Olá Amigos,
Na semana passada recebemos as respostas do Mc Donald´s .
Para uma empresa de fast food, a resposta chegou num estilo slow answer . Esperava uma coisa no estilo bate pronto. Algo que não aconteceu.
Além da resposta demorar, também ficou vazio o discurso, as respostas foram muito vagas e sem conteúdo que comprovasse o que estavam falando. Parecia o Palocci no Jornal Nacional, disse muito, mas não disse nada.
Não ficou claro como a empresa garante a rastreabilidade e o controle da soja consumida pela rede e no caso dos trabalhadores faltou detalhar melhor esta ascensão da carreira, dizer que existem executivos que foram atendentes remete ao mito do Office Boy que virou Presidente.
Precisamos de dados. Quantos % dos empregados tiveram uma chance real na empresa ?????? Esta resposta evidenciou realmente que o Mc Donald´s está para dar uma passadinha mesmo. Reforço que isto não é ilegítimo, mas tem que ficar claro em sua comunicação com a sociedade.
Sobre o Mc dia Feliz, a empresa malufou total !!! Não respondeu nada com nada, em nenhum momento apresentou dados e resultados quantitativos capazes de justificar que esta ação é realmente uma ação social maior que uma atividade mercadológica que busca lucro na venda de produtos sob um foco “social”.
Achei estranho o fato da empresa afirmar que não aumenta a venda do Big Mac no dia do Mc Dia Feliz. Quem visita os restaurantes neste dia nota um movimento muito grande em todas as lojas, tanto que muitos artistas globais "voluntários" aparecem para ajudar (se notarem a resposta 7.4 entra em contradição com a 7.5).
A imagem abaixo não deixa mentir, pois não é todo sábado que vemos uma loja do Mc Donald´s lotada de gente como as fotografias abaixo revelam:
Faltou realmente dados quantitativos que comprove as afirmações, tudo ficou na retórica vazia.
Dúvida ainda paira no ar infelizmente. Acho que não é só o Ronald que é palhaço nesta história.
Reforço que nossa equipe não condena o Mc Dia Feliz, longe disto, sabemos que muitas crianças são salvas pela atitude dos consumidores e por isto mesmo, por envolver a boa fé das pessoas que gostaríamos de uma resposta mais transparente por parte da empresa.
Segue abaixo as respostas do Mc Donald´s.
Boa Leitura a todos.
1 Vocês possuem algum relatório completo de Sustentabilidade (modelo GRI) para leitura ? Não encontrei no site nada além de informações espalhadas.
A companhia está trabalhando para apresentar os resultados na área de sustentabilidade, em modelos reconhecidos. Em breve, o conteúdo será compartilhado externamente. Atualmente, informações de ações socioambientais podem ser acessadas no site (www.mcdonalds.com.br)
2 Quais os resultados efetivos da política dos 3 R´s nas empresa. Vocês já possuem dados quantitativos e qualitativos dessas ações ?
Para um processo eficiente, é necessário seguir processos de forma consistente. No momento, a companhia está na fase da conscientização e educação interna. Para a empresa, é extremamente importante que o público interno esteja devidamente integrado às ações propostas. No entanto, podemos destacar que, entre os projetos que envolvem os 3 Rs estão o programa Refazendo, que utiliza de forma sustentável todos os materiais promocionais dos pontos de venda, que são reaproveitados em meio a acessórios e dão suporte a uma cooperativa que envolve 50 famílias. Ainda há o Programa Biodiesel, em parceria com mais nove empresas, que está em expansão e vai permitir que a frota que abastece todos os restaurantes do Sistema utilize combustível de forma sustentável, a partir do óleo utilizado nos próprios restaurantes. Ainda há a coleta seletiva, o gerenciamento da redução de consumo de energia e água e o projeto de reutilização da água de condensação do ar condicionado de cada restaurante. Sem falar no restaurante localizado na Riviera de São Lourenço, litoral de São Paulo, que reúne todos os itens sustentáveis encontrados em diversos restaurantes, de forma integrada e possui o selo LEED.
3 Sobre o uso de materiais recicláveis, vocês poderiam definir melhor o que é para vocês o termo "de preferência" ?
Frase do nosso site:
- Dá preferência ao uso de materiais recicláveis em todas as suas etapas de operação.
A expressão é usada porque a empresa dá preferência ao uso de papel reciclável em suas embalagens. O plástico encontrado em copos, bandejas, canudos, tampas de copos, talheres, embalagens de salada, por exemplo, são recicláveis. O óleo utilizado para o preparo de alimentos, de origem vegetal, é também destinado à reciclagem. A empresa utiliza material reciclado de acordo com a legislação: caixas de papelão provenientes dos fornecedores, forro do teto do restaurante a partir de tubos de pasta de dente (a exemplo do restaurante da Riveira).
4 Como vocês garantem que a soja comprada por vocês não vem de área desmatada ? Como isto é auditado e verificado ?
A empresa dispõe de códigos de conduta firmado por seus fornecedores e processos de rastreabilidade que asseguram que o ingrediente não é proveniente de áreas protegidas. Inclusive, a marca tem uma parceria com o Greenpeace justamente sobre a moratória da soja, na qual apoia e incentiva a proteção do bioma Amazônia. Além disso, alguns fornecedores são signatários do pacto da erradicação da mão de obra escrava e da pecuária sustentável.
5- Por que a coleta seletiva só está nas lanchonetes de SP ?
Na verdade, já há processos de coleta seletiva em outros mercados, a exemplo de Porto Alegre. Como uma empresa que dispõe de uma ampla cadeia produtiva e de pontos de venda distribuídos em 23 estados brasileiros, a companhia tem investido na expansão do projeto, com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Para isso, é preciso desenvolver e executar processos que garantam uma coleta efetivamente sustentável, com fornecedores adequados e dentro dos processos legais. Vale complementar que todos os funcionários são treinados para orientar os clientes sobre o descarte do lixo nos restaurantes que possuem coletores de materiais orgânicos e recicláveis. A empresa conta com o serviço de uma empresa responsável pelo recolhimento, separação e entrega do lixo para cooperativas cadastradas.
6 Já sobre qualidade no trabalho, foi registrado que a empresa é uma das melhores para se trabalhar, mas como a empresa pode ser vista assim (http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI164117-17445,00-AS+MELHORES+EMPRESAS+GPTW.html), se o turn over de 84 % ? Não seria melhor ser vista como a melhor empresa para dar uma passadinha ?
A empresa é reconhecida por ser uma das maiores no Brasil e na América Latina que oferece oportunidade de primeiro emprego. Além disso, também é reconhecida no setor pela qualidade em treinamento e capacitação, como diversos cursos, entre eles o de técnico de qualidade, em parceria com o SENAC. Outro ponto é que uma parcela significativa dos executivos começou nos restaurantes e muitos atendentes seguem carreira na empresa, o que demonstra que a rede dispõe de reais chances de crescimento e oportunidades.
7- Sobre o Mc dia Feliz:
7.1 - Quando é investido em Publicidade na Campanha do Mc dia Feliz do Mc Donald´s, incluindo não só a veiculação, mas a produção dos comerciais e das peças de comunicação de um modo geral.
A empresa conta com muitos parceiros. Na campanha McDia Feliz, todo o sistema é envolvido - funcionários, fornecedores e franqueados. Além do sistema, instituições beneficiadas, empresas e artistas, doam materiais ou o tempo de dedicação à causa.
7.2- Quanto foi arrecadado na última campanha do MC dia feliz de 2010 para as instituições ?
Em 2010, foi arrecadado o valor de R$ 13 milhões, revertidos para dezenas de instituições brasileiras de tratamento e prevenção ao câncer infantojuvenil.
7.3- Quantos lanches foram vendidos no dia do Evento no Brasil todo ?
Foram vendidos 1.438.581 Big Mac. Todo o valor da venda, exceto impostos, é revertido à campanha.
7.4- Qual é a média de vendas desses lanches em dia comum no Brasil ?
Não há uma grande variação. Até porque, as pessoas que apoiam a causa concentram-se na compra do Big Mac, justamente porque sabem que a venda neste dia é revertida às instituições que tratam do câncer infanto-juvenil.
7.5- Quantos porcento de aumento nas vendas desses lanches ocorre no Mc dia Feliz?
Há, obviamente, um aumento na venda do Big Mac, cuja renda é revertida para a causa do câncer infanto-juvenil.
7.6- Quanto realmente vai para as entidades descontando os impostos ?
Exceto os impostos, toda a renda obtida com a venda do Big Mac é revertida às entidades. Em alguns mercados, os governos estaduais também apoiam a campanha e isentam neste dia a cobrança do ICMS, ampliando o valor arrecadado às instituições.
7.7- O lucro da bebida e da batata que acompanham a maioria dos lanches da campanha vão para as entidades ou fica com o Mc Donald´s ?
Conforme é difundido há 23 anos no Brasil, a campanha McDia Feliz consiste na renda obtida da venda do Big Mac, exceto impostos. As pessoas que optam por apoiar a campanha podem comprar somente o sanduíche ou ainda adquirir vales antecipados de Big Mac ou ainda adquirir itens das instituições, como camisetas, bonés. Tudo é voltado para o apoio a estas entidades.
7.8- Se o lucro desses acompanhamentos fica com o MC Donald´s, quanto ele ganha a mais nesses produtos com esta campanha que em dias normais ?
Não há variação de consumo dos acompanhamentos, justamente porque as pessoas apoiam a campanha de diversas formas: seja por meio do trabalho voluntário, ou pela aquisição de vales antecipados do Big Mac, ou da compra apenas do Big Mac ou ainda de acessórios oferecidos pelas instituições. Dessa forma, os outros produtos oferecidos pela rede aos consumidores ficam em menor evidência neste dia, e não há uma significativa variação de consumo em relação aos demais dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário