quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Nestlé - Esperava mais de uma empresa global de alimentos.



Olá Amigos,

Neste final de semana lemos o relatório encaminhado pela Nestlé. Para o porte da empresa esperava uma organização mais robusta na gestão da sustentabildade, visto que ela mesma afirma que a sustentabilidade é uma prática diária.

Com essas pesquisas sobre sustentabilidade eu estou chegando a conclusão que as empresas, de um modo geral, não estão preparadas para trabalhar a questão ou desconhece profundamente o conceito de sustentabilidade.

O relatório da Nestlé é muito simplista nesta questão, eles desenvolvem um trabalho interessante com os fornecedores, mas a empresa pelo porte e importância mundial, além de estar presente na mesa de bilhões de pessoas pelo mundo e que possui o carinho dos consumidores, a Nestlé faz muito pouco.

Ao ler o relatório me veio a tona muitas dúvidas e já escrevi para empresa no último domingo em busca de resposta e de maneira rápida e eficiente eles já responderam assim:

Providenciaremos as respostas às suas questões. Solicito um prazo, pois teremos de acionar várias áreas da empresa que lidam diretamente com o tema.

Agradeço sua compreensão.

Assim, aguardaremos um tempo para que a empresa responda as seguintes perguntas:

1- Por que o relatório de balanço social da Nestlé não foi mais divulgado depois de 2008 se a sustentabilidade é uma prática diária na empresa ?

2- A estrutura compartilhada realmente é um modelo interessante. Como vocês exigem os itens abaixo de seus fornecedores?

- produzindo mais alimentos com menos recursos;
- realizando a produção segundo elevados padrões
de segurança alimentar;
-  promovendo a conservação de áreas nativas em
suas propriedades;
- contribuindo para o crescimento do país e
o desenvolvimento rural ao gerar renda e
empregos, entre outros aspectos.

3- A Nestlé audita os fornecedores para saber se eles estão realmente cumprindo esses princípios ? Como isto é feito ? Vocês possuem alguma evidência de como este processo funciona ?

4- O projeto de financiamento das ordenhadeiras é subsidiado pela Nestlé ou a empresa entra somente como avalista e garantidora do pagamento por meio do desconto direto no pagamento ao fornecedor ?

5- Quantos porcento dos fornecedores da Nestlé passaram pelo Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira já que o programa traz ótimos resultados tanto para o produtor quanto para a Nestlé.

6- No relatório de 2008 vocês informaram que buscavam integrar a gestão da empresa nas normas ISO 9001, ISO 14001 e ISO 22000. Isto foi conseguido depois desta data ?

7- Vocês, como uma empresa global de alimentos, seguirão a norma ISO 26000 de responsabilidade social ?

8- No programa de diversidade da empresa, quantos porcento dos empregados fizeram o curso de Libras ?

9- Sobre o trabalho com deficientes, a Nestlé não tem o interesse em abrir mais espaço para essas pessoas além dos 5% de cota que a lei permite ? Há espaço para isto dentro da empresa ?

10- De acordo com dados de 2007 a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) dos gestores ficou em média R$ 1.743.205,00 por pessoa e o restante foi dividido entre os demais empregados, sendo que cada empregado de um modo geral recebeu R$2.000,00. Reforço que não sou comunista, sindicalista ou algo do genero, mas esta diferença não é muito grande entre as pessoas das empresas ? Esta PLR não poderia ser melhor distribuída ?

11- Vocês podem disponibilizar os dados de consumo de água, emissão de CO2, CFC, água descartada e energia dos anos de 2008, 2009 e 2010 para efeito de comparação aos dados apresentados em 2007 ?

12- Parabéns pelo trabalho de Nutrição desenvolvido pela empresa, realmente algo ligado ao negócio. Muito boa a ideia.

13 - O projeto Nestlé vai até você atingiu todo o Brasil em 2010 conforme previsto no relatório de 2008 ?

14 - Ainda existe o programa Viagem Nestlé pela Literatura ? Quantos alunos são atingidos hoje neste projeto?

15- Vocês possuem dados estatísticos com a apresentação de resultados do programa Nutrição, Água e Desenvolvimento Rural ?

16 - Quantos empregados da Nestlé participam do programa de voluntariado ? O programa possui projetos estruturantes ou somente ações pontuais ?

17 - Quantas pessoas foram atingidas pelo programa Nutrir nas escolas ?

18 - Quantas crianças foram atingidas no programa ambiental desenvolvido pela empresa ?

19 - Quantas pessoas foram capacitadas no programa Nestlé Faz Bem Saber com pessoas do campo ?

20 - Quanto foi investido em projeto de parceria e associações com ONG´s no ano de 2010. O relatório de 2008 não apresenta valores. Isto é feito com dinheiro da empresa ou por dedução fiscal ?

21- Visto que a sustentabilidade é uma prática diária conforme afirma a propaganda de 90 anos da Nestlé, vocês pretendem apresentar relatórios de sustentabilidade no modelo GRI a partir de qual data já que a Nestlé Portugal já apresenta este tipo de relatório ? http://www.nestle.pt/CmsPage.aspx?PageIndex=46

Nenhum comentário:

Postar um comentário