quarta-feira, 4 de maio de 2011

GOL - Atendem bem, mas nas questões de sustentabilidade tem muito que melhorar.



Olá Amigos,

Esta semana acabamos de receber a resposta da GOL. Realmente ficamos impressionados com a qualidade no atendimento da empresa para com as pessoas que desenvolvem trabalhos nas redes sociais, no entanto, no campo da sustentabilidade o resultado deixa muito a desejar. 

Segue abaixo a nossa resposta encaminhada à empresa em virtude do que nos foi apresentado dentro dos questionamento por nós levantados.

Prezado Sr Helio Muniz Garcia,


Agradeço toda equipe da Gol pelo rápido atendimento aos nossos questionamentos, ficamos felizes quando as empresas compreendem a nossa proposta.


Ao ler as respostas encaminhadas por vocês, notamos que a Gol ainda tem muito que melhorar nas questões de sustentabilidade, percebemos muito mais discurso do que dados realmente concretos sobre as atividades e resultados das políticas de sustentabilidade.


Notamos que no campo ambiental a empresa está um pouco mais estruturada, no entanto, percebemos que isto seja mais por uma pressão legal do que por iniciativas voluntárias da empresa.


Já no campo social os dados são um tanto quanto falhos, desde a divulgação dos recursos efetivamente aplicados em projetos sociais que não foram apresentados, pois não ficou claro se os 3 milhões foram investimentos ou incentivos fiscais e sua relação com o faturamento da empresa, o que pode denotar uma falta de gestão administrativa nesta questão.


Outro dados que nos preocuparam foram relativas a qualidade de vida dos seus trabalhadores, pois não foi divulgado o resultado da pesquisa de clima organizacional, apenas o índice de adesão das pessoas. Dentre outras informações, o que nos preocupou também foi o fato de confundir investimento cultural com treinamento operacional, o que pode nos levar a interpretar que a área de RH da empresa está um pouco deslocada das novas demandas dos seus empregados.


Ainda assim, agradecemos o interesse e o empenho da empresa em prontamente nos responder e nos comprometemos no ano que vem em ler novamente o relatório da empresa para ver no modelo GRI se a questão de sustentabilidade está realmente se fixando no DNA da empresa.


Atenciosamente,


Roberto Leite.

RESPOSTAS ENCAMINHADAS PELA GOL 

 
1- Por que nenhum destaque no relatório no ano de 2009 foi no campo social ou ambiental? A empresa não se dedicou a isto neste ano? (pag 4)

Geralmente colocamos nos “Destaques” os assuntos relacionados ao desempenho econômico-financeiro, a fim de facilitarmos a visualização desses resultados pelo mercado e pelos investidores e acionistas, públicos acostumados a encontrar esse tipo de informação resumida em uma seção inicial do relatório, a exemplo do que encontram em relatórios da área de relações com investidores. Os destaques em outros campos, porém, também estão presentes no relatório. Na seção “Gestão Ambiental”, apresentamos a criação dos Escritórios de Projetos Sustentáveis, as iniciativas direcionadas ao controle de emissões de GEEs, a gestão de resíduos, entre outros temas. Na esfera social, podemos citar também projetos relacionados a voluntariado e engajamento. Sabemos que podemos avançar, tanto na maneira de exercer nossa responsabilidade socioambiental quanto no reporte dessas iniciativas, e estamos empenhados nesse sentido.

Abaixo algumas informações:
Na 2ª. Parte do relatório, intitulada “Como Fazemos” – a empresa relata seus processos e a gestão que faz com que eles sejam cada vez mais eficientes e diminuam os impactos ambientais da empresa de maneira significativa, refletindo na redução de consumo de combustível, item essencial no impacto ambiental de uma empresa de aviação. Todos esses dados podem ser vistos desde a página 18 até 24. As páginas de 25 a 30 são dedicadas exclusivamente para a gestão ambiental da empresa, com o relato de iniciativas voltadas para a emissão de gases, tratamento de efluentes, melhorias de processo de emissão e gestão de resíduos. Esta sessão informa ainda que a empresa faz parte de um grupo de pesquisa voltado ao desenvolvimento de biocombustíveis para aeronaves.

Na área social, a parte 3 do relatório – “O que conquistamos”, mostra como a empresa trabalha para que seus relacionamentos sejam cada vez mais próximos com todos os públicos de impacto – isso é atuação social. Nessa área, podem-se destacar as iniciativas com fornecedores (criação de política de fornecimento alinhada a práticas internacionais de responsabilidade social – SA 8000 e pacto global), também foi iniciado um programa de aproximação com os fornecedores, com vistas a aumentar o diálogo e promover o conhecimento e responsabilidade socioambiental em toda a cadeia de fornecimento. No relacionamento com colaboradores, o relatório mostra os investimentos em treinamento, salários e etc, além de programas de inclusão de PCDs e Projeto Aprendiz. A empresa destaca ainda seu projeto de voluntariado corporativo e apoio a iniciativas da sociedade civil, nos campos social, cultural e esportivo. Tudo isso é relacionamento com a sociedade – responsabilidade social.
No campo do cliente, pesquisas mostram que a satisfação com o serviço prestado pela GOL aumentou, reflexo de maior respeito e cuidado com esse público. Esse tratamento também é confirmado pelo prêmio “Empresas que mais respeitam o consumidor 2009”, concedido pela revista Consumidor Moderno.

2- Qual a visão social da administração da empresa (pag 6) no campo da sustentabilidade? Pois em sua carta nada foi falado.

A GOL compreende a sustentabilidade como uma atitude (ou um conjunto de atitudes intrínsecas) que permeia toda a organização, em diversos campos como o econômico-financeiro, o ambiental e o social. Enquanto a Mensagem da Administração tem o objetivo de transmitir essa visão da Companhia acerca da sustentabilidade em termos amplos, o conteúdo do relatório procura desmembrar essa visão por meio da apresentação de diversas iniciativas.

3- Vocês podem definir o que quer dizer a palavra sustentabilidade nos valores da empresa. O termo ficou um tanto quanto solto e sem explicação. É como uma empresa dizer que possui em seus valores a palavra ética e não definir qual é a sua ética, pois até bandido tem código de ética, então seria bom definir bem o que é sustentabilidade para GOL como um valor.

A empresa acredita na sustentabilidade como um novo paradigma de negócios. A sustentabilidade tem que ser vivenciada e inserida em todos os processos da empresa, garantindo eficiência (que gera redução de consumo e impacto ambiental, melhoria nos relacionamentos, proximidade e valorização da comunidade). A empresa já alcançou grandes resultados, relatados em nossos balanços e relatório de sustentabilidade, mas sabe que é um trabalho de desenvolvimento constante. Quanto à ética, temos um código de ética bem claro e disponível a todos os nossos públicos de contato: colaboradores, fornecedores, sociedade. Ele é operado fora do ambiente da empresa no site www.eticanagol.com.br. Vale a pena conhecer

4- Vocês podem apresentar dados quantitativos e não só citações sobre a redução do consumo de combustível nos últimos 4 anos para se ter uma comparação?

Quando elaboramos o relatório de 2009, a GOL estava empenhada em verificar seus controles internos sobre consumo de combustíveis, a fim de possibilitar o reporte desse dado de maneira planejada e estruturada, permitindo a comparabilidade com próximos anos. Decidimos desenvolver, inclusive, nosso relatório de emissões (GHG Protocol), que será divulgado neste ano. Além disso, nosso próximo relatório de sustentabilidade – referente a 2010 – apresentará os dados de consumo.

5- Existe um plano para a redução de combustível não só em pousos e decolagens, mas em todo o voo? Existe um plano de compensação de carbono? Quantas árvores deverão ser plantadas por voo para zerar esta relação?

Essa é uma questão bastante complexa, que a Cia está preocupada. A gestão dos processos de operações de voos trabalha continuamente para redução de consumo das aeronaves. Após a publicação do relatório de emissões a empresa poderá definir com clareza um plano de compensação condizente com seu impacto.mas falar que o começo é medir essas emissões para saber exatamente o que fazer depois. Falar em compensar as emissões da empresa com plantio de árvores não é, no momento, uma proposta viável.

Como colocado anteriormente, a empresa aderiu em 2010 ao GHG Protocol, plataforma mundial de medição de emissão de gases de efeito estufa. A Gol é a primeira Cia. Aérea do Brasil a aderir a esse projeto, que demonstra transparência em seu relacionamento com a sociedade. Temos uma série de medidas para reduzir o consumo de combustível e para mitigar os impactos de nossa atuação no meio ambiente. Buscamos, por exemplo, aperfeiçoar procedimentos e tecnologias para melhorar a eficiência e o desempenho do voo, promovendo diminuição do consumo de combustível. Nosso Relatório de Sustentabilidade de 2010 apresentará mais informações.

 6- Vocês poderiam explicar o tema "inserir a sustentabildade no DNA da empresa"? Pois os resultados não estão condizentes com esta afirmação.

