sexta-feira, 3 de junho de 2011

Samarco - Deixou muito a desejar no relacionamento com as comunidades



Olá Amigos,

Hoje publico as respostas encaminhadas, depois de muito custo em obtê-las, pela mineradora Samarco.

Como evidencia o relatório e comprovado com as respostas encaminhadas pela empresa, o resultado realmente deixa a desejar.

O primeiro ponto que acho muito ruim foi o fato de “vender” projetos oriundos de compensação ambiental como GRANDES PROJETOS de responsabilidade social.

Vamos deixar claro, ações de compensação, como o próprio nome já diz é para compensar por algo ruim que a empresa vai fazer e que foi OBRIGADA a executar por meio de um TAC (termo de ajuste de conduta) assinado com o ministério público.

A empresa não faz isto porque tem bom coração e isto não ficou claro no relatório. Para nossa equipe denota uma falta de transparência.

Outro ponto de melhora por parte de uma mineradora é a responsabilidade maior em gerar emprego nas comunidades do entorno da empresa, bem como consumir produtos e serviços desses locais, algo ainda muito fraco.

Também o que precisa ser melhorado é o programa de relacionamento comunitário, que para uma indústria tão impactante deixa muito a desejar. Para uma mineradora isto tinha que ser muito mais completo e consistente.

Segue abaixo as respostas da empresa.

Boa Leitura a todos.

1- Sobre os projetos abaixo, foram usados recursos da empresa ou algum acordo de compensação ambiental?

As obras abaixo (listadas pelo senhor) estão em andamento ou já foram entregues e têm vínculo com termo de compromisso ou condicionantes da Samarco:

- Construção de Centro Esportivo na Comunidade de Mãe-Bá, em Anchieta (ES) – A obra foi iniciada em 2010, e está prevista para ser inaugurada em setembro de 2011, em atendimento ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

- Construção de Estação de Tratamento de Esgoto em Mãe-Bá – A obra foi entregue em 2009, para atender ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

- Reforma e ampliação do Hospital do Mepes (Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo), em Anchieta (ES) – A obra foi inaugurada em abril de 2011 e recebeu investimentos de mais de R$ 8 milhões, para atender ao Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

- Reforma da Escola Municipal Santo Antônio, no município de Ponte Nova (MG) – Em todos os municípios por onde passa o mineroduto, a Samarco realiza obras sociais. A reforma da escola em Santo Antônio, entregue em 2009, foi uma das iniciativas da empresa para compensar o impacto de construção da 2ª linha do mineroduto.


2- O número de empregados caiu de 2.032 para 1.987, de 2008 para 2009. Esse número já mudou em 2010? Vocês afirmaram que as demissões não são ligadas à crise, mas uma rotatividade normal. Mas ao se calcular a rotatividade foi de mais de 2% e não 0,35% como revela o quadro da pág. 52.
O cálculo encontrado na página está correto. A base utilizada pela Samarco para chegar a esse número é feita mensalmente, ao longo de todo o ano. Essa taxa segue os padrões de referência da BHP Billiton Monthly Report.


3- Das novas contratações, apenas 7,7% são das comunidades vizinhas. Isso não é muito pouco?
De fato, os números não foram muito bons e isso está relacionado à falta de profissionais qualificados no entorno da empresa. A Samarco pratica o que está descrito na Política de Recrutamento e Seleção, que orienta que a companhia priorize a contratação de mão de obra local, desde que atendam aos requisitos de qualificação e critérios definidos no perfil das vagas.

É importante ressaltar que a Samarco realiza um forte trabalho de capacitação e qualificação da mão de obra local, como forma de aproveitar, ainda mais, as pessoas que residem nas comunidades próximas às operações da mineradora, tanto para trabalhar na companhia, como em projetos de expansão e empresas contratadas. A tendência é que esse número aumente a cada ano.


4- Por que as horas de treinamento caíram tanto em 2009?
Em 2009, a Política de Desenvolvimento e Capacitação dos empregados foi repensada, com o objetivo de focar na qualidade dos investimentos em detrimento da quantidade. Foram priorizados temas relevantes e estratégicos para o momento, considerando-se a sustentabilidade do negócio e o fortalecimento dos profissionais para os desafios futuros. Mesmo com essa queda, mantivemos o número acima da média anual do Brasil que é 38,8.


5- Qual foi a razão dos acidentes subirem numa escala 0,9 para 1,36 em 4 meses. O que aconteceu?

Em 2009, no período de abril a julho, tivemos um (1) acidente classificado. Vale ressaltar que, apesar da taxa mensal de abril a julho ter valores entre 1,09 e 1,36, nos demais meses fechamos com índice zero, proporcionando no ano o valor de 0,49 (bem menor que nos anos anteriores).

 

 

6- Por que a taxa de gravidade dos acidentes subiu de 26 para 60 de 2008 para 2009?
A taxa de gravidade é calculada com base nos dias perdidos por afastamento. Dessa forma, em 2008 tivemos 290 dias perdidos por afastamento (CPT*).
Em 2009, tivemos 612 dias perdidos por afastamento (CPT). Esses 612 dias incluem 270 dias debitados (NBR 14280) devido à perda a partir da falange medial dos dedos mínimo e anular em um acidente com afastamento ocorrido neste ano, aumentando significativamente a taxa de 2008 para 2009.

* CPT: com perda de tempo


7- Vocês poderiam encaminhar uma ficha de MSDS (Material Safety Data Sheet) dos produtos para ver como é classificado?
Sim, a ficha segue em arquivo anexo.


8- Por que os gastos com fornecedores locais caíram de 35% para 22% de 2008 para 2009?
Em função da crise econômico-financeira vivida nesse período, a Samarco priorizou somente compras e serviços essenciais às nossas operações.


9- Sobre comunidades, qual o critério para definir que uma pessoa é líder comunitária? É uma relação formal (pessoa jurídica de uma associação de moradores) ou a pessoa que detém um apoio social da comunidade?
O líder comunitário é aquele que desempenha um papel de destaque em sua localidade, visando o seu desenvolvimento. Ele pode ser um presidente de uma organização formalmente constituída, como a associação de moradores, ou uma pessoa que, por seu perfil articulador, seja considerada líder pelos moradores.

10- Vocês trabalharam com 148 líderes comunitários e 1.810 pessoas no entorno do mineroduto, mas vocês afirmam também que existem 75 comunidades com 680 mil pessoas. Não são poucas as pessoas que vocês se relacionam, se pensarmos em toda a população atendida? Esta pesquisa de qualidade no atendimento da comunidade não está com viés metodológico?

Os números de 148 líderes comunitários e 1.810 pessoas dizem respeito às comunidades localizadas diretamente na Faixa de Servidão dos Minerodutos, o que exclui muitos centros e sedes dos municípios, uma vez que os minerodutos, na grande maioria da sua extensão, estão instalados em zonas rurais. Já o número de 75 comunidades e 680 mil pessoas diz respeito ao total de comunidades e habitantes dos municípios que se relacionam diretamente com a Samarco.

 

É importante ressaltar que a Samarco possui uma Política de Investimento Institucional e Social (PIIS), que apoia projetos e iniciativas com foco na educação, geração de renda e empreendedorismo. Em 2010, por meio da PIIS, mais de 36 mil pessoas e 185 instituições se relacionaram com a empresa.

 

11 - Em termos de comunicação com a comunidade, vocês trabalham somente com jornal? Vi no mapa que a área de trabalho é muito grande e a tiragem do jornal é de 3000 exemplares. Isso não é muito pouco?
O diálogo social acontece de forma estruturada e contínua. A publicação periódica para as comunidades – o boletim Lado a Lado – é uma das ações desse processo. As principais ações de diálogo praticadas pela Samarco são: encontros com lideranças, encontros com comunidades, programa de visitas, Fórum de Acompanhamento das Licenças Ambientais da Samarco (FALAS) e os Comitês de Relacionamento. As iniciativas estão detalhadas nas páginas 75 a 77 de nosso relatório de 2009. Além disso, entendendo que o diálogo deve ser amplo e que devemos abarcar um número maior de pessoas, mantemos uma Central de Relacionamento, composta por um telefone gratuito (0800 031 23 03) e um canal na internet, o Fale Conosco (www.samarco.com/Fale Conosco).

Em 2010, as iniciativas de Diálogo Social mobilizaram cerca de 8 mil pessoas.


12- Por que aumentou tanto a captação de água nova entre 2007 e 2009?
Conforme informado no Relatório Anual de Sustentabilidade da Samarco de 2009 – na página 88 - esse aumento deve-se ao fato da entrada em operação do Projeto Terceira Pelotização.


13- Por que na matriz de materialidade a empresa não dá tanta importância aos relacionamentos com sindicatos e desenvolvimento de fornecedores locais?

Esse resultado não quer dizer que a empresa não dá importância a determinado tema, mas são assuntos/temas que já estão mais consolidados na rotina da companhia. O resultado da matriz nos ajuda na definição dos temas que são preferenciais, e daqueles que necessitam maior atenção e oportunidades de melhoria. Para chegar a esse resultado, a Samarco consulta diversos públicos, como empregados, fornecedores, clientes e comunidade.

 

 

Fontes: Gerência de Desenvolvimento Social, Gerência Geral de Suprimentos, Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho, Gerência de Desenvolvimento de Pessoas e Gerência de Comunicação Empresarial

Nenhum comentário:

Postar um comentário