segunda-feira, 20 de junho de 2011

Copersucar. Em termos de sustentabilidade esta empresa ainda trabalha no conceito de Casa Grande e Senzala.


Olá amigos,

Acabamos de receber a resposta da Copersucar. Realmente ficamos felizes com o atendimento da empresa, principalmente da equipe de assessoria de imprensa, mas a resposta......

As vezes me pergunto porque as pessoas acham que outras são ingênuas ou algo assim. A resposta enviada foi uma das mais sem pé nem cabeça que recebi nos últimos tempos (acho que só perde para a resposta do Corinthians )

Ficaria mais bonito a empresa afirmar...... Olha, o nosso relatório realmente está fraco, o que fizemos foi um tiro no pé, pois achávamos que isto fosse somente uma ferramenta de Marketing Verde e nada mais.

Se tivesse recebido uma resposta desta eu aplaudiria esta empresa de pé, mas isto só pode acontecer em sonho.

As perguntas que fizemos estão embasadas em realidades de pessoas que vivem todo o dia os impactos da indústria da cana no interior de São Paulo e sabemos que por mais "ambientalmente correto" o etanol é visto hoje, as atitudes das usinas de cana de açucar não são nada sustentáveis, a relação casa grande e senzala construída desde o século XVI ainda está presente nessas usinas, logicamente modernizadas e adaptadas aos discursos do século XX, mas ainda muito presente.

O vídeo abaixo revela bem esta afirmação em que denúncias de trabalho escravo foram divulgadas na região de Ourinhos-SP onde a Copersucar possui uma usina de cana de açucar.



Esta reportagem contradiz totalmente com a frase que encontrei no site da Copersucar que diz : Copersucar - Açucar e Etanol para um planeta sustentável (me emocionei com a frase).


Para comprovar isto que estamos falando, segue a resposta da empresa e nosso e-mail questionando a qualidade da mesma.

Boa leitura a todos.


Caro Roberto Leite,
Agradecemos a avaliação do Relatório de Sustentabilidade da Copersucar 2009/2010 e suas ponderações no questionário enviado. Como estudioso atento do tema Sustentabilidade, você é testemunha privilegiada da importância de se relatar os resultados empresariais integrando as dimensões econômica, social e ambiental.
Consideramos todos os seus questionamentos, tecnicamente pertinentes, e ressaltamos que a publicação do Relatório de Sustentabilidade Copersucar, seguindo as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI G3), no nível de aplicação B – GRI Checked, é uma expressiva demonstração do compromisso da empresa com a transparência da gestão e a incorporação da sustentabilidade à estratégia de negócio, de forma a criar valor para todos os públicos de relacionamento, abrangendo a sociedade como um todo. Desempenha, também, importante fator de engajamento das usinas associadas. Ressaltamos, ainda, que a Copersucar está comprometida com oprocesso de melhoria contínua de suas demonstrações, procurando aperfeiçoar a coleta e o tratamento dos dados e elevar o grau de controle e a confiabilidade das informações nos próximos relatórios.

Atenciosamente,

Maria Madalena Mangue Esquiaveto
Coordenadora de Sustentabilidade

NOSSA RESPOSTA

Prezada Maria Madalena,

Agradeço prontamente a sua resposta, realmente fico muito feliz com a atenção dispensada por toda equipe que me atendeu.



No entanto, não entendi dentre as diversas frases clássicas de "gestãones" como "engajamento", "criar valor", "processo de melhoria contínua", "controle" e "confiabilidade" se os questionamentos encaminhados por nossa equipe serão respondidas.

Assim, gostaria de saber se vocês responderão aos questionamentos levantados, caso não seja possível, gostaria de receber uma resposta mais direta.

Atenciosamente,

Roberto Leite



Um comentário:

  1. E ainda acham que empregando palavras e expressões difíceis em qualquer discurso vão conseguir manipular todos que lêem.. Infelizmente, uma grande porção da sociedade cai em toda essa ladainha.

    Bela contra-resposta Roberto Leite !

    ResponderExcluir