sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Nokia - Mandou um posicionamento, mas não uma resposta.



Olá Amigos,

Depois do nosso e-mail para a Finlandia a Nokia encaminhou uma resposta. Não é uma RESPOOOOSTA, mas pelo menos uma satisfação.

Quem nos respondeu foi o representante da empresa no Brasil, o Sr Luis Joly (que por acaso tem um blog interessante http://jacksenna.blogspot.com/).

Segue abaixo a resposta:



Caros, bom dia.

Gostaria primeiro de me apresentar. Estou, desde agosto de 2010, na vaga de Rodrigo Padrón, como gerente da comunicação da Nokia na LVBA.

Em resposta ao post que fala sobre a Nokia, gostaríamos de esclarecer que a empresa é reconhecida por suas ações de responsabilidade social. Somos constantemente líderes no ranking de empresas mais “verdes”, de acordo com rankings divulgados pelo Greenpeace. Recentemente, um aplicativo criado pela Nokia, o Nokia Data Gathering, esteve entre os finalistas do prêmio internacional JustMeans, que reconhece estratégias inovadoras na área socioambiental.

Temos um relatório de sustentabilidade global, que pode ser acessado aqui, e responde muitas de suas perguntas: http://nds1.nokia.com/NOKIA_COM_1/Corporate_Responsibility/Sustainability_report_2009/pdf/sustainability_report_2009.pdf (o report de 2010 ainda não foi finalizado).

Em relação à pergunta quais são os melhores esforços realizados para combater esta questão e como a empresa efetivamente monitora o desempenho ético dos fornecedores ?, gostaríamos de esclarecer que todos os contratos com fornecedores feitos pela Nokia mencionam que essas empresas podem ser auditadas para certificação de que estão de acordos com os valores éticos da Nokia.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Luís B. Joly  

Como vocês podem notar, o e-mail não respondeu nada do que perguntamos, assim, encaminhamos o e-mail abaixo com o objetivo de conseguir uma resposta mais completa. Segue abaixo o nosso segundo questionamento:

Prezado Luis Joly,

Agradeço sua resposta, no entanto, você não respondeu a nossa pergunta...

Sei dos vários prêmios "verdes" que a Nokia recebeu, mas não é isto que buscamos, precisamos de dados concretos para responder as dúvidas que levantamos.

Agradeço em receber o relatório, mas antes de ler, gostaria de saber se realmente irei encontrar as respostas que preciso. Vou encontrar as respostas ?

Falo isto, pois não tenho problema nenhum em ler em inglês, mas acredito que uma empresa que busca se relacionar com a sociedade de um país, no mínimo deve escrever na língua nativa deste povo.

Se pensarmos em relação de consumo (pois hoje sustentabilidade faz parte de um processo de relação de consumo) o referido material fere o artigo 31 do código de defesa do consumidor, como revela o referido artigo abaixo:
Art. 31 - A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

Assim, antes de eu começar a ler o relatório e traduzir para os nossos leitores, preciso realmente saber se as respostas estarão contidas neste relatório. Não gostaria de perder meu tempo.

Como você mesmo afirmou, a Nokia realiza auditorias nos fornecedores, vocês possuem alguma evidência que comprove esta afirmação ?






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