terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ecovias ..... Me engana que eu gosto.


 Olá Amigos,

Sabe a coisa que eu mais gosto quando faço essas pesquisas sobre sustentabilidade ? É achar as empresas que pregam frases vazias em seus sites como se fossem exemplos de modelo de gestão !

A empresa que encontrei esta semana foi a Ecovias. 
Que linda a empresa, a logo é verdinha, lembra ecologia e sua responsabilidade pela gestão sustentável é evidente na seguinte frase:

"O prefixo "eco" no nome da empresa não é mera formalidade. Trata-se de um compromisso assumido desde a criação na busca constante pelo equilíbrio entre saúde financeira, responsabilidade social, promoção da cultura e respeito ao meio ambiente."

Lindo.... Não é mesmo ? (veja aqui o site)

Só que a empresa em nenhum momento em seu site prova categoricamente esta afirmação. É uma frase vazia, feita por um redator publicitário irresponsável, pois além de citar pequenos projetos sem dados concretos de sucesso o site não apresenta mais nada.
Tentei entrar em contato pelo SAC, mas o formulário do site não estava funcionando, então mandei o e-mail abaixo para  a equipe de assessoria de imprensa e aguardaremos o retorno.

Prezadas,  
Bianca Neves
Karina Betencourt
Nathalia Matos
Samara Carvalho
Uso este canal, pois o sistema de SAC no site não está funcionando.
Acabo de acessar a página de vocês na questão de sustentabilidade e vocês afirmam literalmente que:
"O prefixo "eco" no nome da empresa não é mera formalidade. Trata-se de um compromisso assumido desde a criação na busca constante pelo equilíbrio entre saúde financeira, responsabilidade social, promoção da cultura e respeito ao meio ambiente."

No entanto, procurei em todo site e não encontrei evidências concretas desta afirmação e nenhum documento que comprove que as atividades de sustentabilidade estão integradas ao modelo de gestão da empresa.

Vocês teriam um relatório de sustentabilidade que comprovasse tecnicamente esta afirmação e não só citações desconexas de projetos sem resultados claros ?

Como cidadão e usuário, aguardo atentamente as respostas.

3 comentários:

  1. Descobri seu blog há pouco tempo, mas achei a proposta fantástica e extremamente útil. Entretanto, hoje fiquei pensando que seria interessante se houvesse uma página, ou um link na coluna da direita, onde pudéssemos ver os marcadores com os nomes das empresas cuja análise já foi feita ou que foram contactadas pelo blog. Assim qualquer um poderia achar facilmente informações sobre cada empresa que já foi analisada pelo Testando...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog Sr. Roberto Leite, realmente não podemos crer em tudo o que falam!


    Fernando
    Químico Ambiental

    ResponderExcluir
  3. Boa Sugestão Silvia.
    Vou ver tecnicamente como posso fazer isto.
    Aproveito para pedir a todos que gostaram do blog que divulguem na sua rede de contatos, pois a sociedade precisa conhecer o verdadeiro posicionamento das empresas.

    ResponderExcluir