quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Bunge responde - Conclusão: Fale com quem manda.



Amigos,

Fiquei impressionado. A estratégia de mandar um e-mail para os diretores da empresa causa um efeito de boa vontade das pessoas IMPRESSIONANTE.

Vocês acreditam que em menos de duas horas eu recebi todas as respostas aos questionamentos encaminhados a Bunge ?

Algumas respostas não foram lá conclusivas ou elucidativas, pois muitas respostas eles me convidam para ler o relatório (eu li o relatório e por isto perguntei ), mas pela velocidade que veio, foi até que um tanto quanto impressionante.

Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Este ditado se confirmou hoje.

Segue abaixo as respostas da empresa:

1 - O relatório de vocês afirma que "A empresa possui oito usinas de cana-de-açúcar. Somadas, as unidades têm capacidade de processar aproximadamente 21 milhões de toneladas de cana por ano." Com base nesta afirmação eu não vi no relatório nenhum dado sobre como são tratados os trabalhadores rurais dessas usinas, qual a qualidade de vida dessas pessoas ? Sabemos que essas pessoas sofrem muito no corte de cana e não vi nenhuma abordagem direta neste sentido no relatório. Vocês poderiam explanar melhor ?
 
No relatório, procuramos deixar claro que a expansão no setor sucroalcooleiro é algo recente e, apesar de ter acontecido no início de 2010, reportamos o que já estava sendo feito na questão de governança. Especificamente sobre a questão trabalhista, descrevemos que a Bunge é signatária de pacto com a sociedade e governo, para melhoria das condições trabalhistas do setor. Maiores informações específicas do setor serão melhor abordadas em nosso próximo relatório, visto que teremos trabalhado na gestão dessa área de negócio por um pouco mais de tempo.De todo modo, infelizmente talvez não esteja clara a localização de informações mais completas em nosso relatório, pois elas estão lá. Para facilitar sua navegação, sugerimos que acesse o seguinte link: http://www.bunge.com.br/sustentabilidade/2010/pt-br/cadeia-de-valor/index.html

2- Sobre a cana ainda, existe algum trabalho com a comunidade do entorno dessas usinas, pois a época de safra causa um impacto social imenso nessas comunidades, na questão de saúde pública, violência, uso inadequado dos caminhões nas vias públicas, além do cheiro e da fuligem das queimadas. Como funciona o trabalho de vocês com relação a esses problemas ? Não vi nada no relatório sobre isto. 

 
Estas informações fazem parte da gestão Bunge nas áreas e, realmente, ainda não foram colocadas no relatório visto que nossa expansão deu-se durante o ano 2010, conforme explicitamos no relatório e na resposta anterior. Para adiantar-lhe, informo que temos estudos segmentados sobre cada grupo de usinas, permitindo que possamos interagir com as comunidades locais e, juntos, definirmos quais os projetos prioritários os quais a empresa está empregando recursos e esforços desde a instalação de operações. Esse assunto poderá ser melhor abordado em nosso futuro relatório.

3- Sobre o excedente de energia das usinas que é distribuído para os municípios (como vocês afirmam no relatório), isto é feito gratuitamente? Não entendi. 

 
Existe uma legislação específica para regulamentar esse uso e distribuição. Seguimos o disposto na lei. O impacto positivo é a geração de energia, possibilitando que a mesma chegue em novas praças.

4- Sobre desenvolvimento local, vocês afirmam: "Desenvolvimento regional onde a empresa atua Além dos indicadores sociais completos, bem como parcerias com fornecedores locais e mão de obra regional, a empresa enfatizou os estudos para desenvolvimento regional das novas operações de Açúcar & Bioenergia." Mas ao ler os dados vocês afirmam que em 2009, a Bunge realizou 95,1% de suas compras de fornecedores locais (nacionais). DUVIDA.... Locais vocês dizem Brasil ???
Vocês não acham que o Brasil é algo muito grande para vocês interpretarem como local? Quanto efetivamente é trabalhado no âmbito local ? Local que digo é uma região de um estado (Tocantins por exemplo) e não o Brasil, pois é muito fácil dizer que 95 % é local quanto temos em escala um país de dimensões continentais.

 
Conforme informações anteriores e exposto no relatório, os indicadores técnicos não se aplicam ao nogócio de Açúcar & Bioenergia. A empresa atua, há mais tempo, no negócio Fertilizantes, Agribusiness, Alimentos & Ingredientes. Os dados reportados são referentes à média das áreas de negócio e os critérios adotados estão explicados nos capítulos e tabelas referidas.

5 - Por que aumentou o consumo de energia não renovável de 2008 para 2009 em 2% ?

 
Conforme explicado na página http://www.bunge.com.br/sustentabilidade/2010/pt-br/cadeia-de-valor/efeitos-climaticos/index.html, gráfico EN3, a queda deveu-se a menor produção na área de alimentos, que é a que mais consome esse tipo de energia. De todo modo, os índices da Bunge continuam muito acima da média nacional.

6 - Vocês afirmam que incluiram novas cláusulas, que promovem maior respeito à legislação ambiental e aos direitos humanos. Quais são essas clausulas textualmente ? Vocês poderiam informar ? 

 
A informação sobre esse tipo de relacionamento com nossos fornecedores primários está em http://www.bunge.com.br/sustentabilidade/2010/pt-br/cadeia-de-valor/agricultura-sustentavel/index.html
no item "Sanções"

7 - Vocês afirmam  que "a Bunge promove consultas públicas, interagindo com as comunidades e outros públicos de interesse em suas operações, a fim de identificar ações necessárias para gerar riqueza compartilhada nos locais onde atua." Que tipo de resultado prático foi obtido com estas ações ? O que de concreto se conseguiu com a comunidade e com demais públicos neste processo de relacionamento ?


Sugerimos a leitura do capítulo http://www.bunge.com.br/sustentabilidade/2010/pt-br/relacionamento-com-nossos-publicos/index.html, as informações solicitadas poderão ser melhor conhecidas no referido capítulo.

8- Vocês afirmam que "A realização do Workshop de Sustentabilidade, com participação de vários setores (academia, investidores, certificadores, associações e representantes da sociedade civil), foi outro marco para o aprimoramento da gestão e o alinhamento estratégico para os negócios." Vocês poderiam explicar melhor os resultados práticos dessas ações e efetivamente por que isto foi um "marco" para a empresa ? 


Trata-se do primeiro Workshop específico que realizamos para o negócio de Açúcar & Bioenergia. Foi, assim, um marco e envolveu os dirigentes de negócio, associando os projetos às questões de sustentabilidade. Foi uma alinhamento estratégico muito importante para a empresa.

9- No que foi aplicado as doações realizadas pela mantenedora (Bunge Brasil) no valor de R$ 5.479.446,65 ? Qual tipo de projeto sustentável e não assistencialista isto foi empregados e quais resultados foram obtidos ? A reforma da escola e casas em Santa Catarina estão neste valor ? Pois vocês afirmam que "A empresa evita o assistencialismo e investe em parcerias e projetos sustentáveis." 


Existe todo um capítulo a respeito de nosso investimento social privado. Sugerimos a leitura em http://www.bunge.com.br/sustentabilidade/2010/pt-br/relacionamento-com-nossos-publicos/index.html

10 - Quais foram os resultados efetivos do fechamento da unidade de POnta Grossa. O que aconteceu com os empregados ? 


Conforme descrito, a empresa comunicou os envolvidos de forma transparente. Foi feito o trabalho de reaproveitamento de funcionários e auxílio na realocação, quando possível. Alguns, ainda, foram mantidos para manutenção das instalações. De toda forma, a Bunge já anunciou a reabertura da unidade.

11 - Por que a rotatividade de empregados chegou a 84% entre homens no setor de fertilizante ?


Sua pergunta chamou minha atenção para um dado importante. Pedi uma análise completa da área responsável e, tão logo seja realizada, poderei informá-lo com mais propriedade. De toda forma, uma vez que as demais respostas foram endereçadas, prefiro enviar-lhe esta mensagem de imediato visto o histórico de atraso apontado emsua comunicação.


Atenciosamente,
Michel HR Santos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário