sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Nestlé - SAC da empresa encaminhou informações que já sabíamos, mas não respondeu o gostaríamos de saber.



Olá Amigos,

O serviço de SAC da Nestlé entrou em contato conosco, no entanto, apresentou uma resposta que não condiz com o que foi perguntado e com uma posição um tanto quanto divergente ao que foi encaminhado pela assessoria de imprensa.

Segue abaixo a resposta encaminhada:


Com relação à campanha de 90 anos da Nestlé no Brasil, objeto de seu contato mantido com esta empresa, a Nestlé esclarece que, em mensagem anterior, que lhe foi encaminhada pelo Serviço Nestlé ao Consumidor, havíamos lhe solicitado um telefone para contato, pois acreditamos que poderíamos conversar melhor a respeito das dúvidas apresentadas em sua primeira mensagem dirigida ao nosso Serviço.

Apesar de não termos tido seu retorno, verificamos que o senhor também entrou em contato com outras áreas da empresa, tendo sido atendido e, inclusive, tendo a resposta de nossa empresa já sido publicada pelo senhor em seu blog “Testando os limites da Sustentabilidade”.

Aproveitamos a oportunidade para novamente convidá-lo a conhecer o conceito de responsabilidade social adotado pelo Grupo Nestlé no Brasil e no mundo - Criação de Valor Compartilhado. Por meio do link http://www.criandovalorcompartilhado.com.br será possível saber mais sobre a atuação da empresa e os projetos por ela desenvolvidos, em especial no âmbito de temas relacionados à nutrição, água e desenvolvimento rural. A título de exemplo, citamos:

Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira – Região de Viçosa – Voltado para a capacitação de estudantes da Universidade Federal de Viçosa (MG) em áreas chaves para produção de leite, as quais são potenciais disseminadores das técnicas, metodologias e princípios de trabalhos para outras regiões do país. Uma iniciativa que fomenta a Criação de Valor Compartilhado ao ampliar conhecimento tecnológico, assim como ganhos produtivos, financeiros e sociais.

Programa Nestlé Faz Bem Nutrir – O Programa Nutrir nasceu em 1999 com o objetivo de compartilhar com a comunidade conhecimentos essenciais de nutrição. Para atingir seus objetivos, o Nutrir adota estratégias estruturadas que se conectam entre si: envolver o voluntariado da empresa, capacitar educadores e profissionais da merenda escolar, formar multiplicadores, articular com o poder público, fazer parcerias com a rede de ensino municipal, disseminar conhecimento e estimular a qualidade dos hábitos nutricionais na escola e na família. Desde 1999, o programa beneficiou 1,4 milhões de crianças e adolescentes e capacitou 12.390 educadores.

Caso também tenha interesse em conhecer os princípios nos quais se pautam a forma de atuar da Nestlé, eles estão disponíveis no site mundial da empresa, no endereço eletrônico http://www.nestle.com/Common/NestleDocuments/Documents/Library/Documents/Corporate_Governance/Corporate-Business-Principles-EN.pdf

A Nestlé, sempre preocupada em manter a qualidade dos seus produtos e serviços, bem como a transparência com seu público consumidor, dispõe nos links citados acima dados que demonstram sua seriedade e seu comprometimento com as questões sócio-ambientais, dados esses que dão base à publicidade veiculada em homenagem aos 90 anos da Nestlé no Brasil.

Atenciosamente,

SERVIÇO NESTLÉ AO CONSUMIDOR

Assim, com base na resposta encaminhada pelo SAC da Nestlé, entrei em contato com a área de assessoria de imprensa que nos atendeu primeiro para saber quando efetivamente as respostas poderão ser encaminhadas, pois o que o SAC encaminhou nos já haviamos lido e não atendia com propriedade a afirmação que eles fizeram ao dizer que sustentabilidade é uma prática diária na Nestlé.
Segue abaixo o e-mail encaminhado a área de assessoria de imprensa:

Prezada Anahi,
Recebi o e-mail abaixo do serviço de SAC, agradeço realmente a atenção de toda equipe para ajudar nos esclarecimentos sobre as ações de sustentabilidade na Nestle, no entanto, as respostas sobre os questionamentos sobre o relatório não foram respondidas.
Com certeza o trabalho pecuário e o trabalho de nutrição são excelentes projetos, mas ainda assim não caracterizam totalmente atividades em que possamos garantir que a sustentabilidade na empresa é mais que uma filosofia, mas um processo diário como revela a campanha de 90 anos da Nestlé.
Sei o quanto esta empresa está preocupada com as questões de sustentablidade e gostaria muito de saber as respostas, pois como afirmei no blog, para uma empresa mundial de alimentos o resultado apresentado ainda é muito pequeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário