quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Olho VIVO com esta empresa quando o assunto é sustentabilidade





Olá Amigos.


Esta semana por indicação da nossa leitora Juliana Amrussar lemos uma reportagem do presidente da Vivo sobre sustentabilidade.


http://pagina22.com.br/index.php/2011/02/interesse-e-virtude/.


Fiquei impressionado como a nossa leitora Juliana. Nunca vi um presidente com uma coleção de frases feitas tão grande em uma entrevista tão pequena.


Como só palavras não valem para nossa equipe do Blog, resolvemos agora testar os limites da Vivo.


Espero que esta empresa não se finja de morta diante dos nossos questionamentos.


Segue abaixo cópia do e-mail encaminhado a Sra Fernanda Ferraz - Diretora de Comunicação da Vivo.


Prezada Fernanda Ferraz,

Afirmo que fiquei impressionado com o a quantidade de frases de impacto ditas pelo presidente durante toda a entrevista. Li com atenção todo o material e ao terminar o texto cheguei a seguinte conclusão:

Sustentabilidade não vive somente de palavras, mas de fatos e dados que comprovem a referida informação, assim, segue abaixo alguns questionamentos e gostaria de muito que fossem respondidos.

Visto que a empresa preza por um relacionamento aberto com a sociedade e que a empresa afirmar estar e um patamar tão avançado na questão da sustentabilidade, segue abaixo os questionamentos:

1- O presidente afirmou na entrevista que :"E a gente vivia uma crise de confiança com nossos clientes: tinha fraude, clonagem, faturas com erros.  E começamos a trabalhar isso como prioridade número 1 da empresa.  Porque, com quebra de confiança entre empresa e cliente, existia imediatamente uma quebra de confiança entre empresa e colaborador."

Gostaria de saber porque o presidente usou esta frase no passado pois ao fazer uma pesquisa hoje sobre a Vivo descobri as seguintes informações:

No site reclame aqui, notei que a empresa possui nos últimos 12 meses 6169 reclamações e apenas uma foi atendida, conforme link abaixo:

http://www.reclameaqui.com.br/indices/4421/vivo-celular/

Já o portal denuncio apresenta as seguintes manifestações

http://www.denuncio.com.br/busca/?search=vivo%20s/a

Obviamente a Vivo no ranking da Anatel apresenta uma qualidade boa de atendimento, no entato, a base de comparação não é muito boa. Não seria muito sensacionalista uma frase como esta apresentada pelo presidente ?



2- O presidente afirmou que "a empresa que não assume seu compromisso social começa errada.  Se ela escreveu que seu objeto social é fazer o maior lucro possível para distribuir para seus acionistas, ela se esqueceu de dizer para que existe."
Ao ler esta frase não encontrei em nenhuma parte do site da empresa uma afirmação explícita do compromisso social da empresa. Na interpretação do presidente qual é o compromisso social da vivo ? É a conectividade prevista na missão ? Se for, vocês poderiam explicar melhor as relações diretas entre conectividade e desenvolvimento social de maneira não utópica ?

3- O presidente afirma que "Se formos orientados pela função social, estaremos orientados para as necessidades daquilo que é chamado de mercado." Isto é verdade ? Se isto fosse realmente verdade, vocês não acreditam que a crise economica de 2008 não teria existido ? Vocês poderiam explicar melhor esta polêmica afirmação ?

4- O presidente afirma ao ser questionado sobre em que estágio de evolução em termos de sustentabilidade a Vivo se classificaria ele afirma "Acho que já está bastante avançada.  Não seria sustentável se em alguma dessas relações tivesse um desequilíbrio muito grande.  Ela hoje é uma empresa totalmente equilibrada."

Ao analisar a resposta, vemos que o termo acho na frase já não garante uma qualidade de resposta suficiente para a pergunta em questão, no entanto, ao se analisar o site da vivo na questão de sustentabilidade não vemos em nenhum momento relatórios e balanços de sustentabilidade que revelam claramente um processo de gestão  que garantam que a empresa trabalha de maneira equilibrada. Para dizer que não encontrei nada, achei somente as diretrizes de sustentabilidade, com frases conjugadas mais em verbos no infinitivo e no futuro, do que no passado e no presente.

Assim pergunto. Como uma empresa com esses resultados pode afirmar que está bastante avançada na questão da sustentabilidade ?


5- O presidente afirma que "Tem que ficar rico trabalhando aqui.  Tem que ganhar bem.  Sustentabilidade não é abraçar árvores e beijar baleias."

Concordo com a afirmação das árvores e das baleias, mas conheço muitos funcionários da Vivo que não estão ricos. Vocês podem informar quantos empregados da empresa já atingiram seu primeiro milhão para confirmar de maneira clara a frase do presidente ?

6- Concordo que telefone hoje é um forma de inclusão social, mas isto não justifica que as tarifas sejam tão altas. Como um presidente preocupado com a sustentabilidade justifica sua alta tarifa de telefone com outros serviços como restaurante e assistência médica. Isto não é misturar as coisas ?

7- O presidente afirma que muitos projetos sociais que a Vivo desenvolve partem de prefeitos e políticos, vocês poderiam deixar mais claro como funciona esta relação entre a empresa e a classe política ? Como a Vivo apresenta para a sociedade de maneira transparente esta relação ?

8- Sobre logística reversa, não ficou claro como a Vivo trata do lixo eletrônico gerado pela empresa ao oferecer novos telefones para o clientes trocarem ou manterem seus planos. Existe um procedimento como: O cliente só recebe o novo telefone se entregar o antigo ?

9- O presidente afirma: "Nós amamos essa empresa”.  Para mim, isso é sustentabilidade.  É uma relação dos colaboradores com a empresa que não está pautada pelo conflito."

Vocês podem apresentar os resultados da pesquisa de clima organizacional que comprovam isto ?

10- O presidente afirma que: "A Vivo é uma referência mundial de uma gestão equilibrada, preocupada não só com os resultados financeiros, mas com a relação com todos os seus públicos.  Princípios éticos fortes, valores claros para todo mundo e, principalmente, uma estratégia de comunicação intensa com nossos colaboradores, para que isso não fique na cabeça de duas ou três pessoas."

Vocês podem apresentar documentos e procedimentos internos que comprovem essas informações ?


Aguardo com muito interesse as respostas.

2 comentários:

  1. Achei algumas das suas perguntas um pouco retóricas... Por exemplo a primeira pergunta, como vc acha q será respondida? Acho inclusive q ela já foi respondida na propria entrevista qdo foi perguntado: E em relação ao código de defesa do consumidor, a Vivo melhorou?
    Outra pergunta sobre qtos funcionarios ja ficaram ricos, essa é uma pergunta bastante relativa, nao acha? Pq só qdo uma pessoa junta mais de um milhao de reais pode ser considerada rica? Aliás, será q a sustentabilidade considera riqueza quem consegue juntar mais de 1 milhao? Provavelmente seria mais interessante saber o que o Roberto Lima considera uma pessoa rica.
    A pergunta 6 me parece sem sentido, na entrevista o proprio presidente nao afirma que a as tarifas sao caras por conta dos impostos? E de verdade pra mim fez todo sentido ele dizer q tudo no Brasil é caro, pq eu acho q de fato é.
    A pergunta 2 eu acho q tb foi respondida na propria entrevista, exemplos como o de Belterra e outras comunidades nao sao exemplos de conectividade?

    ResponderExcluir
  2. Olá CLáudia,

    Obrigado pelas suas considerações.

    Afirmo para você que só fui redundante para reforçar que a pergunta não foi respondida. Estou quase certo que a resposta não virá, mas fiz questão de reforçar que a pergunta não foi respondida.

    Sobre o primeiro milhão, concordo com você. Apenas fiz esta pergunta no tom de ironia para comprovar que o discurso é vazio e que sustentabilidade não é isto. Concordo com você.

    Já a pergunta 2 e 6 são necessárias para que , dependendo das respostas, levantarmos novos questionamentos.

    Agradeço realmente as suas observações e pela leitura do blog. Conto sempre com o seu apoio.

    Roberto Leite

    ResponderExcluir