sábado, 18 de dezembro de 2010

Braskem - Uma relação muito boa com a Sociedade.

Olá Amigos,


Acabamos de receber as respostas da Braskem com relação aos questionamentos sobre o Balanço de Sustentabilidade desta empresa.
Notei nas respostas que algumas atividades realmente já estão um tempo estruturadas, já outras estão em processo de maturação, respostas como "acreditamos que" revelam esta fase inicial de um processo de maturação de ideias, no entanto, é louvável o esforço desta empresa com relação o desenvolvimento de atividades sustentáveis.
O que buscamos neste Blog não é auditar duramente uma empresa, mas ver o quanto esta é transparente nas relações com a sociedade e isto na Braskem é relativamente bem estruturado.
Segue abaixo as respostas da empresa com relação as questões levantadas.
Boa leitura a todos.

1-      Quais foram as séries de atividades desenvolvidas na comunidade de Camaçari que vocês afirmam no relatório ? VOcês poderiam ser mais específicos ?

Atividades relacionadas ao programa de visita às empresas do COFIC, chamado Ver de Dentro, que tem como público prioritário escolas de Camaçari e Dias D’ Ávila. São abertas exceções às escolas e universidades de outras cidades também. Foram 37 empresas visitadas, em 2009, por 1.384 pessoas, entre elas as unidades Braskem.
Programa de Incentivo à Educação,  voltado para o treinamento de professores e alunos das escolas públicas municipais de Camaçari e Dias D'Ávila, que tem por objetivo contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem por meio de atividades pedagógicas, sócioeducativas e culturais que promovam o aprimoramento das práticas de ensino, a aquisição/atualização de conhecimentos e intercâmbio de experiências. Segue quadro de informações referente ao Programa:
Ano 2009
Camaçari
Dias D’Ávila
Total
Escolas envolvidas
48
20
68
No de Atividades
66
61
127
Professores envolvidos
224
106
330
Alunos envolvidos diretamente
24
52
76
Pais
09
30
39
Funcionários
14
7
21
Alunos ouvintes
1.370
700
2.170
Carga Horária
268
220
488

2- Além do evento Polo de cidadania, o que mais foi feito para a comunidade de camaçari ? Qual o efetivo número de pessoas atingidas e quais os resultados obtidos?
Além das contribuições listadas na pergunta 1, a Braskem é uma das maiores contribuintes para a manutenção da Cidade do Saber, programa social administrado pelo Instituto Professor Raimundo Pinheiro, uma entidade não governamental, habilitada como organização social pelo município de Camaçari – tem a Prefeitura Municipal como mantenedor, através das secretarias de cultura e esporte. É reconhecido como o mais importante centro de conhecimento e inclusão social do estado da Bahia. Complexo integrado de educação, cultura, esporte e lazer, tem se consolidado como o equipamento público mais importante do município de Camaçari, através da oferta de cursos e oficinas de arte e cultura; escolinhas esportivas; atividades de promoção à saúde; treinamento de equipes/atletas de rendimento; apresentações de espetáculos de dança, teatro, música; realização, nas suas dependências, de cursos, seminários, palestras, workshops e treinamentos, promovidos por terceiros.
A qualidade das instalações e a metodologia permitem um atendimento diário a mais de 4.000 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população. O equipamento preenche a lacuna dos temas e práticas contemporâneas da educação não-formal, da arte e entretenimento e vem revelando talentos locais, artísticos e esportivos.
O Polo de Cidadania, que dedica um dia de ações, serviços e lazer às comunidades de Camaçari e Dias d’Ávila, em 2009, teve 24.144 atendimentos, com a visita aproximada de 4.800 pessoas.  
3- Como funciona o Cofic ? Qual a frequência dos dos encontros ? Quais atividades práticas foram desenvolvidas neste conselho comunitário ? Qual o critério para as pessoas fazerem parte deste conselho ?
O COFIC é uma associação empresarial privada, que representa mais de 60 empresas no Polo Industrial de Camaçari e em suas áreas de influência, que operam nos segmentos químico/petroquímico, automotivo, de celulose, metalurgia do cobre, têxtil, bebidas e serviços. Suas atividades concentram-se prioritariamente nas áreas de meio ambiente, segurança industrial e patrimonial, saúde ocupacional, infraestrutura, relações com o governo e as comunidades vizinhas ao Complexo Industrial, comunicação social e desenvolvimento de pessoas.  O Cofic atua como articulador, facilitador e coordenador de ações coletivas para atender os interesses de suas associadas. Sua missão é promover o desenvolvimento sustentável do Polo Industrial de Camaçari e sua área de influência regional. Seus objetivos são:
·   Fomentar o crescimento sustentável das associadas;
·   Representar as associadas junto às autoridades governamentais;
·   Promover melhores práticas em segurança, saúde e meio ambiente;
·   Estimular a comunicação transparente e imagem favorável junto à sociedade;
·   Promover capacitação e qualificação de pessoas para as associadas.
O Conselho se reúne regularmente a cada dois meses ou em sessões extraordinárias, quando convocadas pela maioria dos seus membros. As reuniões são realizadas sempre em uma empresa do Polo, seguindo uma pauta de assuntos levantados com antecedência pelos conselheiros. Um facilitador, externo ao Conselho mas acolhido por este, coordena as discussões sem interferir nas opiniões do grupo. As conclusões e recomendações são registradas em Ata, enviada posteriormente para os conselheiros, para os dirigentes do Polo e para os coordenadores do Programa Atuação Responsável das empresas.
O Conselho Comunitário Consultivo apenas discute, em reuniões, assuntos de interesse mútuo das empresas e da comunidade, não desenvolve atividades práticas.
Para fazerem parte do Conselho, o COFIC e os próprios Conselheiros convidam pessoas dos segmentos mencionados, sendo voluntária a aceitação por parte das mesmas. É desejável     um     equilíbrio     numérico  entre  as representações de Camaçari e Dias D'Ávila. A vaga de conselheiro não pertence à instituição eventualmente representada pelo mesmo.
4- Em triunfo o sistema do conselho comunitário é o mesmo ?
Sim, a dinâmica do Conselho Comunitário em Triunfo é o mesmo das outras localidades.

5- Quais atividades educativassão desenvolvidas pelo NUDEC ?

O NUDEC significa Núcleo de Defesa Comunitária. São grupos organizados para participar de atividades educativas e preventivas sobre os riscos existentes na atividade de transporte de produtos químicos através de dutos. Os membros dos NUDEC são representantes de instituições formais ou informais existentes na comunidade. Essa composição é estratégica e visa maior representatividade e poder de penetração.

Na intenção de melhor servir e atender a comunidade do entorno dos dutos, foi elaborado o projeto “Caminhos para a Auto-sustentabilidade”, composto por atividades como: formação para cidadania, escolinha de futebol, escolinha de dança, percussão e grupos de produção na Dutovia e outros projetos sociais no Etenoduto: formação de liderança comunitária, assistência técnica agrícola, horta escolar, serigrafia, meliponicultura e artesanato, que corre paralelo ao Programa de Comunicação de Riscos, fortalecendo a interação entre as comunidades e a empresa, além de apoiar os moradores destes locais na busca de melhores condições de vida. Todas as atividades descritas acima foram desenvolvidas também ao longo do ano de 2009.

6- Em Alagoas, como funciona de maneira prática a atividade de relações institucionais da Braskem com a comunidade ?
Nós trabalhamos a partir de parcerias, doações e patrocínios baseados nos três pilares prioritários para Braskem como Educação Ambiental (Ecovela, Cinturão Verde, Lagoa Viva, etc), Promoção Cultural (Grupo musical Clave de Sons, Baianas, Fandangos, etc) e Inclusão Social (+ Geração de trabalho e renda). Além de acompanhamento de projetos, intermediação entre os órgão públicos locais e a comunidade através de reuniões com a AMAPO ( Associação de Moradores e Amigos do Pontal) e CCC ( Conselho Comunitário Consultivo), enfim uma relação bem próxima de vizinhos parceiros unidos por um bem maior que a vida útil desta empresa, da comunidade e das Alagoas.

7- Por que em Paulínea não existe atividades de relacionamento comunitário ?
A Braskem está criando um Parque da Amizade em Paulínia, e neste momento todos os esforços na região estão voltadas à este desenvolvimento.

8- Ao ler sobre os principais projetos socio ambientais desenvolvidos por vocês noto, numa primeira leitura, que os mesmos não atingem efetivamente as comunidade impactadas pelas atividades da Petroquimica. Isto procede ou os projetos são para a comunidade ?

Acreditamos que os projetos agregam nas comunidades impactadas pelas nossas operações.


9- No relatório não está especificado, mas quanto foi investido nas atividades socio ambientais ? Quanto foi oriundo de dedução fiscal e quanto não ?

Dentre nosso projeto sócio ambientais, apenas o projeto de reciclagem no sul conseguiu incentivos ficais, por meio do ICMS. Todos os outros foram investimento privado Braskem.


André Leonel Leal
Desenvolvimento Sustentável
Sustainable Development
Braskem S.A.


Nenhum comentário:

Postar um comentário