quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Walmart - E não é que depois que deixamos o nosso recado no blog as respostas chegaram ?


 Olá Amigos,

E não é que o recadinho deixado no Blog para os nossos leitores americanos do Walmart deu retorno!

Fiquei impressionado com a velocidade que veio a resposta. O post foi publicado às 8h da manhã e às 12h já havia chegado uma resposta.

Não posso afirmar que seja uma respoooooooosta. Veio alguma informação, mas nada que realmente responda os nossos questionamentos.

Ficou evidente que nas questões sociais o Walmart tem muito que melhorar, principalmente nas atividades relativas a programas de voluntariado, investimentos em comunidades e qualidade de vida dos empregados.

A empresa não acrescentou nada mais do que nós já havíamos lido no relatório. Nas questões ambientais e relacionamento com fornecedores os projetos são interessantes, mas a empresa tem que melhorar e muito para se afirmar como um "MODELO" de sustentabilidade, para honrar o título que a revista Exame creditou a ela no ano passado.

Segue abaixo as respostas sobre os questionamentos.

Impulsionar o Desenvolvimento – O processo de geração de riquezas pela empresa beneficia funcionários, fornecedores e a própria comunidade, por meio de projetos integrados de desenvolvimento local.

Confesso que não vi nada de desenvolvimento local dentro das propostas apresentadas pela empresa quando o assunto é a comunidade diretamente impactada pelas atividades dos supermercados (moradores do entorno).

Ao analisar os números, vocês afirmam que doaram R$ 392.600,00 reais para creches, instituições e clubes. O que gera uma doação média de R$ 4314,00 por supermercado.

Com base nesses dados eu pergunto: O que pode ser feito de sustentável numa entidade com uma verba desta valor ? Vocês podem deixar mais claro como é aplicado este recurso ?

O valor representa apenas uma doação inicial das lojas abertas no período e é variável de acordo com o porte/formato de cada unidade.

Conforme descrito no relatório, o desenvolvimento de iniciativas nas comunidades do entorno das lojas é uma das frentes de atuação do Instituto Walmart. Nesse trabalho se destacam o Banco de Alimentos, o Dia na Comunidade e o Calendário Nacional de Boas Ações.

O Dia na Comunidade é uma ação de voluntariado corporativo. Com o apoio da empresa, que ajuda na organização e fornece materiais, funcionários de todo o País dedicam um dia de trabalho para a realização de atividades voluntárias em entidades sociais próximas de suas unidades. O voluntariado pessoa física também é estimulado pelo Walmart entre a equipe.

O Calendário Nacional de Boas Ações mobiliza funcionários e clientes para a doação de recursos materiais, cujas ações vêm sendo ano a ano aprimoradas. O programa se inspira na Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, de Betinho. Nesse contexto, a loja se torna um elemento catalisador das doações - seja de livros, alimentos, roupas ou brinquedos - para a posterior distribuição a organizações do entorno.   

Por meio do programa Bancos de Alimentos, diariamente mercadorias retiradas das prateleiras das lojas são selecionadas por representantes de programas de distribuição de alimentos, que as encaminham para instituições sociais. São produtos em boas condições de consumo, mas fora dos padrões de qualidade para venda estabelecidos pelo Walmart.

Além disto, o Instituto Walmart desenvolve dois projetos de desenvolvimento local, um em território urbano – o Bombando Cidadania, no Recife – e outro em floresta – de apoio à preservação da Flona do Amapá. Os aprendizados destas experiências são sistematizados, e, quando possível, os resultados são replicados para as lojas para aplicação em seu entorno.

Aproveito este e-mail também para tirar mais algumas dúvidas do relatório:

1- Sobre o voluntáriado, a ação é feita somente em um único dia do ano ou existe ações mais estruturantes de desenvolvimento local como é a proposta da empresa ?
Durante o Dia na Comunidade, o funcionário pode dedicar um dia de trabalho ao voluntariado. As demais ações relacionadas ao tema acontecem o ano todo, especialmente pelo Calendário Nacional de Boas Ações, que envolve campanhas de arrecadação, eventos de conscientização e promoção da saúde, entre outros. Executivos da empresa também participam de forma voluntária, durante o ano todo, de programas desenvolvidos pelo Instituto Walmart.

2- Por que o Walmart, sendo uma grande empresa preocupada com o desenvolvimento social, não oferece um plano de previdencia privada para os empregados ? (ec 3)
Os funcionários têm acesso a um plano de previdência por meio de um banco privado com condições facilitadas.  

3- Por que o Walmart não divulga a relação do seu salário com o salário mínimo ? (ec 5)
Por uma questão de governança, o Walmart Brasil não divulga esse tipo de informação.  

4- Existe algum plano para reduzir a rotatividade dos empregados que está na faixa dos 30 % ? (LA02)
Walmart vem trabalhando intensamente para reduzir a rotatividade buscando a formação e o desenvolvimento dos funcionários por meio de várias ferramentas internas de treinamento e gestão de pessoas.

5- Quais foram as medidas de reparação adotadas pela empresa no caso de discriminação (HR4) ?
As medidas de reparação, em sua maioria de cunho disciplinar, variam caso a caso e são mantidas em confidencialidade para resguardar a identidade das fontes.

Um comentário:

  1. Viram a nova do Walmart?

    http://marquescasara.blogspot.com/2011/02/walmart-lanca-maquiagem-anti.html

    Loucura, loucura, loucura. Para uma empresa que se diz sustentável, isso é uma pouca vergonha.

    ResponderExcluir