segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pão de Açucar. Pode ainda não ser um lugar de gente feliz, mas o pessoal trabalha para isto.


Olá Amigos,


Depois de muito, mas muito trabalho em conseguir uma resposta (acho que o Pão de Açucar só perde para Ford para se obter os contatos) o Grupo Pão de Açucar respondeu (GPA).


Fiquei satisfeito com a qualidade e sinceridade das respostas, pois é isto que nosso grupo espera das empresas, não buscamos empresas perfeitas, mas que revelem seus problemas e como estão fazendo para supera-los.


Ao ler as repostas, acredito que faltaram dados mais quantitativos para reforçar alguns posicionamentos e principalmente deixar mais claro no relatório os riscos da gestão de sustentabilidade para o GPA.


Segue abaixo as respostas e em seguida o nosso e-mail encaminhado a assessoria de imprensa do GPA.


Boa Leitura a todos.



Caro Roberto, bom dia. Parabenizamos pelo seu blog e agradecemos o contato.
Seus questionamentos foram compartilhados com todas as áreas envolvidas da empresa e levamos alguns dias para obter todas as respostas, razão da demora em lhe retornar – aproveito e peço desculpas por esse período. Com base nas informações recebidas, a área de Sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar desenvolveu as respostas e esperamos com elas atender às suas expectativas em relação ao detalhamento das informações. Caso ainda tenha algum ponto, nos mantemos a disposição.  


1- Como a norma ISO 26000 foi referência para o Grupo Pão de Açucar (GPA), se a mesma entrou em vigor somente em dezembro de 2010? 
O nosso Relatório sempre trata do ano fechado (janeiro a dezembro), porém para termos todos os dados fechados, a redação e finalização dele acontece sempre no ano seguinte. Com isso apesar da ISO ter entrado em vigor no final de 2010, conseguimos usá-la na confecção do material que foi escrito no começo de 2011.

2- Nos valores da empresa está incluso o "Nossa Gente" onde vocês afirmam que se preocupam com a qualidade de vida e motivação dos seus empregados, no entanto, não foi apresentado no relatório nenhum resultado efetivo de pesquisas de clima organizacional que comprove esta questão como valor. Assim pergunto: O Pão de Açucarrealmente é um lugar de gente feliz? Como isto pode ser provado?
Ser um lugar de gente feliz é uma proposta de valor para o Grupo Pão de Açúcar, e alcançar este patamar demanda de nós atenção e trabalho constante e incansável. As políticas e práticas de Gestão de Gente existem para buscarmos este ideal. Ele faz parte do nosso dia a dia e das nossas decisões. Para nos ajudar a direcionar melhor as iniciativas, retomamos a gestão do clima organizacional em 2009, quando voltamos a realizar a Pesquisa de Clima, ou de Engajamento. Ela nos deu uma série de insumos para trabalharmos de forma mais efetiva e direcionada na melhoria das condições para nossos colaboradores. Por exemplo, implementamos ações como a ampliação da licença-maternidade para seis meses, apagar das luzes da sede às 19h30 para incentivar nossos colaboradores a não estenderem a jornada de trabalho, ampliamos a folga de liderança em lojas aos finais de semana, reduzimos o tempo de contratação de novos colaboradores. E outras iniciativas estão sendo estudadas para implementação breve. A pesquisa que avaliará as evoluções será implementada neste ano. 

3- A sustentabilidade foi incluída na base da gestão do GPA, no entanto, na gestão de risco da empresa, em nenhum momento é avaliado os riscos relativos a uma gestão não sustentável. Isto não é uma contradição na gestão da empresa?
Os riscos de uma gestão não sustentável são avaliados em todas as tomadas de decisão, e são eles que direcionam a execução, o desenvolvimento de novos projetos, e revisão de processos periodicamente dentro da empresa.

4- Vocês afirmam que "Todos os colaboradores do GPA devem ser conscientizados e capacitados a decidir e atuar de forma sustentável". Como isto é efetivamente realizado e quais resultados efetivos dessas ações?
Na grade de capacitação temos um treinamento de integração para todos os colaboradores onde são apresentadas todas as iniciativas de sustentabilidade realizadas pelo GPA. Além disso, os colaboradores passam por capacitações específicas relacionadas às ações existentes na sua loja / Bandeira. (ex. Caixa Verde, WS Sustentabilidade Pão de Açúcar, outros) outras ações correlacionadas ao tema são as capacitações para conscientização dos colaboradores para evitar desperdícios (redução das quebras e ações de redução de despesas).
Todas as iniciativas desenvolvidas pelo GPA ou por meio de suas bandeiras são apresentadas em todos os canais de comunicação internos, todos os colaboradores que entram na organização passam por uma apresentação sobre políticas, diretrizes e projetos de sustentabilidade, e eventualmente estes colaboradores recebem treinamentos específicos com entidades reconhecidas sobre o tema em questão.

5- A pergunta também de refere a política 3: "O GPA incentiva a atuação em sustentabilidade de todos os colaboradores em sua vida pessoal e demais papéis sociais"
Assim como comunicamos para todos os nossos colaboradores todas as iniciativas que desenvolvemos, incentivamos o envolvimento com os seus familiares, e colocamos a disposição de todos os projetos em questão.

6-  Como a política 1 com os fornecedores "A prática da sustentabilidade ao longo de cada cadeia em que o GPAatua deve resultar em ganhos de eficiência (com redução de custos, desperdícios e riscos), novas oportunidades de negócio e impactos sociais e ambientais positivos" é efetivamente realizado com resultados conclusivos desta política?
Temos um programa forte em nossa cadeia de fornecedores para incentivar e influencia-los para uma atuação mais sustentável e que tragam benefícios para todas as partes.  Um exemplo deste tipo de ação é o premio Top Log, que ao longo do ano todo possui indicadores de controle sobre os fornecedores para medir os resultados das entregas, em questão de tempo, sustentabilidade, qualidade, entre outros aspectos.

7- Vocês afirmam que promovem iniciativas de inclusão social no GPA e para isto citam o programa Jovem Aprendiz e o programa para emprego de deficientes. Visto que isto é uma exigência legal, como o GPA afirma que isto é uma iniciativa da empresa? 
Consideramos as iniciativas dos programas numa visão geral, incluindo programas exigidos por lei e de cunho social. Entendemos que os programas exigidos por lei, não deixam de ter um caráter social, pois a forma com que cada empregador se relaciona com seus colaboradores é o que de fato vai fortalecer sua cultura de inclusão social. Promover o respeito e ter em nosso time pessoas jovens, com e sem deficiência, idosos, e outros grupos que representam a nossa sociedade é atuar em prol da diversidade, independente da legislação. As iniciativas do grupo se referem a contratação, desenvolvimento e retenção dos profissionais dos diferentes programas que temos atualmente. 

8- Por que o sistema de Feedback do GPA atingiu somente 13.517 colaboradores em um universo de mais de 70 mil? Isto não contradiz a afirmação que diz : "não basta apenas oferecer treinamento, é preciso fazer um acompanhamento periódico do desempenho das equipes".
O Pão de Açúcar possui um processo estruturado de avaliação e acompanhamento de desempenho de seus funcionários. Este processo é anual e acontece para funcionários de todos os níveis da empresa. No ano de 2010 o índice de feedback realizado foi de 93%. 

9- Como um grupo de lojas registra um número tão alto de óbitos de empregados 8 (de 2008 a 2010). Como morre tanta gente assim em uma atividade praticamente sem risco?
A companhia tem como um de seus valores fundamentais a segurança dos colaboradores, prestadores de serviços e clientes que circulam em nossas lojas e demais estabelecimentos. O lamentável número de 08 óbitos ocorrido entre os anos de 2008 a 2010, corresponde a uma taxa de lesão de 0,00009 acidentes por homem/hora, numa população de cerca de 76.000 colaboradores
Dos 08 acidentes mencionados, 05 foram acidentes de trajeto em que os colaboradores estavam em veículo particular (a maioria moto). A Companhia ciente da sua função social faz constantemente palestras de conscientização no trânsito, direção defensiva e ações para prevenir esse tipo de ocorrência.
Nos 03 casos restantes, 01 ocorreu com prestador de serviços em 2008 e desde então, reforçamos os procedimentos de controle dos mecanismos de Segurança do Trabalho das empresas que nos prestam serviços.
Ao passo, que nos únicos 02 casos de óbito de colabores da Companhia em atividade ligada ao trabalho no período de 2008 a 2010, todas as responsabilidades foram apuradas e foram adotadas todas as medidas necessárias para evitar que qualquer sinistro ocorra, com reforço nas ações de orientação, capacitação e reciclagem.
Em todos os casos, a Companhia prestou toda a assistência necessária às famílias do colaborador. 

10- Quanto o GPA investe em projetos esportivos e sociais na comunidade ? Visto que vocês afirmam que isto é uma atividade planejada, gostaria de saber quantos % do faturamento é investido em atividades sociais e se isto realmente é um investimento ou o recurso é oriundo de dedução fiscal. 
O valor que o Instituto GPA recebe todos os anos, é oriundo de incentivo fiscal referente 2% do lucro operacional do GPA.
Os investimentos esportivos não são oriundos de dedução fiscal, a definição de quanto será investido ao longo do ano nesta área é definido juntamente com o planejamento estratégico da empresa, e não possui um valor pré-definido relacionado ao faturamento da empresa.

11- Nas questões de sociedade vocês falam muito a palavra "ENGAJAMENTO". Vocês poderiam definir qual o sentido desta palavra para o GPA e como isto é refletido em resultados práticos e quantificáveis ? O mercado possui metodologias para isto, vocês aplicam alguma?
Quando nos referimos à Nossa Gente, Engajamento, para nós, é sinônimo de gestão de clima. Adotamos os conceitos mais alinhados às tendências atuais neste setor, que definem como Engajamento não só a satisfação do colaborador com o ambiente de trabalho e suas ferramentas, mas a sua disposição em empenhar-se pelo sucesso da Cia. Com a Nossa Gente, o engajamento é avaliado pela Pesquisa de Clima, que atualmente é rodada a cada dois anos. 

12- Vocês falam que fazem uma pesquisa de satisfação com os clientes, mas não apresentaram os resultados. Os clientes estão satisfeitos? Os clientes enxergam o GPA como um lugar de gente feliz?
Para avaliação da satisfação dos nossos clientes, realizamos estudos anuais com cada bandeira do Grupo e em 2010, as nossas marcas, de uma escala de 0 a 10, atingiram média de 8 pontos de satisfação, nível nacional. Esse é um percentual que leva em consideração todo o ciclo de compra/ experiência dentro das lojas: preço, forma de pagamento, produtos, atendimento, ambiente e estrutura, localização e conveniência. Consideramos uma nota boa, mas sempre buscamos pontos de melhoria, para elevar nossos índices de satisfação.  

13- No caso do programa MAIS vocês afirmam que o número de usuários de sacolas ecológicas saltou de 40 mil para 97 mil. Como vocês afirmam isto categoricamente? Somente com base na venda dessas sacolas na loja ou vocês possuem um registro efetivo de uso na boca do caixa?
Dentro do Programa Mais temos uma ação de incentivo ao uso de sacolas retornáveis para estes clientes, pontuando aqueles que fazem uso das sacolas. Com esta iniciativa conseguimos contabilizar quais são os  clientes da nossa   base que fazem uso deste produto.  

14 - Vocês possuem algum plano futuro de barrar fornecedores que não adotem políticas de responsabilidade social?
O principal objetivo do GPA é de estimular o consumo consciente em toda a sua cadeia e a transformação desta cadeia. Com isso, caso tenhamos fornecedores que não adotem políticas de responsabilidade social, o nosso primeiro passo será tentar influenciá-los para que a partir deste contato possam passar a aderir e praticar ações de sustentabilidade.

15 - Quantos % das carnes vendidas pelo GPA são rastreáveis?
Hoje somente as carnes Taeq possuem rastreabilidade desde a genética (inseminação) - estas somam 5% das vendas das carnes bovinas. O produto esta presente hoje em 250 lojas no Brasil e devem ser incrementadas neste ano, de 55 mil para 65 mil vacas inseminação, o que vai elevar essa participação provavelmente em mais 1 ponto percentual no próximo ano, e assim continuaremos no ritmo sustentável com esse Conceito.  Além disso, os fornecedores de carne do GPA possuem rastreabalidade em seu processo produtivo. 


16- A idéia de loja verde é somente um conceito ou o GPA pretende fazer isto em todas as lojas no médio e longo prazo. 
Sim, a idéia é que todas as lojas novas e as reformadas tenham iniciativas verdes, seja nas construções sejam no equipamento de loja e inclusive na sua operação.  

17- Quando as caixas verdes estarão presentes em todas as lojas do grupo? 
A ideia é chegar em 100% das nossas lojas do Pão de Açúcar até o final de 2012.

18- Por que o consumo de energia primária de fontes não renováveis está aumentando tanto? Isto é reflexo de um programa de expansão sem uma gestão sustentável do uso racional de energia? Este raciocínio pode ser empregado também nas questões de consumo de água e esgoto?
O crescimento de consumo de energia primária de fontes não renováveis (óleo diesel) no relatório se deu pela melhor apuração de dados em relação ao ano anterior. A contabilização das despesas dentro dos sistemas evoluiu e permitiu uma melhor coleta de dados. Isto vale também para as informações de água e esgoto onde não tínhamos a centralização das contas na nossa sede. O que temos feito é ampliar a aquisição de fontes de energia renováveis.


19- Por que a utilização de substancias destruidoras da camada de ozônio subiu tanto de 2009 para 2010? Isto também é reflexo de uma possível deficiência na gestão sustentável dentro de um plano de expansão.
Várias iniciativas desenvolvidas pela companhia geraram este aumento, segue abaixo as explicações detalhadas:
. em 2010 um acréscimo de 31 lojas novas, que apresentaram aumento de ocorrência de vazamento de gás refrigerante
. em 2010 um total de 24 lojas que sofreram grandes reformas ou viradas de bandeira que, em razão de acréscimo e remanejamento do frio alimentar apresentaram necessidade de utilização de gás refrigerante.
. melhora no procedimento de controle e utilização da quantidade de gás refrigerante, o que proporcionou informações que antes não identificávamos.
. apesar da manutenção preventiva em nossas lojas, o parque instalado sofre com a ação do tempo, o que proporciona a incidência de vazamentos, elevando o nível de consumo do gás refrigerante.

 Atenciosamente,

Paula Pedrão
Relações com a Imprensa

NOSSA RESPOSTA

Prezada Paula,

Agradeço e muito sua atenção em nos responder. Fiquei satisfeito com as respostas e isto realmente está condizente com o que esperava do GPA. Como cliente deste grupo posso sentir isto no dia a dia da empresa.

Somente dois pontos que vejo como relevantes e que deveria ser melhorado.

Primeiro: Melhorar a canal de comunicação para esclarecer dúvidas sobre questões institucionais. Confesso que foi um inferno obter o contato de vocês, tive que fazer várias pesquisas no google, twitter, facebook e linkedin para encontrar um canal sem passar pelo burocrático e travado sistema do site Fale Conosco que trata especificamente de relações de consumo dos clientes com suas respectivas lojas.

Segundo: Um ponto importante que deve estar no relatório do ano que vem é a gestão de risco ligado a sustentabilidade de maneira explícita dizer que está sendo avaliado sem deixar claro no papel denota uma falta de compromisso na gestão ao meu ver.

Solicito também dados mais quantitativos, tudo parece ainda estar na boa intenção, mas vejo que vocês estão trabalhando para isto.

Continuem neste caminho.

Roberto Leite.

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