quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Petrobras. Apresentou bons argumentos para os nossos questionamentos.


Olá amigos,

Demorou e depois de fazer um trabalho bem próximo com a ouvidoria da empresa a Petrobras respondeu.Com certeza o relatório desta empresa foi um dos melhores que já lemos e as perguntas encaminhadas por nossa equipe foram mais conceituais do que relativas ao que foi reportado pelo relatório 2009 da empresa e por isto foi mais interessante receber essas informações.

Particularmente gostamos das respostas, foram bem argumentadas. Realmente a empresa está bem preparada para responder aos questionamentos da sociedade só precisa ser mais ágil devido a demora no tempo das respostas.

Segue abaixo as respostas para análise de todos vocês.

Boa leitura.



1- Porque uma empresa que está tão interessada em desenvolvimento sustentável e que trabalha prioritariamente com um produto tão finito quanto o petróleo não se preocupa com o ciclo de vida dos produtos (item 66 da matriz de materialidade) e nem com o consumo consciente (item 38 da matriz de materialidade) ?

Em termos de ciclo de vida dos produtos, a Petrobras instituiu em 2009 em sua agenda um projeto intitulado “Avaliação de impactos do ciclo de vida dos produtos da Petrobras”. PETROBRAS, com o objetivo de aprofundar o conhecimento acerca dos impactos dos seus produtos, particularmente diesel e gasolina, na qualidade do ar e principalmente na saúde humana.

Este projeto, coordenado pelas áreas corporativas de Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Eficiência Energética e Abastecimento da PETROBRAS, está dividido em 3 linhas de ação visando definir as metodologias de avaliação dos impactos das emissões veiculares à qualidade do ar (Linha 1) e de avaliação dos impactos da qualidade do ar sobre a saúde (Linha 2), e integrar essas metodologias a partir da aplicação dos resultados da Linha 1 para a avaliação dos impactos das emissões veiculares sobre a saúde pública (Linha 3).
No que tange o consumo consciente e uso eficiente de recursos, A Petrobras oferece suporte técnico, financeiro e administrativo ao Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet) vinculado ao Ministério de Minas e Energia. Criado em 1991 pelo Governo Federal, o programa tem por objetivo estimular o uso eficiente das fontes de energia, reduzindo as emissões de material particulado e gases poluentes e o consumo de diesel. O Programa também tem como objetivos incentivar o desenvolvimento de uma cultura anti-desperdício em diversos setores, com ênfase no transporte, comércio, indústrias, residências e escolas, além de realizar ações educacionais sobre eficiência energética, meio ambiente e sustentabilidade.



2- Como investidor, gostaria de saber qual o plano futuro para que os gestores da Petrobras se importem com os investidores minoritários (item 3 da matriz de materialidade) ? 

O relacionamento com os investidores minoritários recebe grande atenção da Companhia e de seus administradores. Atualmente, 51,7% do capital social da Petrobras é detido por acionistas minoritários, no Brasil e no exterior.A Petrobras adota as melhores práticas de governança corporativa e está capacitada para utilizar os mais avançados instrumentos de gestão empresarial, que garantem a proteção dos interesses de todos os acionistas e demais públicos envolvidos com a empresa.

A organização e funcionamento da Petrobras adota as melhores práticas de governança com um estatuto social definido, além do código de boas práticas e das diretrizes de governança corporativa aprovados pelo Conselho de Administração. Assim, a Petrobras reforça sua credibilidade junto ao mercado, aprimora o processo decisório na alta administração e, conseqüentemente, aperfeiçoa sua própria gestão dos negócios.
A companhia segue procedimentos de gestão compatíveis com as normas dos mercados em que atua, de modo a garantir a adoção de padrões internacionais de transparência. Dessa forma, reforça sua credibilidade no mercado. 

A Petrobras também assegura a participação dos acionistas minoritários no seu Conselho de Administração e no Conselho Fiscal. Segundo o artigo 19 do Estatuto Social da Petrobras:

I - É assegurado aos acionistas minoritários titulares de ações ordinárias o direito de eleger um dos Conselheiros, se maior número não lhes couber pelo processo de voto múltiplo.

II - É assegurado aos acionistas titulares de ações preferenciais, que representem em conjunto, no mínimo, 10% (dez por cento) do capital social, excluído o acionista controlador, eleger e destituir 1 (um) membro do Conselho de Administração, em votação em separado na Assembleia Geral.

Segundo o artigo 43 do Estatuto Social da Petrobras:

O Conselho Fiscal, de caráter permanente, compõe-se de até cinco membros e respectivos suplentes, eleitos pela Assembleia Geral Ordinária, todos residentes no País, observados os requisitos e impedimentos fixados na Lei das Sociedades por Ações, acionistas ou não, dos quais um será eleito pelos detentores das ações ordinárias minoritárias e outro pelos detentores das ações preferenciais, em votação em separado. 

A Petrobras possuí uma gerência dentro da área de investidores voltada para o investidor individual. Diversos serviços são oferecidos aos acionistas e investidores individuais:

Website de Relacionamento com Investidores;
. Fatos relevantes e comunicados ao mercado;
. Webcasts e roadshows com investidores;
. Hotline, e-mail e sala privada para atendimento aos acionistas;
. Informativo trimestral - Petrobras em Ações;
. Relatório anual , Form 20-F, Relatório para o Mercado Financeiro, Formulário de Referência e outros relatórios;
. Assembleias On-line – hoje um acionista que está em qualquer lugar do país pode votar em nossas AGO/E pela internet.

A Petrobras também participa de inúmeros eventos voltados para os acionistas minoritários como apresentações para clientes de corretoras, reuniões com associados regionais da Apimec, participações em feiras voltadas para investidores individuais como ExpoMoneys e Money Shows, chats trimestrais com investidores individuais sobre os resultados da empresa e congressos com associados do INI ( Instituto Nacional de Investidores) e com Bancos e Corretoras e Instituições de Ensino.

Todos os eventos citados dão continuidade à política de divulgação da Companhia e estreitamento na relação com o investidor minoritário.


3 - Por que a empresa não possui tanto interesse na geração própria de energia para consumo interno, visto que a Petrobras é uma empresa de energia?(item 34 da matriz de materialidade)

A geração própria de energia para consumo interno está ligada, entre outros aspectos, à sua relação custo-benefício. Quando o preço de curto-prazo da energia (PLD) é inferior ao nosso custo de geração não há uma relação custo-benefício favorável para a a empresa e para o país a geração própria de energia, e nesse caso o suprimento interno de energia é realizado via distribuidora de energia. Quando o PLD é superior ao custo de geração a Petrobras gera energia possibilitando atendimento à demanda própria.

4- Visto que a empresa busca manter um crescimento avassalador, a demanda por recursos humanos será também muito grande. Por que, mesmo sabendo deste problema e desta necessidade estratégica, a empresa não se preocupa com a gestão do clima interno (item 11 da matriz de materialidade) e com a carreira dos empregados (item 42 da matriz de materialidade) ? Isto é revelado tanto na matriz de materialidade quando nos índices de satisfação dos empregados que estão em 60%, valor muito baixo para uma empresa que oferece tanto para os empregados como afirmado no relatório.
Já que a transparência (item 7 da matriz de materialidade) é o ponto mais importante da relação da empresa com a sociedade, gostaria muito de receber as respostas sobre os meus questionamentos.

Observando o relatório de sustentabilidade de 2009, verificamos que o item 11 da matriz de materialidade corresponde ao tema "relacionamento com a concorrência", que não é o foco de sua atenção.
O tema "carreira" (item 42) se situa no quadrante 2 da matriz, o qual engloba assuntos importantes para serem abordados no relatório, na opinião dos diferentes públicos de interesse, o que não significa dizer que não seja um assunto importante para a gestão pela empresa. 
Relativamente à carreira, a Companhia oferece uma série de oportunidades para o desenvolvimento profissional de cada empregado, tais como: programa de formação para novos empregados, programas de educação continuada, ensino à distância, programa de desenvolvimento no exterior, programas de desenvolvimento gerencial e de desenvolvimento de supervisores. 
Além dos programas de desenvolvimento citados, a Petrobras possibilita aos seus empregados a carreira em "Y", que é uma maneira de reconhecer e diferenciar empregados com domínio técnico ou com perfil para gerir pessoas, direcionando-os respectivamente para a função especialista e para a função gerencial. 
A Petrobras dispõe também do processo de Avanço de Nível e Promoção, cujo objetivo é reconhecer a contribuição de cada empregado nos resultados da companhia e aquisição de experiências, habilidades e conhecimentos para o desenvolvimento das suas atividades. É realizado anualmente e considera a concessão de avanço de nível e promoção aos empregados na carreira de acordo com as avaliações realizadas. A avaliação em que o empregado é submetido, faz parte do processo de gerenciamento do desempenho e é um importante processo participativo de definição de resultados e clarificação do que se espera de cada membro da equipe e dos recursos necessários para a execução de suas atividades.
Quanto ao item 47, tema "gestão do clima interno", a companhia tem investido fortemente na gestão do clima organizacional em busca da satisfação e comprometimento de seus empregados. A Petrobras possui um processo de RH denominado Gestão da Ambiência que cuida especificamente da manutenção da qualidade do clima interno, . Existe uma rede de Representantes de Ambiência, profissionais de RH que atuam em cada unidade da companhia visando à melhoria constante das condições e relações de trabalho. O principal instrumento de mensuração da qualidade do clima organizacional é a nossa pesquisa de ambiência, que já é realizada ao longo de 11 anos, estando em curso a sua 12ª edição. A partir dos resultados levantados são elaborados planos de ação para a melhoria da ambiência e esses são cadastrados para acompanhamento no Sistema de Monitoração da Ambiência .
Quanto ao Índice de Satisfação dos Empregados, na Pesquisa de 2009, foi apurado o percentual de 65%, que é compatível com nossos patamares históricos. De fato, a Petrobras tem práticas de RH das mais avançadas e a percepção delas pelos empregados está permeada por aspectos da cultura interna da companhia, que se revela em profissionais exigentes , mas, ao mesmo tempo, tremendamente comprometidos e leais com a companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário