segunda-feira, 9 de maio de 2011

Parabéns Fiat pelo seu trabalho.


Olá Amigos,

Acabamos de ler o Balanço de Sustentabilidade da Fiat mundial ( http://www.fiatgroup.com/it-it/responsibility/rapp_sostenibilita/Documents/bilancio_sostenibilità_2009.pdf) e a revista especial da empresa (Mundo Fiat) sobre sustentabilidade.

Comparada as outras montadoras eu pessoalmente estou impressionado com a qualidade desta empresa, obviamente que ainda faltam alguns dados de gestão das atividades da Fiat Brasil, pois o relatório mundial não é tão claro em divulgar informações regionais.

Mas ao ler o material nacional, noto que a empresa está interessada nas questões socio ambientais sim, não só pelo discurso, mas principalmente pelas ações.

Eles possuem projetos muito interessantes, como o "Árvore da Vida" que busca o desenvolvimento social das comunidades. O projeto é tão interessante como  por exemplo a contratação de um Designer para ensinar artesãs a reaproveitas sobras do processo fabril para criar materiais muito interessantes. Projeto muito legal !!!.

Este projeto é tão interessante que é referência para a Fiat Mundial, Me deu orgulho como brasileiro saber disto ao ler o relatório mundial.

Para mostrar como gostei do projeto, pesquisei na internet sobre o árvore da Vida e achei esses vídeos bem legais:

Além do projeto social, eles possuem programas interessantes de educação para as pessoas não utilizarem o carro !!! Achei isto uma ousadia fantástica. Isto é ser socialmente responsável, saber qual o impacto de sua industria e ajudar a minimizar. Estou mesmo impressionado.

Posso resumir o modelo de gestão sustentável da Fiat nas palavras do seu diretor de sustentabilidade Windson Vieira Paz:

" É produzir sem desperdícios e com menos impacto ao meio ambiente, reduzindo a geração de resíduos e reciclando-os; é valorizar e tratar com e respeito todos os funcionários, contribuindo para seu aperfeiçoamento profissional e pessoal; é relacionar-se com a comunidade de modo construtivo, desenvolvendo programas de inserção social; é valorizar e relacionar-se de modo transparente com fornecedores, distribuidores, consumidores e sociedade. "
Claro que a empresa ainda possui alguns problemas que pode ser de gestão efetivamente ou de disponibilidade de dados, principalmente no clima organizacional da empresa e gestão de pessoas de um modo geral, qualidade de atendimento ao cliente e relacionamento com fornecedores.

Apesar dos excelentes dados apresentados, se comparamos esta empresa com outras montadoras, ainda sim levantamos alguns questionamentos que encaminhamos para o Sr Guilherme Pena, assessor de imprensa da Fiat:

Prezado Guilherme Pena,

Escrevo para agradecer a atenção da Fiat em atender aos questionamentos do nosso blog e prover as informações solicitadas.

Ao ler o relatório italiano e a revista mundo Fiat Brasil, notei que esta montadora realmente está muito a frente das outras empresas mundiais de automóvel, realmente dou os parabéns a toda esta empresa, pois o trabalho é muito bom.

No entanto, apesar de ter acesso a várias informações, senti falta de um relatório brasileiro no modelo GRI para poder compreender melhor as atividades da Fiat em nosso país. Vocês possuem algum projeto para fazer um relatório brasileiro no futuro ?

Ainda com base na leitura do relatório, gostaria de sanar algumas dúvidas:

1- O aumento das denuncias de violação do código de contuda da empresa de 2007 para 2009 foi por qual razão ? Aumento da fiscalização por parte da empresa ou uma maior displicencia pelos funcionários

2- Vocês afirmaram que estavam definindo o questionário de clima organizacional, não compreendi direto; a Fiat hoje não possui uma pesquisa de clima organizacional estruturado ? Caso tenha compreendido errado, vocês poderiam passar o índice de satisfação dos empregados no Brasil ?

3- Vocês concluiram o Guia Ambiental e de sustentabilidade para seus fornecedores ?

4- Ao ler o relatório, notei que o projeto árvore da vida só existe no Brasil, isto está correto ? Existe a possibilidade desta boa ideia brasileira ir para outros paises ?

5- O projeto educacional Iniziativa TechPro2 poderá um dia ser desenvolvido no Brasil ?

6- O relatório não especifica, pois os dados revelam apenas que o número de empregados na região do mercosul caiu 1,8% com relação a 2008 ? Este número reflete o caso da Fiat no Brasil ou aqui a empresa seguiu esta tendência de diminuição de postos de trabalho ?

7- Na região central e Sulamericana o número de mulheres é o menor de todo o grupo. Qual é esta relação no Brasil ?

8- O menor salário pago pela Fiat Brasil de acordo com o relatório é apenas 11% maior que o salário mínimo nacional, achei muito baixo pelo porte da empresa. Que tipo de profissional recebe este salário no brasil e quantos % da força de trabalho este tipo de profissional representa ?

9- De maneira geral os valores de investimento em formação dos empregados cairam muito na Fiat de 2008 para 2009.Esta tendência foi confirmada no Brasil ?

10 - Qual o índice de frequêcia, gravidade e mortalidade dos acidentes com os empregados acontecidos no Brasil, pois não há este dado no relatório.

11- O relatório diz que 41,1 % dos empregados na itália são sindicalizados. No Brasil este número é de quanto ?

12- O projeto BimbiSicuramente (http://www.bimbisicuramente.it) de segurança no trânsito para crianças realizado na Itália poderá ser implementado no Brasil ?

13- É possível disponibilizar os dados de atendimento ao cliente no Brasil tendo como base as informações contidas no balanço de sustentabilidade da Fiat Mundial (pag 145) ?

14- No Brasil quantos % dos fornecedores da Fiat possui a certificação ISO 14000 ?

15- Quanto a Fiat Brasil investiu na comunidade e em iniciativas comerciais ao impacto social do negócio, visto que mundialmente a empresa investiu 9.327.498 e 1.673.537 respectivamente.

Agradeço novamente pela atenção e aguardo o posicionamento da empresa.

Atenciosamente,

Roberto Leite.





Nenhum comentário:

Postar um comentário