quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

AMBEV - Em busca de uma resposta.


Olá Amigos,

Até agora não recebemos nenhuma resposta da AMBEV com relação ao seu relatório.
Conversamos com a jornalista, mandamos e-mail e fomos até clippados dentro do sistema deles de monitoramento de mídia (a estatística do google em nosso blog me contou), mas até agora nada de resposta.
Visto que a proposta deste blog é testar os limites, nossa equipe teve a nobre missão de descobrir o nome e contato do diretor da Ambev para o tema de sustentabilidade.
Graças ao oráculo Google e uma noção básica de pesquisa e cruzamento de informações, descobrimos que o diretor é o Sr Sandro Bassili (canal no twitter @sbassili) e com muito custo conseguimos o e-mail dele, onde repassamos os questionamentos encaminhados para a jornalista Fernanda.

Espero que desta vez as respostas cheguem.

Prezado Sr Sandro Bassili,


Acabo de ler o relatório de sustentabilidade da Ambev ano 2008 e estou com algumas dúvidas e gostaria de saber se a empresa pode responde-las.
Segue abaixo os questionamentos:
1- Vocês poderiam serem mais específicos em qual tipo de valor vocês pretendem criar para a sociedade ? Pois na missão da Ambev isto não está claro, visto que o foco da empresa é somente a geração de vínculos focados em marca, produto ou serviço, pois como vocês afirmam na pag 13 A "missão é a razão de ser da empresa".

2- Na cultura da empresa, vocês poderiam explicar melhor o que significa o termo "tolerância zero" dentro do conceito de sustentabilidade aplicado pela empresa ?


3- Não encontrei dentro dos 10 príncipios qualquer menção direta a atividades de gestão sustentável por parte da organização (pag 14). Vocês poderiam serem mais explicitos nesta relação ?


4- Ao analisar as questões de sustentabilidade da empresa, vocês afirmam na pag 18 que dentro da perspectiva econômica vocês buscam : "gerar valores econômicos para todos os nossos acionistas diretamente e para a sociedade, por meio do pagamento rigoroso de todos os impostos". Vocês realmente acreditam que vocês estão fazendo o melhor para a sociedade simplesmente pagando "rigorosamente" os impostos ? Isto não é somente uma obrigação legal ? Toda empresa não tem que fazer isto ? Que retorno para a sociedade isto tem além do obvio ? 

5- Noto que na sustentabilidade, toda a questão dita social e ambiental são somente processos internos, o modelo de gestão não está descolado da sociedade ?

6- Quantos porcento do faturamente é investido em campanha de consumo consciente com crianças e adolescentes, a atividade foi citada no relatório mais sem dados quantativos e mensuração de resultado. Onde posso obter esses dados ?


7- Qual a razão da emissão dos gases de efeito estufa subir de 644.902,4 (ton) em 2007 para 586.739.655 (ton) em 2008. O aumento foi brutal !! Por quê ?

9- Sobre a comunidade (pag 56) existe algum projeto efetivamente estruturante com as comunidade e não somente doações ? Qual o monitoramente que a empresa faz desses recursos, quais resultados realmente foram obtidos com o apoio da empresa ? 
10- Existe algum trabalho de comércio justo com os produtores de guaraná e cevada do Brasil para evitar exploração e atravessadores ?
11- Vocês poderiam divulgar os dados quantitativos de atividade da ouvidoria da empresa ? Como as manifestações são tratadas ? Existe algum trabalho contra ações ligadas a assédio moral de empregados ?
 
Desde já agradeço pela atenção.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário