quarta-feira, 11 de maio de 2011

Alcoa - Obrigado pelo empenho em nos responder



Olá Amigos,

No domingo a noite recebemos a resposta da Alcoa. Fiquei um tanto quanto triste, pois o pessoal ficou respondendo as nossas perguntas ao invés de curtir o dia das mães.

Bem..... Após o recebimento da resposta, a nossa equipe leu o todo o material e ficou muito satisfeita com o interesse e a disponibilidade da empresa em nos responder, no entanto, as respostas no campo ambiental e de segurança no trabalho não ficaram claras.

Ao lerem as respostas vocês poderão notar que apesar de haver respostas, tudo foi muito superficial e prolixo, destaque para as emissões atmosféricas, multas ambientais e índice de acidentes no trabalho.

No restante, notamos que as respostas foram adequadas e muitas vezes bem completas, o que denota que toda a empresa se empenhou muito em nos responder. Realmente a Alcoa busca manter um ótimo relacionamento com a sociedade.

Segue anexo a resposta encaminhada pela empresa. Boa leitura a todos.


1.       1- O presidente da Alcoa afirma que: “Em todos os casos a Alcoa demonstrou que crescimento responsável é possível sim, tornando realidade o engajamento dos stakeholders, além de buscar, de forma inteligente e agressiva, a minimização da nossa pegada ambiental. Em vários momentos e oportunidades ocorreram, nesse sentido, reconhecimentos de respeitáveis organizações e entidades que muito nos orgulharam.” No entanto no relatório não vimos isto de uma maneira tão clara. Vocês poderiam passar os dados concretos de melhora social e empregabilidade do Centro de Oportunidades e Informações? Vocês poderiam apresentar toda a pesquisa Ibope realizada em Juruti - PA?

A Alcoa acredita que o crescimento sustentável é possível e a empresa tem buscado desenvolver suas operações suportada por esta premissa. No entanto, entendemos que este é um caminho em construção e não há um modelo pronto e universal. O diálogo é a base deste caminho em construção.

No caso do projeto Juruti, além do estrito cumprimento de todas as condicionantes das nossas licensas de operações, buscamos desenvolver ações complementares para a melhoria da qualidade de vida da população local. Este conjunto de ações, que chamamos de Agenda Positiva, foi construído e vem sendo desenvolvido em parceria com sociedade de Juruti e a Prefeitura Municipal. As ações da Agenda Positiva são focadas nas áreas de saúde, educação, assistência social, segurança e justiça, cultura e infra-estruturas urbana e rural. Estas ações foram definidas a partir das demandas apresentadas nas reuniões preparatórias, audiências públicas, reuniões com lideranças comunitárias e poder público.

Entre as ações realizadas, vale destacar:
·         Saúde: construção do Hospital Comunitário de Juruti; reforma e ampliação do Hospital Municipal Francisco Barros; e reforma das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Palmeiras e Maracanã.
·         Educação: construção de 16 salas de aula em escolas municipais; e implantação de escola provisória do Senai, focada na capacitação da mão de obra local. Esta unidade será substituída pela escola definitiva, que está em fase de construção.
·         Assistência: construção da sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e da casa do Conselho Tutelar
·         Segurança e Justiça: reforma e ampliação na Delegacia de Polícia; construção do alojamento Polícia Militar; e aquisição de equipamentos de informática para Termo Judiciário
·         Infraestrutura: perfuração de poços; aquisição de caminhões compactadores de lixo; melhorias e reparos em ruas da cidade; melhorias do aterro sanitário atual; início da construção de aterro sanitário; estruturação do Núcleo Jabuti: arruamento, perfuração de poço e construção de escola, campo de futebol; construção de pontes; melhorias em estradas vicinais e ramais da comunidade de Santo Hilário

No que diz respeito à empregabilidade, a Alcoa busca privilegiar o desenvolvimento e a contratação da mão de obra local ou de regiões próximas, conforme demonstrativo abaixo. Vale destacar que o período entre 2006 e 2009 compreende a fase de construção da unidade (por este motivo possui um número superior de trabalhadores) e que os dados abaixo incluem empregos diretos e indiretos:

Ano
2006
2007
2008
2009
2010
Juruti
1.162
2.075
2.032
505
587
Outras cidades PA
636
2.539
654
564
775
Outros estados
400
1.128
2.093
294
276

Desde junho de 2006 a companhia mantém parceria com o Senai para o desenvolvimento de profissionais, com um nível de aproveitamento destes alunos nos quadros da Alcoa é de 50,24%.

Em pesquisa realizada pelo Ibope em 2010, o índice de favorabilidade sobre a presença da empresa no município de Juruti cresceu dois pontos percentuais se comparado à pesquisa realizada em 2009, aumentando de 89% para 91%. Este índice contempla as opiniões favoráveis e neutras. Se consideradas apena as favoráveis (totalmente a favor e parcialmente a favor), o índice de favorabilidade é de 49% e neutralidade 42% em 2010.

Estes dados consideram a opinião de 670 pessoas, sendo 53% homens e 47% mulheres, pertencentes em sua maioria às classes E (49,4%), D (19%) e C (11%), com média de idade de 38 anos. A mesma pesquisa revela ainda outros dados:

·         No município de Juruti (PA) ocorre a alta mobilidade social entre as duas medidas, alinhada à realidade brasileira nos últimos anos:
o   classes CD crescem de 30% para 40% em detrimento da diminuição da classe E (68% para 49%)
·         Ascensão em termos de classificação social (Critério Brasil) provocada pelo aumento na posse de itens de conforto de maior valor, tais como tevê, geladeira, freezer e banheiro, mas também ratificada pelo aumento real na renda média familiar entre os dois anos (de R$ 480 para R$ 750)
·         Não se observam diferenças significativas no nível de ocupação da população entre 2008 e 2010 (da ordem de 2/3 aproximadamente), tampouco no nível de escolaridade – mais da metade dos moradores têm até o ensino fundamental completo
·         O nível de informações que a população considera ter sobre a Alcoa em Juruti é de 41% (pessoas que se declaram bem ou mais ou menos informados)
·         A origem dessas informações se dá, em grande nas das associações de bairro e reuniões nas próprias comunidades
·         Ainda no tema comunicação, os veículos da Alcoa têm se mostrado eficientes para informar a população. No entanto, ainda não chegam a todos os moradores
·         São e continuam sendo percebidos espontaneamente como pontos mais positivos da Alcoa a geração de empregos e a pavimentação urbana:
o   moradores urbanos reforçam esta posição e destacam também a construção e reforma de hospitais da cidade
o   positivamente, moradores da área de influência direta destacam o aumento no número de escolas e a construção de estradas como vantagens vindas ‘ no pacote’
·         Supostas agressões ao meio ambiente são o lado mais vulnerável da Empresa, tanto pelo desmatamento quanto pela poluição
o   para os ‘urbanos’, além do meio ambiente, a violência, a super população e o trânsito também são fontes de preocupação de críticas, já que interferem mais diretamente em seu cotidiano
·         Apesar disso a grande maioria não nega a importância da Alcoa para o desenvolvimento de Juruti e do Pará (acima de 70%)
·         Críticas à parte, mais de 50% da população reconhece que a vinda da Alcoa para Juruti provocou mudanças positivas em suas vidas e, outra boa parcela (38%) pensa que se não trouxe vantagens, tampouco desvantagens
·         Corroborando o reconhecimento que se faz à Alcoa nas diversas áreas, as ações específicas promovidas pela empresa são consideradas de alto impacto positivo na vida da população:
o   das 33 ações estimuladas, 32 tiveram avaliação superior a 80% na percepção de melhora – exceção à construção do Hospital Municipal de Juruti, ainda assim muito bem avaliado (70%)
·         A imagem da Alcoa permanece estável e positiva na grande maioria dos atributos testados.

2.       2- Qual a porcentagem de compras efetuadas junto a fornecedores da própria localidade? Vocês afirmam que possuem um indicador, mas não apresenta.

Os indicadores sobre a porcentagem de compras efetuadas junto à fornecedores da própria localidade estão relacionados na página 45 do Relatório de Sustentabilidade da Alcoa Alumínio S.A. 2009/2010, sob o título EC6 Políticas, práticas e proporção de gastos com fornecedores, conforme tabela a seguir

Unidades
2007
2008
2009
Alumar
34%
52%
55%
Centro Empresarial de São Paulo
72%
74%
75%
Itapissuma
29%
24%
28%
Poços de Caldas
34%
33%
39%
Sorocaba
18%
16%
15%
Tubarão
39%
37%
35%
Utinga
20%
24%
22%
Juruti
-
-
15%

Para a Alcoa, fornecedores locais são aqueles que estão situados na cidade onde a unidade está localizada. A partir de 2010, este indicador passou a ser composto a partir dos dados do sistema de compras Alcoa, conferindo maior acuracidade aos números. Essa mudança também gerou alterações em alguns anos anteriores.

3.       3- Qual o critério de seleção de pessoas para participar do Conselho Regional de Relações Comunitárias?
Para tornar o relacionamento com as comunidades onde atua o mais transparente possível, garantir os benefícios e a continuidade das ações sociais, a Alcoa criou, em 2001, o Conselho Regional de Relações Comunitárias, responsável pelas decisões das aplicações dos recursos do Instituto Alcoa e Alcoa Foundation, destinados às comunidades.

As entidades que compõem os Conselhos Regionais foram convidadas à época da criação em cada localidade, considerando-se sua representatividade na comunidade. São representantes dos três segmentos (Setor Privado, Poder Público e Organizações da Sociedade Civil) nas diversas áreas importantes para o desenvolvimento comunitário, tais como Educação, Saúde, Infância e Adolescência, por exemplo.

É importante preservar a diversidade de componentes do Conselho Regional, garantindo que não haja viés para um determinado tema a ser desenvolvido na região.

  Renovação do Conselho Regional de RC de Poços de Caldas:

Os membros do Conselho Regional de Relações Comunitárias da Unidade de Poços de Caldas são divididos em efetivos e rotativos. Os membros efetivos representam instituições e também a Unidade de Poços, e são substituídos se deixarem a instituição/empresa, ou o cargo na instituição/empresa que representam.

Os membros rotativos representam regiões da cidade de Poços de Caldas; cidades onde a Unidade mantém operações, ou áreas, como a de Saúde, de Educação, Empresarial e Social (instituições). Os membros rotativos são renovados a cada dois anos. Eles são escolhidos/convidados pela Alcoa. Os representantes de Andradas, São Sebastião da Grama e Divinolândia são definidos em conjunto com o prefeito da cidade.

Não há um dirigente ou presidente no Conselho. A coordenação do Conselho Regional de RC é da supervisora de Assuntos Institucionais da Unidade, e o sponsor do Conselho é o gerente de Operações da Unidade. O número total de conselheiros é de 12, sendo seis efetivos e seis rotativos.

Renovação do Conselho Regional de RC da Alumar:
A Alumar implantou o conselho consultivo em setembro de 2003. Atualmente o Conselho Consultivo da Alumar  conta com a participação de 19 instituições entre representantes do setor privado, órgãos municipais e estaduais, sociedade civil e ONGs. As instituições foram escolhidas por meio da representatividade que têm para o estado, para a comunidade e contribuem de forma significativa no desenvolvimento local sustentável.

As instituições foram convidadas pela Alumar e anualmente é enviada uma correspondência à instituição solicitando a validação do atual representante e do seu suplente e/ou a indicação de novos representantes. Todos os membros são permanentes.

O nosso Conselho tem como missão:
ü   Compartilhar as decisões  e responsabilidades na definição do investimento social do Instituto Alcoa  e da Alcoa Foundation;
ü   Contribuir com a discussão sobre a alocação de recursos nos projetos;
ü   Analisar e priorizar os projetos comunitários pré-selecionados pela Alumar;
ü   Buscar oportunidades de parcerias para os projetos apresentados.

Além disso, o Conselho Consultivo possibilita o fortalecimento das ações da localidade, reforçando o compromisso com as comunidades e promovendo a integração entre empresa, comunidade e poder público.

4.       5- Vocês falam muito do Instituto Alcoa, mas quanto efetivamente é investido por ano neste instituto e qual a relação com o faturamento da empresa?
O Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, políticos ou religiosos. Foi criado em 1990 com o objetivo de melhorar as condições de vida nas comunidades onde a Alcoa Alumínio e suas subsidiárias operam, por meio de programas sociais.

Desde 1990, doações efetuadas pela empresa Alcoa Alumínio S.A permitiram ao Instituto Alcoa ter seu endowment  (fundo permanente). O rendimento do montante principal é analisado anualmente e, somado aos recursos adicionais provenientes da Alcoa Foundation, é aplicado em projetos comunitários e programas de voluntariado. Os valores investidos pelo Instituto Alcoa não estão ligados ao faturamento da Alcoa Alumínio S.A.

Em 2010 foram direcionados mais de R$ 3.819.740 (US$2.165,138), em 75 Projetos Comunitários, sendo 61 realizados pelo Instituto Alcoa e 14 realizados pela Alcoa Foundation, beneficiando mais de 386 mil pessoas em 39 municípios brasileiros. Para obter informações sobre anos anteriores, veja também a página 55 e 80 do Relatório de Sustentabilidade da Alcoa Alumínio S.A 2007/2008, disponível no site www.alcoa.com/brazil/pt/custom_page/sustentabilidade/relatorio_anteriores.asp

5.       6- Por que somente 18% dos cargos gerenciais da empresa são de mulheres? Não pode ser mais?

A participação de mulheres em cargos de liderança é um dos grandes desafios para o setor de mineração e metalurgia. A Alcoa tem desenvolvido diversas iniciativas para aumentar o número de mulheres nos níveis de alta liderança. Nos últimos cinco anos esse numero dobrou e o plano é que continue a aumentar ao longo dos próximos anos. Apenas entre 2009 e 2010 tivemos um aumento de cinco pontos percentuais neste índice, saindo de 13% para 18%. A estratégia da companhia é de aumentar de maneira natural o número de mulheres e não forçar o turnover. Isso significa que à medida que temos novas posições de liderança podemos fortalecer a inclusão de mulheres.

6.       7- Vocês afirmam: “O grande desafio da Alcoa é nivelar as percepções a respeito dos perigos e riscos de suas atividades para funcionários de empresas contratadas e Alcoanos, pois somente dessa forma nosso sistema de gestão da segurança atingirá níveis excelentes. Como isto é feito?  Existe alguma evidência que comprove a eficácia na gestão deste grande desafio?
Dentro do nosso modelo de gestão, possuímos um processo denominado “Desempenho Humano”, que possui como premissa o conceito do “cuidado ativo”. Este processo, simbolizado pelo animalzinho Suricato1 em nossa Região (América Latina e Caribe), é um processo relativamente novo nas unidades da Alcoa em todo o mundo. Uma de suas premissas fundamentais reside na capacidade de identificação e correção de perigos proativamente. Quando falamos em nivelamento, estamos assumindo o desafio de ter essa capacidade de levantamento, observação e correção adquirida por todos àqueles que trabalham dentro das unidades da Alcoa, sejam alcoanos e/ou contratados. Quanto maior for a capacidade de percepção de perigos/riscos e a participação de todos os funcionários, maior será a nossa capacidade, como organização, de endereçar e corrigir os perigos, adicionar camadas de proteção, antes que eles possam tornar-se incidentes com lesão ou eventos de maior importância, como os que podem resultar em fatalidades se não forem identificados e controlados preventivamente. As unidades de São Luís (MA) e Poços de Caldas (MG), como exemplo, possuem um processo intitulado de “Maratona de Segurança”, com indicadores de performance de segurança preventivos, tais como:
·         participação da alta liderança das empresas contratadas nas inspeções de segurança em campo
·         divulgação/compartilhamento de idéias (melhores práticas) para evitar lesões no trabalho
·         menor número de não conformidades observadas em auditorias internas

Esses e outros indicadores proativos são divulgados e discutidos mensalmente com a participação das lideranças das empresas contratadas e da Alcoa. Outras unidades do grupo já estão adotando esse processo. Como resultado, as taxas de lesões das empresas contratadas hoje estão no mesmo patamar estatístico que as taxas da Alcoa.

Outro indicador relevante, que passou a se monitorado a partir de 2010, é o número de perigos notificados por cada funcionário. A meta da Região é a identificação de cerca de 22 mil perigos, até o momento já foram identificados cerca de 9 mil. Isso mostra a aderência e participação da nossa força de trabalho. Outro fator relevante é que nenhum perigo de fatalidade identificado fica sem uma camada de controle, que reduza o potencial para fatalidade, por mais de 30 dias.

Todos os funcionários diretos e indiretos são treinados na identificação de perigo de fatalidade, então temos todos os funcionários identificando e eliminando perigos de fatalidade dentro das plantas. Anualmente fazemos campanhas focadas em prevenção de fatalidades. No processo de reconhecimento por este engajamento cada funcionário que elimina um perigo de fatalidade planta uma árvore em um lugar reservado chamado de Bosque Vida.

¹ A Região adotou como mascote o Segurito, um suricato estilizado, que representa o cuidado ativo cujo lema é “eu me cuido, cuido do meu colega e deixo que cuidem de mim.” O suricato é um animal muito frágil, mas que consegue viver em um ambiente extremamente hostil, a savana africana, graças ao cuidado ativo e à interdependência.

7.       8- O aumento da taxa de gravidade dos acidentes de 2008 para 2009 de 6,99 para 21,17 foi devido a morte do empregado?
8.       Porque a taxa de lesões subiu de 0,25 para 0,31?
Respostas 7 e 8: O ano de 2009 e parte de 2010 foram marcados fundamentalmente pelo comissionamento (colocação em operação) dos dois maiores projetos realizados em nossa região, a Expansão da Refinaria de Bauxita em São Luís (MA) e a implantação da mina de bauxita em Juruti PA).

O comissionamento para a área de segurança é uma das etapas mais críticas de nossas operações, pois todo equipamento novo, tubulações e sistemas, estão saindo da “guarda” da equipe da construção e sendo “entregues” para a equipe da operação. Várias atividades importantes e perigosas - como testes de sistemas elétricos (subestações), isolamentos de tubulações, testes de estanqueidade dos novos tanques, sistemas operacionais de equipamentos pesados como retomadoras de bauxita - demandam o envolvimento de pessoas, além de desmontagem de estruturas de apoio como andaimes entre outras.

Em decorrência dessas diversas atividades e da natureza da mão de obra temporária, ainda que sob intensa inspeção e orientação dos times de segurança de ambos os projetos, fez com que considerássemos o ano de 2009 como um ano de exceção em nossas operações.

9.       9- Vocês afirmam que as vídeos-conferência sobre incidentes estão ajudando a reduzir os incidentes, mas parece que isto não é verdade, pois os acidentes aumentaram. Será que não se está perdendo muito tempo com conversas e as ações não estão ocorrendo?
É importante ressaltar que os anos de 2009 e parte de 2010 são considerados exceções em nossas operações, devido à entrada em operação e todos os riscos implícitos nesta atividade em dois novos e grandes projetos, a expansão da planta de São Luis (MA) e a mina de Juruti (PA).

Nossa experiência, bem como de outras empresas de referência no gerenciamento de segurança como a DuPont, demonstra que a participação de toda a força de trabalho é fundamental na redução incidentes. As abordagens por conversas, videoconferências, reuniões diárias, ou outros canais, são parte de uma estratégia em que a participação das lideranças é o fator essencial para a mudança de cultura e redução das taxas de incidentes. Ao falarmos em mudança de cultura, estamos nos referindo a ações de médio e longo prazos.

A adoção de iniciativas como o ZIP – Zero Incidente é Possível e o mascote (Segurito), que permite a utilização de uma abordagem diferenciada ao tema Segurança – demonstram os esforços da companhia em proteger seus trabalhadores.

10.   10- Vocês realmente acreditam que 67% de satisfação dos empregados é um índice alto? Não seria ideal um percentual maior ou igual a 75% para ser ideal?
Entendemos que o índice de satisfação de 67%, se considerado o cenário global e seu impacto em nossos negócios, é positivo, mas precisa ser melhorado. Nossa meta é crescer este ano 10% em relação à pesquisa realizada em 2010. Consideramos esta uma meta bastante agressiva e desafiadora, porém realista.

11.   11- Para a Alcoa, a consciência ambiental com relação a reciclagem de alumínio não é uma ameaça ao negócio? Pergunto isto, pois o alumínio é o mineral mais fácil de se reciclar, o que pode reduzir consideravelmente a venda da bauxita. Como vocês analisam esta questão? Como o negócio pode sobreviver dentro deste conceito?
A Alcoa entende que uma das principais vantagens competitivas do alumínio frente à outros materiais é a sua capacidade de ser infinitamente reciclado e esta é  também como uma grande oportunidade de negócio. No entanto, esta característica do metal não elimina e não eliminará a necessidade de produção de alumínio primário nas gerações futuras por três motivos principais:

1.       O crescimento projetado para a demanda mundial de alumínio nos próximos 10 anos aponta para um volume equivalente ao dobro do atual. Será impossível de atender esta demanda apenas com material reciclado.
2.       O ciclo de vida da grande maioria dos produtos feitos em alumínio é bastante longo, com mais de 10 anos. Entre os exemplos estão peças de automóvel, caminhões e ônibus; esquadrias de portas e janelas; cabos de transmissão elétrica; entre outras aplicações. Uma exceção são as latas de alumínio e embalagens em geral que têm ciclo de vida bem mais curto, de apenas alguns meses, mas estes segmentos respondem hoje por menos de 30% do consumo brasileiro de alumínio.
3.       Existem algumas ligas para aplicações especificas que exigem um metal mais puro que necessariamente precisa ser produzido com metal primário.

12.   12- Vocês possuem dados concretos sobre o relacionamento com fornecedores (dados quantitativos), pois o que foi apresentado no relatório está mais no nível de proposta.
Temos algumas iniciativas focadas no relacionamento com os fornecedores, entre as quais, destacamos:
  • Criação da página de fornecedores no site da Alcoa. Este espaço é dedicado a disseminação de informações, esclarecimento de dúvidas sobre os processos de compras, questões socioambientais, etc. hoje temos mais de 840 fornecedores cadastrados neste portal
  • Realizamos uma avaliação dos aspectos socioambientais de 80% dos fornecedores das categorias consideradas críticas para o nosso negócio e a nossa meta é de atingir 100% destes fornecedores até o final do ano.
  • Realizamos no último ano workshops, com participação com 115 fornecedores, onde foram abordados os temas de sustentabilidade, com o intuito de engajar os fornecedores.

13.   13- Por que uma empresa do porte da Alcoa apresenta um relatório somente nível B+?
Acreditamos que a Alcoa possui boas iniciativas e resultados efetivos de suas atividades em busca da sustentabilidade, mas este é um caminho em construção. Conforme citado nas diretrizes do GRI, os níveis de aplicação fornecem “uma visão ou caminho para a expansão progressiva da aplicação da Estrutura de Relatórios da GRI ao longo do tempo”. Esta crença se reflete na forma de definir os indicadores a serem reportados, que no nosso caso, utiliza o teste de materialidade dos 7+2 temas estratégicos. Desta forma, os indicadores até então reportados pela Alcoa cobrem esses temas materiais. Temos atuado com base nesta premissa e o nosso processo de relato vem passando por melhorias contínuas e uma delas este ano será de reportar nível A+.

14.   14- Em 2009 o lucro líquido foi de 10 milhões de prejuízo? Foi isto mesmo?
Antes das mudanças na lei 11638, relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras, que estão alinhadas ao International Financial Reporting Standards (IFRS), a empresa registrou prejuízo de R$ 11 milhões em 2009. Como a adoção da nova legislação ocorreu este ano com impactos retroativos, a Alcoa revisou seus dados e, com base na mudança da legislação, o valor correto registrado pela companhia em 2009 é de prejuízo de R$ 87 milhões. Este ano foi negativamente impactado pela apreciação do Real e preços de matérias-primas, principalmente óleo combustível.

15.   15- Por que a produção está caindo de 2007 para 2009?
A evolução da produção de alumínio da Alcoa, em milhares de toneladas, é a seguinte:
Ano
2007
2008
2009
2010
Volume
365
371
326
348
A queda verificada em 2009 deveu-se à parada de uma linha em 2009 na fábrica de Poços de Caldas, face à crise econômica global de 2009, que impactou fortemente os preços do alumínio. O valor do LME (London Metal Exchange) caiu de US$ 2.615 para US$ 1.665 por tonelada de alumínio de 2008 para 2009; em fevereiro chegou a cair a patamares de US$ 1.250 por tonelada.

Sobre a alumina, a produção manteve-se estável em cerca de 2,9 milhões de toneladas em 2007 e 2008. A produção aumentou de 2,95 para 3,88 milhões de toneladas de 2009 para 2010, refletindo a expansão da refinaria da São Luis (MA), cuja capacidade total passou de 2,1 para 3,4 milhões de toneladas de alumina.

16.   16- Por que aumentou-se o consumo de carvão mineral e caiu o consumo de GNL? Isto não é um posicionamento sustentável. Vocês não concordam?
O carvão mineral é utilizado nas caldeiras da Refinaria de Bauxita em São Luís (MA) para geração de vapor, etapa inicial da obtenção da alumina a partir da bauxita. O seu consumo aumentou com a expansão da unidade em 2009. A Alcoa está pesquisando a possibilidade de utilização de fontes alternativas de energia, como a biomassa, para substituir parte do carvão mineral no futuro. Além dos fatores técnicos para sua utilização, estamos verificando questões como garantia do suprimento da biomassa em quantidade e qualidade, bem como certificação da sua origem, logística e preço.
 
A busca por melhores fontes de energia não param por aí. Em Poços de Caldas, em 2011, todas as caldeiras foram convertidas a gás natural e até o final do ano os fornos dos calcinadores também serão operados a gás natural, substituindo óleo combustível. Na área da redução de alumínio, fornos de cozimento de anodos, em São Luís, o Diesel utilizado nos fornos será substituído por FLEX-GAS, uma mistura de gás natural e ar.  A tabela abaixo ilustra a magnitude das reduções de emissões de CO2 equivalente/ano com a execução desses projetos até o final de 2011. Além disso, a frota de veículos industriais, empilhadeiras, utiliza a mistura de 20% de biodiesel bem antes da exigência legal. Estamos agindo no sentido da sustentabilidade.

Projeto
Quantidade de óleo BPF/Diesel que era usada anteriormente
Redução de emissões em toneladas CO2 Equivalente/ ano
Uso de Gás Natural nos calcinadores e caldeiras – Poços de Caldas (MG)
92 milhões de litros de óleo BPF/ano
69.500 tonelas/ano
Flex-Gás – São Luís (MA)
24 milhões de litros de Diesel/ano
12.000 toneladas/ano




17.   17- Por que está aumentando as emissões de NOx e de mercúrio ?
18.   18- Por que aumentou tanto os resíduos de bauxita de 08 para 09?
Para facilitar a compreensão do leitor, uma vez mais iremos responder duas perguntas em um contexto. Tanto o aumento da geração de resíduos de bauxita, quanto de emissões em valores absolutos de NOx, ocorram em função do aumento de produção de alumina como resultado do projeto de expansão da Refinaria de São Luis (MA). Vale ressaltar, entretanto, que todas as emissões específicas, tonelada de efluente por tonelada de produto estão sendo reduzidas, ou seja, estamos aumentando a nossa eficiência no tratamento dessas emissões. O aumento do mercúrio também é reflexo desta expansão. Em 2009, conseguimos alcançar melhore resultados na capacidade de extração e recolhimento desse elemento, a partir do aumento na eficiência dos condensadores instalados na área da digestão. Todo material recolhido é enviado para empresas devidamente habilitadas para dispor e tratar esse elemento.

19.   19- Vocês não responderam... Qual o PERCENTUAL de empregados treinados nas políticas e procedimentos anticorrupção ?
A política anticorrupção, que se aplica a todos os funcionários da Alcoa, é divulgada constantemente por meio de nossos canais de comunicação, além de estar acessível como destaque na nossa intranet. O foco dado pela companhia aos treinamentos específicos sobre o tema está nos funcionários em cargos mais suscetíveis a esse tipo de risco. Do total de colaboradores no Brasil, cerca de 6.400 pessoas, aproximadamente 1.500 funcionários passaram por treinamentos específicos sobre o tema. Além disso, há diversos treinamentos sobre políticas e procedimentos anticorrupção que permeiam os outros treinamentos realizados pela companhia sobre ética, que são gerenciados pelo departamento de compliance da Alcoa Inc. (Pittsburgh).

20.   20- Não entendi bem este termo: "A Empresa pode decidir fazer contribuições financeiras para apoiar ou derrotar iniciativas públicas que possam afetar os negócios da empresa de forma substancial" Achei muito estranho.... vocês poderiam explicar ? O link dado como justificativa não responde minha dúvida.
Esta informação foi retirada do capítulo que se refere às “Atividades e contribuições políticas” da companhia (página 24) do Código de Conduta Empresarial da Alcoa. Esta política explica a posição da Alcoa em não contribuir com a doação de recursos financeiros para partidos, candidatos ou campanhas. A mesma política explica que a companhia pode realizar contribuições financeiras para apoiar iniciativas públicas que estejam alinhadas aos negócios da empresa, desde que elas possuam uma justificativa e sejam aprovadas pelo departamento Jurídico e pelo CEO da empresa.

21.   21- Uma multa de 1 milhão é visto como algo insignificativo para vocês (SO 8)? Para quem teve um prejuízo de 10 mi acho que 1 mi deve valer alguma coisa.
Para a Alcoa, multas relacionadas às questões socioambientais, independente de seu valor, são consideradas como uma falta grave nos nossos processos administrativos. Planos para resolver a questão são imediatamente iniciados, com ações que entrarão em contínuo monitoramento pela liderança do negócio, não saindo deste regime de monitoramento intenso até que a questão seja definitivamente resolvida.

22.   22- A resposta dada ao item: HR 2 Percentual de empresas contratadas e fornecedores críticos submetidos a avaliações referentes a direitos humanos e as medidas tomadas. Não foi a resposta condizente com a pergunta. Vocês poderiam rever as respostas?
Conforme esclarecimento realizado na questão 12, foram submetidos ao processo de avaliação em aspectos socioambientais 80% dos fornecedores das categorias críticas e a nossa meta é de atingir 100% até o final deste ano. Além disso, mensalmente checamos a lista do Ministério do Trabalho para 100% da nossa base ativa de fornecedores e também para novos fornecedores. Adicionalmente, 100% dos nossos pedidos e contratos, por meio dos Termos e Condições de Fornecimento, possuem cláusulas referentes ao cumprimento da legislação sobre Diretos Humanos e da Norma SA 8000.

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