terça-feira, 21 de dezembro de 2010

ISE - BOVESPA. Chame o Procon



Olá Amigos,

Sabe aquele ditado popular: "Quanto mais mexe mais fede" ?

Acho que ele sintetiza bem o que está acontecendo com as respostas da Bovespa para explicar o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial).

Acabo de receber a mais nova resposta sobre os questionamentos referentes ao caso Embraer (logo abaixo) quando temos a relação Armas de Guerra X Sustentabilidade.

Segue abaixo o relato:

O Serviço de Atendimento ao Público da BM&FBOVESPA agradece seu contato. Mediante sua solicitação de protocolo 2055764, informamos o abaixo disposto:

Com relação ao questionamento abaixo, gostaríamos de prestar o seguinte esclarecimento. Existem várias metodologias aplicadas para os diferentes índices ao redor do mundo. Alguns índices que usam os filtros negativos (negative screening), também conhecido como exclusão de setores. Por exemplo, o FSTE4good não admite empresas ligadas aos setores 1. Tabagista, 2. Armas, 3. Armas nucleares. Outros adotam filtros positivos (positive screening) e existem ainda aqueles que usam a metodologia best in class (DSI), não discriminando setores e atividades econômicas.

No caso do ISE essa discussão e a escolha da metodologia foi feita há alguns anos, no âmbito do Conselho Deliberativo do ISE. A metodologia escolhida não exclui setores, é um tipo de best in class, porque procura identificar e selecionar as empresas que tem as melhores práticas e um maior alinhamento estratégico com a sustentabilidade, não dentro de cada setor, mas comparando todos os setores entre si. Para dar conta da questão dos riscos (sejam riscos para o indivíduo ou riscos difusos) a metodologia conta com uma dimensão específica: Natureza do Produto. Esta dimensão avalia os produtos e serviços das empresas, com relação a alguns tipos de riscos existentes. Vale dizer que esta performance é afetada pela representatividade que um determinado produto ou serviço de risco tem no portfólio e ou faturamento da empresa. Ou seja, a empresa perde pontos quanto maior for a sua dependência e seu faturamento naqueles determinados produtos e ou serviços.
O índice não aponta Empresas Sustentáveis, mas procura identificar as empresas que estão mais avançadas com relação às outras (grifo nosso). Por meio de seu processo o índice procura estimular as empresas a adotar compromissos e melhores práticas e a rever continuamente seus processos.

Atenciosamente,


Serviço de Atendimento ao Público da BM&FBOVESPA

www.bmfbovespa.com.br

(11) 3272-7373


Bem.... Ao ler as resposta que conclusão vocês chegam ? Eu como investidor chego a conclusão que fui enganado. Se o ISE é o Índice de Sustentabilidade Empresarial e ele, como o próprio documento diz, nao aponta empresas sustentáveis, mas identifica as empresas mais avançadas (em que ? sustentabilidade ?). Logo, ele não serve para o que se propõe, assim, isto é uma propaganda enganosa. CHAME O PROCON !!!

Acho que o ISE é uma enganação. Até uma empresa de cigarros e armas podem fazer parte do índice ? Logo este índice mede o que ?

Deixo registrado minha tristeza. A resposta não colou. Uma pena Bovespa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário