quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Bunge - O relatório parece interessante, mas as informações são muito superficiais.


Olá amigos,

Após ver uma propaganda do balanço social da Bunge numa revista do Valor econômico, resolvi ler o material.

Achei o material bom, mas muito superficial, as coisas são apresentadas de maneira que ainda gera dúvidas, as coisas são faladas, mas tudo fica muito no ar. Fiquei com muitas dúvidas e quando estamos com dúvidas (como ensinou minha professora da 4ª série - Tia Cotinha ), temos que perguntar !

Então...

Segue abaixo meus questionamentos encaminhados a BUNGE. Nossa equipe espera a resposta.

Prezados,
Acabo de ler o relatório de sustentabilidade de vocês, mas ainda tenho algumas dúvidas com relação ao processo de gestão de sustentabilidade de vocês e gostaria de saber se seria possível vocês me responderem.

1 - O relatório de vocês afirma que "A empresa possui oito usinas de cana-de-açúcar. Somadas, as unidades têm capacidade de processar aproximadamente 21 milhões de toneladas de cana por ano." Com base nesta afirmação eu não vi no relatório nenhum dado sobre como são tratados os trabalhadores rurais dessas usinas, qual a qualidade de vida dessas pessoas ? Sabemos que essas pessoas sofrem muito no corte de cana e não vi nenhuma abordagem direta neste sentido no relatório. Vocês poderiam explanar melhor ?

2- Sobre a cana ainda, existe algum trabalho com a comunidade do entorno dessas usinas, pois a época de safra causa um impacto social imenso nessas comunidades, na questão de saúde pública, violência, uso inadequado dos caminhões nas vias públicas, além do cheiro e da fuligem das queimadas. Como funciona o trabalho de vocês com relação a esses problemas ? Não vi nada no relatório sobre isto.

3- Sobre o excedente de energia das usinas que é distribuído para os municípios (como vocês afirmam no relatório), isto é feito gratuitamente? Não entendi.

4- Sobre desenvolvimento local, vocês afirmam: "Desenvolvimento regional onde a empresa atua Além dos indicadores sociais completos, bem como parcerias com fornecedores locais e mão de obra regional, a empresa enfatizou os estudos para desenvolvimento regional das novas operações de Açúcar & Bioenergia." Mas ao ler os dados vocês afirmam que em 2009, a Bunge realizou 95,1% de suas compras de fornecedores locais (nacionais). DUVIDA.... Locais vocês dizem Brasil ???
Vocês não acham que o Brasil é algo muito grande para vocês interpretarem como local? Quanto efetivamente é trabalhado no âmbito local ? Local que digo é uma região de um estado (Tocantins por exemplo) e não o Brasil, pois é muito fácil dizer que 95 % é local quanto temos em escala um país de dimensões continentais.


5 - Por que aumentou o consumo de energia não renovável de 2008 para 2009 em 2% ?

6 - Vocês afirmam que incluiram novas cláusulas, que promovem maior respeito à legislação ambiental e aos direitos humanos. Quais são essas clausulas textualmente ? Vocês poderiam informar ?

7 - Vocês afirmam  que "a Bunge promove consultas públicas, interagindo com as comunidades e outros públicos de interesse em suas operações, a fim de identificar ações necessárias para gerar riqueza compartilhada nos locais onde atua." Que tipo de resultado prático foi obtido com estas ações ? O que de concreto se conseguiu com a comunidade e com demais públicos neste processo de relacionamento ?

8- Vocês afirmam que "A realização do Workshop de Sustentabilidade, com participação de vários setores (academia, investidores, certificadores, associações e representantes da sociedade civil), foi outro marco para o aprimoramento da gestão e o alinhamento estratégico para os negócios." Vocês poderiam explicar melhor os resultados práticos dessas ações e efetivamente por que isto foi um "marco" para a empresa ?

9- No que foi aplicado as doações realizadas pela mantenedora (Bunge Brasil) no valor de R$ 5.479.446,65 ? Qual tipo de projeto sustentável e não assistencialista isto foi empregados e quais resultados foram obtidos ? A reforma da escola e casas em Santa Catarina estão neste valor ? Pois vocês afirmam que "A empresa evita o assistencialismo e investe em parcerias e projetos sustentáveis."

10 - Quais foram os resultados efetivos do fechamento da unidade de POnta Grossa. O que aconteceu com os empregados ?

11 - Por que a rotatividade de empregados chegou a 84% entre homens no setor de fertilizante ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário