sexta-feira, 17 de junho de 2011

ESTADÃO - Um Grupo de Comunicação reportando suas ações sustentáveis

Olá Amigos,


Nesta semana li o balanço social do Grupo Estado.


Achei interessante ver como um importante veículo de comunicação discute esta questão e ao ler o material eu achei interessante.


Foi muito boa a abordagem do grupo e sua principal preocupação com a informação, no entanto, isto parece que funciona somente da porta pra fora, pois os resultados de gestão internos da empresa estão muito fracos, principalmente no campo ambiental e na qualidade de vida dos trabalhadores.


Visto que este grupo é um veículo de imprensa, resolvemos entrevista-los para saber algumas respostas. 


Vamos ver como se comporta a pedra quando vira vidraça.......


Segue abaixo os questionamentos que encaminhamos ao setor de comunicação interna (responsável pelo relatório) sobre o relatório do grupo Estado.


Prezada Margaret Moraes,

Sou Roberto Leite, editor do blog "Testando os Limites da Sustentabilidade" e escrevo para parabenizar vocês pelo relatório de responsabilidade corporativa do grupo Estado.

Gostei muito do material, o texto está muito interessante e o conteúdo atrativo. Para um veículo de comunicação, vocês realmente atendem o compromisso de informar o cidadão e oferecer novos canais de interação com a sociedade.

Mesmo assim, visto que a proposta do nosso blog é testar os limites, notamos que no campo ambiental e principalmente na área de recursos humanos os dados apresentados ainda apresentam algumas dúvidas e por isto encaminhamos os questionamentos abaixo:

1- Qual foi a razão do grupo estado adotar o uso de uma termelétrica própria para a geração de energia ao invés de utilizar energia predominantemente de hidrelétrica fornecida pela Eletropaulo ?

2- Por que o consumo de água do grupo subiu tanto, principalmente de poços artesianos ?

3- Por que o volume de água reutilizada caiu tanto em 2010 ?

4- Por que vocês não possuem uma metodologia clara para medir a satisfação dos clientes ?

5- Por que a rotatividade dos jovens no grupo Estado é tão grande ? Não existe uma política de retenção de talentos ?

6- O jornalista está para o jornal o que o engenheiro está para uma construtura e um médico para um hospital. Assim pergunto: Por que este grupo de empregados é o menos treinado pela empresa ?

7- Qual a razão de vocês afirmarem que licença maternidade e paternidade é benefício ? Isto não é um direito ?

8- Qual a razão de uma empresa de comunicação possuir um índice tão alto de acidentes com afastamento ? Dados muito superiores a indústrias que apresentam alto riscos aos trabalhadores.

9- Por que as mulheres recebem bem menos que os homens em cargos de liderança dentro do grupo Estado ?

10 - Por que não está clara a gestão de desempenho dos empregados da empresa ?

11- Por que o grupo Estado com a força que possui nos meios de comunicação não auxilia no desenvolvimento de políticas públicas. Sabe-se que isto não acarreta em nenhum momento apoio político ou partidário, mas compromisso com a sociedade. Por que mesmo assim, o grupo opta por estar isento ao desenvolvimento social ?

Desde já agradeço pela atenção e aguardo a respostas para publicação em nosso blog.

Atenciosamente,

Roberto Leite.    

Um comentário:

  1. Prezados,

    Gostei muito da iniciativa do blog e já anotei para segui-lo. Como profissional da área social, já me fiz muitas vezes o mesmo tipo de perguntas sobre os relatórios sociais que leio. Acho uma boa proposta de trabalho do grupo, de maneira organizada e respeitosa, mas ao mesmo tempo crítica e tocando nos pontos mais sensíveis. É importante que as empresas entendam que não estão sendo criticadas pelo trabalho desenvolvido. O que não se quer é dar créditos para ações sem resultados efetivos ou ter a responsabilidade social como "palavras ao vento".

    Cheguei até o blog através da busca pelo balanço social do Estadão. Fica aqui uma sugestão: pq não disponibilizar no blog os links para os balanços publicados?

    Aguardo mais posts.

    Abraços

    M

    ResponderExcluir