segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CPFL - As respostas demoraram, mais chegaram.

Olá Amigos,

Veio em doses homeopáticas, mas todas as respostas das perguntas encaminhadas a CPF chegaram.

Muitas respostas foram bem elucidativas, já outras ficaram um pouco vagas, como o quanto efetivamente é investido em projetos sociais, culturais e ambientais com recursos próprios da empresa e o conflito que pode existir entre o Sindicato e a norma americana SA8000 de responsabilidade social.

Foi muito interessante ver a preocupação deles em diminuir os acidentes de trabalho e treinar os funcionários.

Como nos outros relatórios, a CPFL está em nossa lista para o relatório 2010 (editado em 2011) para futuras comparações.

Agradecemos a equipe da CPFL pelas respostas.
 
1- Existem outros projetos sociais desenvolvidos na comunidade sem a aplicação de incentivo fiscal com no caso do CMDCA e da revitalização de hospitais gerenciados diretamente pela CPFL?

É importante ressaltar que o Programa de Revitalização de Hospitais é inteiramente financiado pelo orçamento da CPFL Energia e, portanto, não depende de nenhum incentivo fiscal. As demais iniciativas: .


Rede de Valor
Criada em 2005, a Rede de Valor é um fórum de fornecedores, clientes e parceiros que visa à troca de aprendizagens e à construção de uma agenda comum e colaborativa para a promoção do desenvolvimento sustentável. Desde então, já aconteceram oito edições de Encontros Anuais de Fornecedores, seis workshops e um Encontro de Presidentes na CPFL Energia, além de reuniões mensais itinerantes.

Café Aberje Capítulo Campinas
Organizado desde 2007, o Café Aberje Campinas é uma iniciativa que visa promover a reflexão, o compartilhamento e a atualização das melhores práticas de comunicação corporativa a partir de uma série de encontros que reúnem especialistas, profissionais e estudantes de comunicação.

Gestão Social
Programa recém lançado, consiste em um curso de gestão oferecido a organizações do terceiro setor com o objetivo de ajudá-las a administrar seus próprios negócios com mais eficiência. Todo o conteúdo do curso foi pensado e desenvolvido a partir dos critérios do Modelo de Excelência em Gestão da FNQ - Fundação Nacional da Qualidade.
Em 2010, o programa beneficiou entidades presentes nas regiões de Itapetininga e Avaré (SP). A partir de 2011, a iniciativa se extenderá às demais organizações sociais atendidas pela CPFL.


Planeta Sustentável
Desde 2006, a CPFL Energia apoia o projeto Planeta Sustentável – maior plataforma de comunicação sobre sustentabilidade do país, que tem como objetivo discutir, informar e produzir conhecimento sobre sustentabilidade, com o desafio de construir um mundo melhor.


Ações ambientais nas usinas
Nos empreendimentos de geração de energia nos quais a CPFL Energia tem participação, diversos programas e ações ambientais são implantados visando à conservação dos ambientes e a mitigação dos impactos ambientais. Esses programas são compromissos assumidos ainda no processo de licenciamento ambiental. As principais ações são de recuperação e preservação da biodiversidade local. São exemplos:

a) Recuperação e preservação da biodiversidade nas Áreas de Preservação Permanente no entorno dos reservatórios das usinas, envolvendo ações de coleta de sementes, produção de mudas e implantação e manutenção dos reflorestamentos;

b) Implementação do Plano Ambiental de Conservação e Uso do entorno dos reservatórios, visando a preservação desses ambientes;
Monitoramento e conservação da flora e da fauna na área de abrangência dos empreendimentos. Inclui a preservação da diversidade da flora e manutenção da variabilidade genética, através do resgate e conservação do germoplasma in situ e ex situ, visando a reprodução e reintrodução de espécies raras, endêmicas ou ameaçadas.

c) Aplicação de recursos na criação e consolidação de unidades de conservação, mecanismo de compensação ambiental por impactos significativos causados ao meio ambiente natural e à qualidade de vida e que não podem ser completamente eliminados.


2- O fato de se trabalhar com o conselho dos representantes dos empregados seguindo o modelo da SA8000 não gera atrito com os sindicatos ?


“O CRE exerce uma representação legítima dos colaboradores e, portanto, não há conflito, considerando os padrões da norma SA8000”.

3- Qual a razão da taxa de gravidade dos acidentes subir tanto entre os empregados terceirizados de 2007 para 2009, apesar de uma leve queda entre 2008 e 2009?

Os últimos anos registraram um crescimento das empresas contratadas para serviços em STC – Serviços Técnicos Comerciais e CCM – Contratos de Construções e Manutenções e, consequentemente, o aumento do número de trabalhadores expostos aos riscos.

Todos os contratos entre a CPFL Energia e seus parceiros têm exigências muito criteriosas no que diz respeito a segurança e saúde dos trabalhadores e isto está expresso no documento Contrato e diretrizes de segurança e saúde do trabalho para empresas contratadas disponível na internet (www.cpfl.com.br/LinkClick.aspx?fileticket=3VUyhaESpVE%3d&tabid=1411&mid=2057) para conhecimento de todas as empresas que queiram trabalhar com a CPFL Energia.

Nas diretrizes, as exigências relativas à adequada formação e conhecimento dos trabalhadores para a realização de serviços no SEP – Sistema Elétrico de Potência são minuciosas e totalmente alinhadas com o que determina a Norma Regulamentadora 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

Previstas no contrato, são realizadas inspeções periódicas nas empresas contratadas e nos trabalho realizados pelos seus empregados a fim de verificar oportunidades de melhorias que privilegiem a prevenção de acidentes do trabalho.

Enfim, há várias ações no sentido de evitarmos que os acidentes ocorram e que são desenvolvidas em conjunto pelas empresas contratadas e pela CPFL Energia.

Infelizmente, mesmo com todos os esforços que temos feito, mais recentemente a gravidade dos acidentes registrados aumentou o que demandou o acirramento das medidas visando a prevenção de acidentes que já vinham sendo tomadas, tais como:
• Contratação de profissionais técnicos de segurança totalmente focados em inspeções de segurança nas empresas contratadas e acompanhamento da solução dos problemas identificados;
• Exposição de razões relacionadas a acidentes graves por parte da direção das empresas contratadas em reuniões da Diretoria de Operações da CPFL Energia a fim de que sejam detalhadas as causas do infortúnio e as providências tomadas para que as mesmas sejam eliminadas;
• Aumento da qualificação dos trabalhadores das empresas contratadas (operacionais e liderança) com a finalidade de focar questões relativas à prevenção de acidentes;
• Rigor no acompanhamento dos acidentes registrados cujas TF – Taxa de Frequência e TG – Taxa de Gravidade podem até mesmo determinar consequências contratuais como multas ou até mesmo a rescisão do contrato.

Dentre outras medidas, acreditamos que com isto conseguiremos, CPFL Energia e empresas contratadas, reverter este lamentável cenário de aumento da gravidade dos acidentes registrados, assim como diminuir a ocorrência dos mesmos como um todo. Os resultados que já obtivemos no passado nos dão a certeza de que teremos condição de alcançar novamente patamar adequado de prevenção dos acidentes.

4- Existem projetos futuros para ações mais estruturantes no programa de voluntariado da empresa e não só filantrópicos ?

O programa CPFL de Voluntariado compreende três tipos de ações:

1.Calendário anual de campanhas (doação de agasalhos, doação de brinquedos para o Dia das Crianças e Natal)
2.Plataforma permanente de troca de informações entre os voluntários da empresa, com o objetivo de identificar e divulgar oportunidades de atuação voluntária
3.Mobilização extraordinária dos colaboradores para coleta e distribuição de alimentos e roupas a partir de eventos extremos, como as enchentes em Santa Catarina e o terremoto do Haiti.

5- Qual a razão da queda de 28,65% em investimentos em proteção ambiental da CPFL focado nas operações?

O alto valor dos investimentos em proteção ambiental no ano de 2008 se deve, principalmente, às ações ambientais referentes às obras da UHE Foz do Chapecó. A cada 5 reais investidos na construção desse empreendimento, 1 real foi investido em ações socioambientais. Esse montante tende a cair, uma vez que após implantados os programas ambientais, contratos e compensações, a manutenção demanda um valor menor de investimento.


6-Por que na CPFL de Jaguariuna nenhum eletricista foi treinado em podas de árvores?

A antiga CPFL Jaguariúna é, hoje, formada pelas CPFL Jaguari, Mococa, Leste Paulista e Sul Paulista. São empresas em que as práticas do grupo CPFL Energia estão sendo introduzidas visando a padronização de procedimentos e, consequentemente, a melhoria na qualidade da gestão dessas companhias, adquiridas em 2007. Esse processo de padronização é realizado em fases, e o treinamento em questão foi iniciado em 2010, ano em que foram treinados, aproximadamente, 80% dos eletricistas dessas empresas. O indicador será consolidado em janeiro de 2011.

7 - Porque em 2009 caiu tanto o número de visitantes em programas ambientais realizados nas usinas? Esses visitantes foram migrados para o Barco Escola?

A CPFL Energia vem priorizando como iniciativa de educação ambiental o programa desenvolvido pela Instituição Barco Escola da Natureza. O programa, voltado a públicos de diversas faixas etárias, promove a educação ambiental de forma dinâmica e criativa, contemplando tanto a teoria como a observação das interações com o ambiente. Esse processo de aprendizado das questões ambientais fornece subsídios para uma conscientização contínua dos indivíduos, e se demonstrou mais eficiente como programa de educação ambiental que o programa de visitação às usinas, uma vez que este último contempla um conteúdo mais técnico, voltado ao processo de geração de energia elétrica.

8 - De acordo com o relatório IBASE presente no balanço a CPFL investiu 0 em cultura com os empregados. Qual a razão disto, visto que a empresa é referência em cultura com a sociedade como um todo?

O principal programa cultural da CPFL, denominado CPFL Cultura, não direciona investimentos específicos aos colaboradores porque todas as suas atividades são gratuitas e abertas à sociedade. Aos colaboradores, preparamos campanhas permanentes de comunicação com o objetivo de divulgar toda a programação e incentivar a participação dos mesmos. Para eles, reservamos cotas de entradas nos eventos e organizamos algumas apresentações extras de parte da programação que mais os interessar, como, por exemplo, temas associados aos nossos negócios (sustentabilidade, gestão e energia), palestras e performances artísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário