quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Natura - Em busca de uma resposta.



Como aconteceu com a CPFL, ainda não obtivemos a resposta da Natura com relação ao relatório apesar de ser um ótimo material.
Seguindo o procedimento adotado no caso da Ambev, descobrimos o nome do diretor de sustentabilidade desta empresa e encaminhamos os nossos questionamentos.
Aguardamos as respostas do Sr Moacir Salzstein .


Segue abaixo a cópia do e-mail.

Prezado Sr Moacir Salzstein,

No mês de Setembro eu li o relatório de Sustentabilidade da Natura e registrei algumas dúvidas com relação ao material.
Visto que até a presente data não obtive resposta e ao pesquisar na internet vi que o Sr é o responsável pela área de sustentabilidade desta empresa, tomei a liberdade em te encaminhar as referidas dúvidas que fiz para o SAC.

Agradeço pela atenção, e espero obter essas respostas.

Segue abaixo o e-mail encaminhado na íntegra ao site da Natura:

Acabo de ler o relatório de sustentabilidade de vocês e confesso que fiquei impressionado com a qualidade do material, bem como a disponibilização e transparência dos dados.

O material apresentado efetivamente revela o quanto o modelo de gestão da empresa está alinhado com o desenvolvimento sustentável.

No entanto, apesar do material ser muito esclarecedor, ainda tenho algumas dúvidas que gostaria de saber se podem ser sanadas:

1- Na etapa 1 do processo da Natura, quais mecanismos a empresa adota para evitar que atravessadores explorem a comunidade amazonica para obtenção de matéria prima a custos muito baixos ?

2- As metas de 2008 que eram de divulgar os princípios de relacionamento com fornecedores e comunidades do entorno foi atingida em 2009 ?

3- Existe previsão de quando será possível divulgar o indicador de desenvolvimento da comunidade do entorno ?

4- As reclamações da ouvidoria na américa latina, que o relatório afirma que são orindas de questões comportamentais ligadas a gestão de pessoas. Eu não entendi muito bem esta parte, vocês poderiam explicitar melhor ? Estas reclamações são oriundas de um choque cultural ?

5- Sobre os fornecedores, as 19 manifestações na ouvidoria sobre processos de concorrência, gestão de contrato, negociação e pagamento foram consideradas procedentes pela empresa ?

6- Sobre o clima de ambiente de trabalho, vocês poderiam explicar melhor a frase contido no relatório na pag 23 que diz: "Acreditamos que não se trata de evoluir alguns pontos percentuais, mas mudar de patamar na percepção de nossos colaboradores".
Não entendi muito bem o teor desta frase.

7- Conforme informa o relatório de 2008, houve um aumento nos acidentes, ainda não temos o relatório de 2009 na rede, mas já foi sanado este problema ?

http://scf.natura.net/Conteudo/Default.aspx?MenuStructure=16 (como o site não registra protocolo - este foi o link onde registrei o questionamento )

Nenhum comentário:

Postar um comentário