Esse trecho está presente quando falamos sobre a criação dos Escritórios de Projetos Sustentáveis (EPSs) em 2009. Vale retomar: “Em 2009, foram criados os Escritórios de Projetos Sustentáveis (EPS), idealizados para introduzir a sustentabilidade na gestão da GOL. Os EPSs funcionam como um modelo de gestão em que uma equipe formada por funcionários de departamentos e competências diferentes é responsável pela execução de projetos que agreguem conceitos e valores sustentáveis nos processos da Companhia, criando políticas e iniciativas que possuam critérios de sustentabilidade e permitindo, assim, a inserção do tema no DNA da empresa”.
Buscar a inserção da sustentabilidade no DNA da empresa significa, para nós, não tratar a sustentabilidade somente como um discurso, mas nos esforçarmos em torná-la uma preocupação cada vez mais presente no dia a dia da Companhia. Os EPSs são um dos meios para avançarmos nesse objetivo.

7- Vocês podem encaminhar também a tabela 2007 e 2008 de resíduos gerados pelo centro de manutenção para efeito de comparação?

Os dados sobre geração de resíduos referentes aos anos anteriores não foram apresentados porque a GOL não havia adotado um padrão amplamente aceito para reporte. Para permitir a comparabilidade de nosso desempenho em relação a diferentes períodos e empresas, adotamos as diretrizes da GRI (Global Reporting Initiative) para o relatório que será publicado neste ano, referente ao exercício de 2011. Assim, possibilitaremos comparações futuras.

8- Por que o consumo de água aumenta tanto em out/nov/dez e o volume de efluentes tratados cai (principalmente em novembro)?

O consumo de água não tem relação direta com o volume de efluente tratado mencionado no relatório, pois no caso do relatório de sustentabilidade mencionamos o volume de efluente industrial tratado, que depende das atividades de manutenção que estão sendo realizadas. A geração de efluentes industriais não é contínua e o volume depende do tipo de lavagem feita (lavagem externa de aeronaves, peças, lavagem de trem de pouso, lavagem de motores, etc). Em 2009, tivemos aumento de consumo de água potável devido a aumento de quadro, visitas, treinamentos e principalmente aumento do ritmo da obra de expansão do Centro de Manutenção, sendo que a área ampliada foi inaugurada em março de 2010.  

Temos 2 tipos de efluentes: esgoto doméstico e esgoto industrial, sendo que todo efluente / esgoto gerado é tratado (de maneira distinta, devido as características físico-químicas de cada).

Esgoto doméstico: O esgoto doméstico é gerado em sanitários e restaurante. O esgoto de sanitários é lançado direto na rede pública de esgotos e tratado pela concessionária Estadual, e representa a maior parte do efluente gerado no Centro de Manutenção. O esgoto gerado no restaurante passa por caixa separadora de gordura e depois é encaminhado a rede pública da mesma forma que o esgoto de sanitários.

Efluente Industrial: efluentes gerados nos processos de lavagem de aeronaves e peças que são segregados e enviados para a ETEi (Estação de Tratamento de Efluentes Industriais).

O efluente industrial é gerado nas seguintes etapas:
- Lavagem de aeronaves
- Lavagem de peças de aeronaves
- Pia de lavagem de mãos nas saídas do hangar (para lavagem de mãos sujas com óleos e graxas)
- Lava-olhos (equipamento de proteção coletiva / segurança)
- Pia do posto médico (lavagem de mãos e utensílios)
- Abrigo de resíduos comuns (lavagem do abrigo de lixo comum de sanitários e refeitório)

O efluente industrial é composto principalmente por água contaminado com óleos, graxas, detergentes e resquícios de produtos químicos.  É tratado em uma Estação de Tratamento de Efluentes interna por um processo físico-químico.

9- Vocês podem apresentar os números de reciclagem e reuso de 2007 e 2008 para efeito de comparação (pag 29)?

É o mesmo caso da questão de número 7. Os dados sobre referentes aos anos anteriores não foram apresentados porque a GOL não havia adotado um padrão amplamente aceito para reporte. Para permitir a comparabilidade de nosso desempenho em relação a diferentes períodos e empresas, adotamos as diretrizes da GRI (Global ReportingInitiative) para o relatório que será publicado neste ano, referente ao exercício de 2011. Assim, possibilitaremos comparações futuras.

10- Qual foi o valor financeiro investido no projeto Florestas do futuro e quanto representa este investimento no faturamento da empresa ?

O projeto Florestas do Futuro é uma iniciativa importante apoiada pela Gol desde 2007 e o valor financeiro desse investimento não é tão representativo quanto seu valor simbólico e de conscientização. A empresa sabe que o seu negócio tem um impacto ambiental maior que outras empresas. Embora muitas pesquisas estejam em andamento no mundo todo, o fato é que não existe ainda um biocombustível certificado e com produção em escala comercial para atender ao mercado da aviação.
A empresa tem tomado outras iniciativas para gerir e diminuir o seu impacto ambiental – não compensatórios, mas sim no sentido de diminuir as suas emissões (gestão ambiental e melhoria de processos de operações).

11- Por que na gestão de risco vocês não consideram de maneira clara os riscos sociais e ambientais da empresa ? Como vocês podem afirmar que sustentabilidade é uma valor para a empresa se essas questão não estão inclusas no modelo de gestão ?

Os riscos ambientais são considerados na medida em que os processos visam sempre mais eficiência.

12- Vocês chamam seus colaboradores de time de águias, mas não apresentam os índices de satisfação deste time. Vocês possuem pesquisas de clima organizacional? Se sim, qual o resultados dos últimos 3 anos ?

Realizamos pesquisas de clima nos últimos dois anos, com adesões crescentes (67% no penúltimo exercício e 70% no último ano). Monitoramos os resultados e desenvolvemos ações de melhoria em todas as áreas a partir desse monitoramento. Todos os diretores da empresa têm metas de resultados em cima da pesquisa de clima de suas áreas.

13- O projeto aprendiz atinge somente o número de beneficiados previstos em lei ou a empresa da um plus e contrata mais do que a legislação pede ?

Além do Projeto Aprendiz, no final de 2010 a GOL fundou o Instituto GOL, que vai capacitar profissionalmente jovens para trabalhar no mercado da aviação, que está em franco crescimento e possui uma demanda reprimida de mão de obra. Portanto, a possibilidade de contratação é muito maior que a previsão estabelecida na lei do Aprendiz.

14- Quanto foi investido em treinamento per capta no ano 2009, 2008 e 2007 ?
RH...

15- Gostei da mudança do projeto Copa Social. Parabéns !


16- Quantos % dos fornecedores foram contratados em 2009 com base no projeto sustentável citado.

O Escritório de Projetos Sustentáveis Cadeia de Suprimentos trabalha em um primeiro momento visando a melhoria do relacionamento e influência em fornecedores já contratados pela GOL. É um processo que tem início com troca de informação, conscientização e reconhecimento àqueles que têm iniciativas de responsabilidade social ou visando a sustentabilidade. Num segundo momento, após um processo de treinamento da equipe de suprimentos e oficialização da nova política, a empresa passará a inserir indicadores de sustentabilidade nos processos de contratação de novos fornecedores.

O Relatório de Sustentabilidade 2009 foi uma preparação para o Relatório 2010, que será publicado com base na GRI, um modelo de gestão da sustentabilidade que nos permitirá melhorar ainda mais nossos processos relacionados ao tema.

17- Quanto foi investido em projeto social no ano de 2008 e 2009 ? Quantos por cento do faturamento os projetos sociais representam ? Qual é o investimento per capta dos projetos sociais da GOL ?

O apoio da GOL a projetos sociais, esportivos e culturais é de mais de 3 milhões/ano em espécie e mais de 5.000 passagens aéreas. Os projetos que a empresa apoia geralmente são voltados para a replicação e itinerância de iniciativas nesses segmentos.

A partir de 2010 a Gol redefiniu suas políticas de investimento social e cultural, sendo que o apoio social será por meio de investimento em projetos voltados ao ensino das ciências exatas e os investimentos culturais em projetos musicais (festas populares, festivais e turnês de artistas pelo país e América do Sul).

18- Por que a GOL não oferece previdencia privada aos empregados ?

É uma decisão estratégica da companhia. Temos nosso plano de benefícios (benefício viagem, centro médico) e nesse plano não está contemplada, hoje, a criação de um plano de previdência para nossos colaboradors

19- Por que a Gol investe 0 em educação e cultura com os empregados ?

Investimos em treinamento, e-learnings e projetos de formação e capacitação. São investimentos recentes que aparecerão no próximo relatório

20- Para uma empresa que se diz sustentável com uma receita de 6 bi. Vocês não acham muito pouco o investimento de apenas 483 mil reais no meio ambiente ?

Investir em meio ambiente para a GOL não é somente uma questão de apoiar projetos da sociedade civil que possam gerar alguma compensação (que no caso da empresa não seria significativo) ou até mesmo visibilidade. Para a GOL e para o meio ambiente, a economia de consumo de combustível conseguida graças a melhorias de processos é muito mais significativa que qualquer investimento de grande vulto. Isso diminui nosso impacto ambiental, aumenta a rentabilidade da empresa e torna nosso negócio mais sustentável.




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