos empregados frente aos benefícios oferecidos pela empresa ? A pesquisa de clima citada no relatório apresenta algum resultado sobre isto ?

EN16. Emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa.
O que a Vale faz para influenciar no controle dos Gases de efeito estufa das empresas onde ela detém participação, mas não o controle operacional ? Como a empresa lida com este impacto, visto que a organização também lucra com essas empresas ?

Engajamento dos stakeholders.
Não ficou claro nas páginas 24 e 25 as formas de trabalho e engajamento com os stakeholders, ao não ser uma simples tabela com as ferramentas de comunicação utilizadas. Vocês poderiam ser mais claros e citar de maneira breve o que é feito com cada grupo de stakeholders para engajá-los e em que ?



2 comentários:

  1. Ótimo blog, realmente muito importante e sério.
    Sou editor do Atitude Eco (www.atitudeco.wordpress.com) e fiz questão de fazer uma postagem sobre o seu trabalho: http://bit.ly/ftHLrf

    Continue o trabalho sério e ético, estou lendo, assinando e divulgando.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Tulio.

    Fico feliz por você ter gostado e divulgado o trabalho. Postei seu link no meu twitter @perolasdoleite.

    Valeu

    ResponderExcluir