domingo, 9 de janeiro de 2011

Suzano - Que papelão !!!!



Olá Amigos,

No último domingo eu me senti como um idiota.


No ano passado a nossa equipe escreveu para a Suzano - Papel e Celulose para sanar algumas dúvidas relativas ao trabalho daquela empresa. Confesso que gostei das respostas apresentadas, ao ponto de chamar a empresa de séria, mas neste final de semana eu tive uma decepção.

Estava assistindo o Globo Rural (viu como acordo cedo no domingo ?) e me deparei com a reportagem abaixo.

 

Fiquei muito chateado com a empresa, pois um dos questionamentos feito pelo nosso blog foi:
7- Como é feito de maneira efetiva o relacionamento com as comunidade do entorno? Como se operacionaliza as agendas de diálogo permanente? (resposta da empresa no post anterior)

O que foi apresentado na reportagem contradiz tudo o que eles informaram na resposta. Que coisa feia. Mas como o objetivo do blog é testar os limites, mandamos o seguinte questionamento ao site da empresa:

Prezados,

No mês de novembro de 2010 eu fiz uma série de questionamentos a vocês relativos ao balanço social da empresa, confesso que fiquei muito satisfeito com as respostas, no entanto, neste domigo me deparei com uma reportagem do Globo Rural que me deixou muito chateado frente a atitude da empresa no Maranhão.

Pergunto. O que de fato aconteceu ? A resposta da empresa para a reportagem não foi clara, mas evasiva. Vocês poderiam ser mais claros no que realmente está acontecendo ?  

 

3 comentários:

  1. Olá!
    Conheci o blog na semana passada e gostei muito do conteúdo questionador e crítico. Tão em falta em tempos de greenwashing...

    Gostaria de sugerir um questionamento à Bayer sobre a venda no Brasil de agrotóxicos proibido há 20 anos na Europa e EUA. O produto contaminou lavouras orgânicas no Paraná: http://www.chega.org/pt/chega/os-agricultores-tomam-iniciativa/Historia/

    A lei está a favor da empresa. Mas sustentabilidade não é mais do que isso?

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Helena,

    Agradeço por vocês seguir nosso Blog.

    A proposta deste canal é discutir a questão da sustentabilidade. Você pode participar também.

    Caso você questione e queira mandar as respostas pra gente, sua participação seria muito interessante !

    Conto com o seu apoio para crescer este blog.

    Obrigado novamente pelo apoio.

    ResponderExcluir
  3. Oi Leite,

    Achei magnífico o trabalho por você prestado. Parabéns pela sensibilidade em detectar e divulgar denúncias de empresas que pisaram na bola. Minha opinião é que você não vai ficar sozinho nessa. Vou fazer uma matéria sobre seu blogue no Zona de Equilíbrio. E divulgar a idéia do seu blogue, espero que você me ajude na construção dessa matéria.

    Gostaria de um banner do seu blogue para adicioná-lo nos blogues parceiros e também uma logo para colocar na matéria para adicioná-lo no Portal de Ajuda do Zona de Equilíbrio.

    Sinceramente acho que conscientizando as pessoas e levando informações úteis nas tomadas de decisões sobre o uso de produtos e marcas e seus impactos ambientais e sociais estaremos construindo um mundo mais justo.

    Nesse caso não acho justo tirar água de seres humanos com o fim de plantar eucaliptos para gerar mais papel e finalmente aumentar o lucro de empresas que alimentam investidores.

    E esses mesmos investidores que são pessoas como nós, vão pensar duas vezes antes de investirem em empresas que infelizmente atropelaram a subsistência de seres humanos humildes e com pegada ecológica baixa no interior do cerrado.

    Entre em contato com o Z.E. pelo email: zonadeequilibrio@gmail.com para fecharmos essa parceria.

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir