segunda-feira, 23 de maio de 2011

MC Donald´s: Esperamos que essas ações sociais não sejam só uma jogada de Marketing


Olá Amigos,

Hoje resolvemos discutir as ações de sustentabilidade que ocorrem no varejo e atingem o consumidor diretamente e para isto escolhemos para iniciar este trabalho a rede de lanchontes Mc Donald´s.

Dentre as mais diversas ações socioambientais que vemos por ai na sociedade a filantropia é a que mais aparece.
Diferente de projetos estruturantes que ocorrem desenvolvidas por ONG´s com apoio de corporações, a filantropia possui o fim em si só. Receber determinados valores financeiros ou desenvolver atividades para um determinado fim.

Nada contra essas ações, mas temos que ser críticos para que as empresas não façam as pessoas voluntárias de "volunotárias", ou seja, que a boa vontade das pessoas não sejam ludibriadas em ações de lucro escondidas por traz de uma nobre motivação social.

Não estamos aqui para julgar, pois trabalhamos neste Blog com fatos, mas os resultados deste tipo de ação da empresa, bem como as demais atividades de sustentabilidade não estão claras e por isto questionamos o trabalho do Mc Donald´s.

Para reforçar nossa preocupação, no site da empresa não encontramos nenhum relatório que aborde de maneira clara e direta as ações de sustentabilidade, gerando uma série de dúvidas.

Assim, resolvemos encaminhar os questionamentos abaixo para saber qual a resposta da empresa para com essas dúvidas.

Tenham uma boa leitura.

Prezada Andreia Pontes,

Sou Roberto Leite, editor do Blog "Testando os Limites da Sustentabilidade" cujo o objetivo é avaliar a qualidade das ações ditas sustentáveis das organizações.

Visto que você é o contato de assessoria de imprensa do Mc Donald´s, gostaria de encaminhar a equipe de Responsabilidade Social da empresa alguns questionamentos.

Gostaria de saber se seria possível uma resposta, caso contrário, ficaria Mc feliz em receber qualquer manifestação, mesmo que negativa.

Segue abaixo os questionamentos.

Atenciosamente,

Roberto Leite.

1- Vocês possuem algum relatório completo de Sustentabilidade (modelo GRI) para leitura ? Não encontrei no site nada além de informações espalhadas.

2- Quais os resultados efetivos da política dos 3 R´s nas empresa. Vocês já possuem dados quantitativos e qualitativos dessas ações ?

3- Sobre o uso de materiais recicláveis, vocês poderiam definir melhor o que é para vocês o termo "de preferência" ?

4- Como vocês garantem que a soja comprada por vocês não vem de área desmatada ? Como isto é auditado e verificado ?

5- Por que a coleta seletiva só está nas lanchonetes de SP ?

6- Já sobre qualidade no trabalho, foi registrado na revista Época que a empresa é uma das melhores para se trabalhar, mas como Mc Donald´s pode ser visto assim (http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI164117-17445,00-AS+MELHORES+EMPRESAS+GPTW.html)com um turn over de 84 % ? Não seria melhor ser vista como a melhor empresa para dar uma passadinha ?

7- Sobre o Mc dia Feliz:

7.1 - Quando é investido em Publicidade na Campanha do Mc dia Feliz do Mc Donald´s, incluindo não só a veiculação, mas a produção dos comerciais e das peças de comunicação de um modo geral.

7.2- Quanto foi arrecadado na última campanha do MC dia feliz de 2010 para as instituições ?

7.3- Quantos lanches foram vendidos no dia do Evento no Brasil todo ?

7.4- Qual é a média de vendas desses lanches em dia comum no Brasil ?

7.5- Quantos porcento de aumento nas vendas desses lanches ocorre no Mc dia Feliz?

7.6- Quanto realmente vai para as entidades descontando os impostos ?

7.7- O lucro da bebida e da batata que acompanham a maioria dos lanches da campanha vão para as entidades ou fica com o Mc Donald´s ?

7.8- Se o lucro desses acompanhamentos fica com o MC Donald´s, quanto ele ganha a mais nesses produtos com esta campanha que em dias normais ?

2 comentários:

  1. oi achei ótimo o blog!
    mas queria saber se você tem idéias para tentar mudar isso.
    penso que mc donalds deveria ser mais sustentável.
    se tiver alguma idéia de implantação avise-me!

    ResponderExcluir
  2. Olá Cáá.

    Deixo este espaço para discussão. Vamos pensar em alguma coisa juntos ?

    ResponderExcluir