sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Petrobras - Excelente relatório, mas que nos faz refletir sobre o futuro.

Olá Amigos,
Véspera de Natal, mas o blog Testando os Limites não para.
O relatório avaliado de hoje é o da Petrobras. Não pretendia ler este relatório tão cedo, mas já que recebi uma cópia impressa ( o que facilita muito a leitura) resolvi ler com calma um material de 160 páginas.
Fiquei impressionado com a qualidade do relatório. Juntamente com a Natura, foi um se não o melhor relatório que li até agora. Negócio profissional, não brincam em serviço.
Em análise, digo para vocês que em termos de reportar dados o relatório é excelente, no entanto, como sustentabilidade não vive só de passado, mas principalmente de futuro, o relatório apresenta algumas informações que intrigam como será a gestão da empresa daqui pra frente se continuar agindo da forma que está.
Pensando nisto, resolvi fazer alguns questionamentos a ouvidoria da empresa mais pensando no futuro da gestão desta empresa.
Segue abaixo o que foi encaminhado.

Prezados,
Acabo de ler o relatório de sustentabilidade da Petrobras e realmente fiquei impressionado com a qualidade do material e dos dados apresentados, bem como caráter profissional com o qual são tratadas as informações. O texto é claro, de fácil entendimento e compreensão de todo o processo de gestão da empresa.
No entanto, ao ler o material, o que me deixou intrigado não foi o que foi reportado no relatório, bem como o que já está sendo desenvolvido pela empresa (que se comparado com qualquer organização brasileira está muito acima da média), mas o que vem no futuro e como a empresa vai encarar os desafios da sustentabilidade.
A matriz de materialidade apresentada por vocês, na minha opinião, apresentam perigosos gaps na gestão da empresa que poderão gerar problemas graves no futuro.
Visto o crescimento extraordinário da empresa nos próximos anos fico curioso em saber como a empresa tratará no futuro alguns pontos de reflexão apresentados na matriz contida no relatório:
1- Porque uma empresa que está tão interessada em desenvolvimento sustentável e que trabalha prioritariamente com um produto tão finito quanto o petróleo não se preocupa com o ciclo de vida dos produtos (item 66 da matriz de materialidade) e nem com o consumo consciente (item 38 da matriz de materialidade) ?
2- Como investidor, gostaria de saber qual o plano futuro para que os gestores da Petrobras se importem com os investidores minoritários (item 3 da matriz de materialidade) ? 
3 - Por que a empresa não possui tanto interesse na geração própria de energia para consumo interno, visto que a Petrobras é uma empresa de energia?(item 34 da matriz de materialidade)
4- Visto que a empresa busca manter um crescimento avassalador, a demanda por recursos humanos será também muito grande. Por que, mesmo sabendo deste problema e desta necessidade estratégica, a empresa não se preocupa com a gestão do clima interno (item 11 da matriz de materialidade) e com a carreira dos empregados (item 42 da matriz de materialidade) ? Isto é revelado tanto na matriz de materialidade quando nos índices de satisfação dos empregados que estão em 60%, valor muito baixo para uma empresa que oferece tanto para os empregados como afirmado no relatório.
Já que a transparência (item 7 da matriz de materialidade) é o ponto mais importante da relação da empresa com a sociedade, gostaria muito de receber as respostas sobre os meus questionamentos.
Aguardamos resposta !
Feliz Natal para todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário