segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Unilever - Uma empresa com boas inciativas, mas decoladas do processo de gestão.



Olá Amigos,
Esta semana foi muito produtiva, recebemos as respostas de algumas empresas, entre elas está a Unilever.

Como disse no post anterior sobre esta empresa, vemos que a Unilever é uma empresa legalista, ou seja, faz tudo certinho no âmbito da lei, mas falta muito para atingir de maneira eficiente os processos de gestão da sustentabilidade.

Claro que uma empresa deste porte possui um desafio proporcional ao seu tamanho.
Os impactos nos fornecedores e nas atitudes dos consumidores são enormes mas o processo de gestão deve ser comprometido com as ações de sustentabilidade.

Notamos que a empresa em alguns casos para se adequar aos processos ao inves de buscar uma meta ousada resolve retirar a meta... Simples ...

Isto da uma impressão de que .... Se não existe mais, não é mais problema (pergunta quatro).

Fica evidente que a empresa apresenta boas propostas, mas nada ainda concreto e eficiente para resolver os problemas. Não existem indicadores e resultados que comprovem a eficiência da ideia. Somente boas intenções descoladas da gestão da empresa.

Sobre o salário a resposta não foi respondida. Em nenhum momento duvidamos da legalidade das relações trabalhistas, mas sim, do valor do salário pago que é muito baixo pelo porte da empresa.
Tanto na questão oito como nove, também não afirmamos que não que empresa não de valor os itens avaliados pela matriz, mas que a prioridade é muito baixa devido a importância que eles afirmam que esses itens possuem na gestão da empresa.

Notamos que a empresa está empenhada nas questões de sustentabilidade, mas os processos de gestão devem estar mais integrados a qualidade de vida dos empregados, consumidores e o meio ambiente.

Para uma empresa global a empresa deve melhorar muito, mas pelo menos vemos uma uniciativa.

Segue abaixo as respostas da empresa.


1-Existe algum projeto para que a Unilever influencie na  diminuição dos gases de efeito estufa das suas fontes indiretas ? (Escopo 3 - pag 19)

Sim. A Unilever desenvolve diversas ações para a redução das emissões de gases de efeito estufa. São ações que envolvem toda a cadeia, passando por fornecedores até chegar ao pós-consumo. Veja abaixo alguns exemplos dessas ações:
FORNECEDORES
Foi desenvolvido junto ao fornecedor de freezer de sorvete um modelo cujo gás refrigerante é um hidrocarboneto (HC), substituindo o HFC. Desta forma, elimina-se o impacto à camada de ozônio e reduz-se consideravelmente a emissão responsável pelo efeito estufa.
DISTRIBUIÇÃO
Implementamos várias alterações de malhas logísticas - como aumento da utilização de linhas férreas e cabotagem -  além dos projetos de otimização de pedidos junto a clientes, garantindo a máxima utilização dos espaços vazios nas carretas. 
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
As inovações de produtos como os amaciantes Comfort Concentrado e Comfort Concentrado Tanquinho, do detergente em pó Omo Multiação Tanquinho, e dos desodorantes Rexona, Dove e Axe por exemplo,  são iniciativas que otimizaram o transporte, aumentando o numero de unidades transportadas por viagem.

2- Na questão da Água, as obras de ampliação não estavam previstas para o ano de 2009? Por que esta justificativa foi um dos itens utilizados para o não comprimento da meta do consumo de água ? (pag 20)

Por uma falha no nosso procedimento interno de definição de metas, o consumo de água por pessoas envolvidas diretamente nas obras de ampliação não foi considerado.

3- Existe algum trabalho para a empresa auxiliar a prevenir a barragem de Ipojuca que vocês afirmam que está sendo considerada sob risco ? (pag 21)

Mantemos contato permanente com as autoridades locais responsáveis e no momento estes corpos d´agua não são considerados sob risco.

4- Devido ao aumento de 9,2% na geração de resíduo entre 2008 e 2009, qual foi a meta proposta de redução para 2010 e a mesma foi atingida ? (pag 24)

Para o ano de 2010, decidimos não estabelecer meta de redução para a geração de resíduos sólidos nos processos de manufatura. Para o processo de não manufatura, as metas estabelecidas foram:
1 - residuo total (Kg/ton produto comercializado) – 3,7
2 - % de residuos reciclados – 35

5- Vocês falaram em embalagem secundária na pag 28 do relatório, mas existe algum projeto mais amplo para a empresa recolher e reciclar as embalagens utilizadas pelos consumidores de modo a dar um incentivo a reciclagem como vocês já desenvolvem no Pão de Açúcar ? (Percentual de embalagens recuperadas - Item EN 27 - GRI)

Em julho de 2010 inovamos mais uma vez nosso projeto em parceria com a rede de supermercados Pão de Açúcar – “Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever”, implementando em escala piloto a coleta e reciclagem das embalagens de desodorantes em aerosol.
Além das “Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever”, apoiamos os programas desenvolvidos em parceira com Associações das Indústrias dos setores de higiene pessoal e limpeza, como o “Movimento Limpeza Consciente”, em parceria com a ABIPLA (Associação Brasileira das Industrias de Produtos de Limpeza e Afins), e “Dê Mãos para o Futuro”, em parceria com a ABIHPEC (Associação Brasileira das Industrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e também com a ABIPLA. Esses projetos têm como objetivo promover a coleta seletiva e ampliar a organização social dos catadores nos municípios envolvidos, compartilhando a responsabilidade.
Somos sócio-fundadores do CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), criado em 1992, que promove o conceito de Gerenciamento Integrado do Residuo Sólido Municipal, a reciclagem pós-consumo e também difunde a educação ambiental com foco na teoria dos 3 R´s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

6- Por que as metas ambientais (en 17, 19 e 20) do GRI não foram atingidas? As explicações do relatório não foram tão elucidativas para explicar todos esses itens, vocês podem ser mais claros?

Estes indicadores foram considerados parcialmente respondidos, segundo os critérios de GRI – Global Report Initiative - já que alguns processos são monitorados internamente e não reportados externamente. Por isso a informação ilustrativa na pagina 50 de “parcialmente respondido”.
Em relação às metas, para esses 3 indicadores, definimos meta somente para a emissão de Oxido de Enxofre SOx (0,030 Kg/ton), superada com o resultado real de 2009 (0,026 Kg/ton). Em 2009,decidimos não estabelecer metas para a emissão de gases de efeito estufa e de gases destruidores da camada de ozônio.
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7- Por que uma empresa do porte da Unilever tem como seu menor salário entre os empregados somente um pouco mais que um salário Mínimo. Não é um salário muito pequeno? Que tipo de profissional da empresa recebe este salário?

A Unilever segue as práticas do mercado e a remuneração encontra-se nos parâmetros legais de cargos e salários. Importante salientar que a companhia oferece ainda um amplo pacote de benefícios, como assistência médica, assistência odontológica, convênios etc.


8- Vocês afirmam na página 36 que "Nossos colaboradores são o elemento central de nosso desempenho, por isso questões ligadas a sua realização profissional, ao equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal e a sua capacidade de contribuir em condições iguais de trabalho são prioritárias para nós." Vocês, mesmo assim, atestam como itens Pouco ou Não relevantes na matriz de materabilidade os seguintes itens:
- Trabalhar uma comunicação interna eficiente com os empregados (não relevantes)
- Facilitar a liberdade sindical (não relevantes)
- Oferecer treinamentos (não relevantes)
- Combater a utilização de mão de obra infantil na empresa e parceiros (pouco relevante)
- Investir em benefícios para funcionários. (pouco relevante)
- Oferecer treinamento para os funcionários sobre direitos Humanos (pouco relevante) visto que vocês estão desenvolvendo projetos com a ONU.
Como esta posição da empresa (frase acima citada) e a não importância desses aspectos evidenciados na matriz de materiabilidade se encaixam ?

A elaboração da matriz de materialidade é um processo que considera opiniões de diferentes públicos, tais como colaboradores, fornecedores, comunidade, mídia, acionistas, dentre outros. O resultado final retrata uma opinião comum a todos e considera também a visão estratégica e as questões mais críticas do setor de atuação sob a perspectiva da sustentabilidade. Todos os anos, essa matriz de materialidade é reavaliada e novas consultas são feitas.

É importante esclarecer ainda que, quando um tema é considerado de baixa relevância na matriz, não significa que ele não seja importante para a empresa e que não esteja sendo monitorado, avaliado e objeto de nossa gestão. Para entender melhor o processo e as avaliações dessas e outras questões relacionadas à materialidade, recomendamos a Pesquisa Rumo à Credibilidade, realizada pela FBDES e a consultoria inglesa SustainAbility. Esse conteúdo está disponível no link: http://fbds.org.br/fbds/article.php3?id_article=911. O conteúdo também está disponível no arquivo http://fbds.org.br/fbds/IMG/pdf/doc-428.pdf.

9- Na Página 36 vocês afirmam que "Nossa missão de levar vitalidade não seria  possível sem o trabalho que realizamos junto à comunidade. Privilegiamos projetos capazes de gerar transformação na sociedade, integrando trabalho social à estratégia corporativa da empresa, por meio de ações sólidas e efetivas que implicam diversos stakeholders."
Mesmo assim, na matéria de materabilidade vocês consideram como nada ou pouco relevantes:
- Oferecer produtos de qualidade a todos os consumidores
- Investir em projetos sociais de interesse público
- Oferecer um canal eficiente de acesso ao público
- Garantir o sigilo das informações dos clientes.
Isto não contradiz o discurso como ocorre na questão 8 ?

Idem resposta da pergunta anterior.

10 - O projeto Rural Responsável (pag 46)  atinge quantos % dos fornecedores de tomate da Unilever ? Existe previsão de aumentar o projeto para outros tipos de produtos agrícolas? (S01 - GRI)

O projeto Rural Responsável impacta todos os produtores de tomate da Unilever presentes nos 5 municípios do Estado de Goiás, participantes do projeto – Itaberai, Silvania, Morrinhos, Vianopolis e Turvania. Não existe previsão de aumentar o projeto para outros tipos de insumos agrícolas.

11- Quantas crianças são atingidas no projeto Infância Protegida (pag 46)? Como o projeto rural responsável, isto irá se estender além de Goiás ? (S01 - GRI)

O projeto Infância Protegida impacta diretamente 20 mil crianças nos 5 municípios do Estado de Goiais, participantes do projeto. Este projeto não será estendido além do Estado de Goiás.

12- Vocês não acham que estes projetos apresentados são muito pouco em ações sociais de impacto direto no negócio visto o porte da Unilever e a quantidade de produtos que produzem para ficar restrito ao tomate?

Respeitando nossa complexidade, diversidade de negócios e principalmente possibilidades, procuramos desenvolver projetos sociais e de sustentabilidade que impactem a maioria dos stakeholders externos e internos.

13 - Qual a composição dos grupos de governança corporativa e informações relativas sobre discriminação de empregados não ficaram claras no relatório (Item LA13 - GRI). Vocês poderiam ser mais claros nas informações relativas a essas questões?

No ultimo Relatório, dados de 2009, não sistematizamos essa informação para a operação do Brasil.

14 - Vocês podem apresentar alguma evidencia do treinamento de recursos humanos dos seguranças das empresa ? (item HR8)

Temos diversas formas de proporcionar treinamentos para nossos funcionários.
Por exemplo, ao serem contratados pela Unilever, os funcionários passam por uma integração institucional, cujo um dos temas é o “Código de Princípio de Negócios”. O objetivo é divulgar informações da companhia e também de outras áreas, como Recursos Humanos, apresentando as atividades relacionadas à diversidade, condições e procedimentos de segurança ocupacional,  meio ambiente, saúde ocupacional, desenvolvimento de habilidades, dentre outros.
Outra forma é o site interno de treinamento, uma ferramenta que concentra todos os treinamentos oferecidos por  Recursos Humanos. Nele o funcionário pode se increver em cursos online e presenciais de acordo com o que foi acertado em seu plano anual de desenvolvimento.


As informações do item Código de Princípios de Negocio informadas na página 44 apenas reforçam nossas diretrizes de fazer negócio.

16 - O Item "Fases do ciclo de vida de produtos e serviços em que os impactos na saúde e segurança são avaliados visando melhoria, e o percentual de produtos e serviços sujeitos a esses procedimentos." do GRI (PR1) não ficou claro. Vocês poderiam explicar melhor essas ações ?

Tratam-se de exemplos de novos produtos lançados para atender as necessidades de nossos consumidores, tanto na área de alimentação, oferecendo produtos com perfil nutricional diferenciado, de acordo com a necessidade individual de cada consumidor, como também produtos com menor impacto ambiental.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

17 - Vocês acreditam que aquela pesquisinha apresentada na Página 45 atende ao item "Práticas relacionadas à satisfação do cliente, incluindo resultados de pesquisas que medem essa satisfação." (PR5 - GRI) ? Uma empresa do porte da Unilever não tem dados mais significativos para disponibilizar sobre esta questão?

Além da pesquisa “Aperfeiçoando a Distribuição de Nossos Sortimentos”, cujo foco principal foi avaliar a disponibilidade de nossos produtos nas prateleiras, também temos outros canais de relacionamento e de avaliação da satisfação de nossos stakeholders, como o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Sem duvida temos outras pesquisas, mas apresentamos os resultados da pesquisa relacionada ao item “Aperfeiçoando a distribuição de nossos sortimentos”.

 
Atenciosamente,
Unilever Brasil

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