sexta-feira, 10 de junho de 2011

Será que o Pão de Açucar realmente é lugar de gente feliz ?


Olá Amigos,

Acabamos de ler o relatório do grupo Pão de Açucar.

Realmente se compararmos com os relatórios de outras redes de supermercado, o trabalho é melhor que os outros, mas no âmbito da sustentabilidade isto deixa muito a desejar, pois como vocês sabem o trabalho desenvolvido pelas redes de supermercado não são tão bem fundamentados.

Os pontos mais divergentes são as relações com os trabalhadores que nos leva a dúvida de saber se realmente esta empresa é um lugar de gente feliz, o grau de investimento em projetos socias, satisfação dos clientes e gestão dos impactos ambientais.

Pois bem, vocês podem notar que a lista é grande, assim, segue abaixo o e-mail encaminhado para a área de relacionamento com o investidor, área de responsabilidade social da empresa (este e-mail voltou apesar de ser o canal oficial de contato presente no relatório) e assessoria de imprensa.

Ficamos no aguardo.

Prezados,


Sou Roberto Leite, editor do Blog "Testando os Limites da Susntentabilidade" e acabo de ler o balanço de sustentabilidade 2010 de vocês.


No entanto, apesar de ser um material interessante e bem completo se comparado com outras redes de supermercado, ainda assim tenho algumas dúvidas. 

Gostaria de saber se vocês podem responder os questionamentos abaixo.


1- Como a norma ISO 26000 foi referência para o Grupo Pão de Açucar (GPA), se a mesma entrou em vigor somente em dezembro de 2010 ?

2- Nos valores da empresa está incluso o "Nossa Gente" onde vocês afirmam que se preocupam com a qualidade de vida e motivação dos seus empregados, no entanto, não foi apresentado no relatório nenhum resultado efetivo de pesquisas de clima organizacional que comprove esta questão como valor. Assim pergunto:
O Pão de Açucar realmente é um lugar de gente feliz ? Como isto pode ser provado ?

3- A sustentabilidade foi incluída na base da gestão do GPA, no entanto, na gestão de risco da empresa, em nenhum momento é avaliado os riscos relativos a uma gestão não sustentável. Isto não é uma contradição na gestão da empresa ?

4- Vocês afirmam que " Todos os colaboradores do GPA devem ser conscientizados e capacitados a decidir e atuar de forma sustentável". Como isto é efetivamente realizado e quais resultados efetivos dessas ações ?

5- A pergunta também de refere a política 3: "O GPA incentiva a atuação em sustentabilidade de todos os colaboradores em sua vida pessoal e demais papéis sociais"

6- Como a política 1 com os fornecedores "A prática da sustentabilidade ao longo de cada cadeia em que o GPA atua deve resultar em ganhos de eficiência (com
redução de custos, desperdícios e riscos), novas oportunidades de negócio e impactos sociais e ambientais positivos" é efetivamente realizado com resultados conclusivos desta política ?

7- Vocês afirmam que promovem iniciativas de inclusão social no GPA e para isto citam o programa Jovem Aprendiz e o programa para emprego de deficientes. Visto que isto é uma exigência legal, como o GPA afirma que isto é uma inciativa da empresa ?

8- Por que o sistema de Feedback do GPA atingiu somente 13.517 colaboradores em um universo de mais de 70 mil ? Isto não contradiz a afirmação que diz : "não basta apenas oferecer treinamento, é preciso fazer um acompanhamento periódico do desempenho das equipes".

9- Como um grupo de lojas registra um número tão alto de óbitos de empregados 8 (de 2008 a 2010). Como morre tanta gente assim em uma atividade praticamente sem risco?

10- Quanto o GPA investe em projetos esportivos e sociais na comunidade ? Visto que vocês afirmam que isto é uma atividade planejada, gostaria de saber quantos % do faturamento é investido em atividades sociais e se isto realmente é um investimento ou o recurso é oriundo de dedução fiscal.

11- Nas questões de sociedade vocês falam muito a palavra "ENGAJAMENTO". Vocês poderiam definir qual o sentido desta palavra para o GPA e como isto é refletido em resultados práticos e quantificáveis ? O mercado possui metodologias para isto, vocês aplicam alguma ?

12- Vocês falam que fazem uma pesquisa de satisfação com os clientes, mas não apresentaram os resultados. Os clientes estão satisfeitos ? Os clientes enxergam o GPA como um lugar de gente feliz ?

13- No caso do programa MAIS vocês afirmam que o número de usuários de sacolas ecológicas saltou de 40 mil para 97 mil. Como vocês afirmam isto categoricamente ? Somente com base na venda dessas sacolas na loja ou vocês possuem um registro efetivo de uso na boca do caixa ?

14- Vocês possuem algum plano futuro de barrar fornecedores que não adotem políticas de responsabilidade social ?

15- Quantos % das carnes vendidas pelo GPA são rastreáveis ?

16- A idéia de loja verse é somente um conceito ou o GTA pretende fazer isto em todas as lojas no médio e longo prazo.

17- Quando as caixas verdes estarão presentes em todas as lojas do grupo ?

18- Por que o consumo de energia primária de fontes não renováveis está aumentando tanto ? Isto é reflexo de um programa de expansão sem uma gestão sustentável do uso racional de energia ? Este raciocínio pode ser empregado também nas questões de consumo de água e esgoto ?

19- Por que a utilização de substancias destruidoras da camada de ozônio subiu tanto de 2009 para 2010 ? Isto também é reflexo de uma possível deficiência na gestão sustentável dentro de um plano de expansão.



Pergunta da Reporter : O que faz você feliz, possui um apelo comercial, mas isto é verdadeiro ????

Veja a resposta do Sr Paulo Pompilio - Diretor de Responsabilidade Social do Grupo Pão de Açucar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário