sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ISE Bovespa no caso Embraer - Uma agressão à inteligência das pessoas.


Olá amigos.

Acabei de receber um e-mail da Bovespa a respeito dos questionamentos relativos a Embraer.
Confesso que foi a resposta que mais me decepcionou quando tratamos de sustentabilidade. Segue a resposta abaixo da Bovespa e tirem suas próprias conclusões:

O Serviço de Atendimento ao Público da BM&FBOVESPA agradece seu contato. Mediante sua solicitação de protocolo 2052168, informamos o abaixo disposto:

A avalição do ISE é bem complexa e leva em consideração 6 dimensões: natureza do produto, ambiental, social, governança corporativa, economico-financeiro e geral. Portanto, compõem a carteira do deste índice as empresas que têm o melhor desempenho nas 6 dimensões, isso não significa que a empresa seja perfeita nem que não tenha problemas a serem solucionadas. Mais informações sobre o índice acesse o site
www.isebovespa.com.br
Obrigado pelo contato.
Atenciosamente,

Serviço de Atendimento ao Público da BM&FBOVESPAwww.bmfbovespa.com.br
(11) 3272-7373
Sua opinião é muito importante. Clique aqui para avaliar nosso atendimento.


Ao ver esta resposta confesso que meu citicismo aumentou e não estando satisfeito (visto que este blog tem a proposta de testar os limites) abri uma nova reclamação na ouvidoria da instituição com o seguinte comentário:

Escrevo para deixar registrado que fiquei muito insatisfeito com a resposta dada por vocês sobre o meu questionamento (protocolo 2052168).
Ao ler a afirmação de vocês fiquei totalmente descrente com a qualidade e a forma que vocês tratam a questão da sustentabilidade.
A justificativa apresentada por vocês "não significa que a empresa seja perfeita nem que não tenha problemas" é uma afronta a inteligência de qualquer cidadão com um pouquinho de discernimento.
Não estamos falando de um produto que pode engordar uma pessoa ou que pode, se mau gerenciado os riscos, acarretar impactos sociais e ambientais. Estamos falando de uma empresa que produz ARMAS DE GUERRA !!!!
Desculpe-me se estou sendo rude, mas esta resposta foi algo que nunca pensei em receber de uma instituição que possui uma representatividade tão grande no sistema economico mundial.
Só lamento pela visão miope dos gestores da Bovespa. Como investidor, não acredidarei mais no ISE da Bovespa.


Não sei se virá uma resposta da Bovespa sobre este levantamento, para mim pouco importa, só fiz isto para deixar registrado a esta entidade que não sou idiota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário