segunda-feira, 28 de março de 2011

Nokia encaminha as respostas, mas faltaram dados mais fieis para confirmar as afirmações


Olá Amigos,

A Nokia respondeu esta semana os nossos questionamentos em virtude da resposta encaminhada no mês passado.

Ficamos felizes com o atendimento e atenção desta empresa em nos responder, mas infelizmente a resposta não foi muito satisfatória.

As respostas encaminhadas não atendeu completamente os nossos questionamentos, faltaram dados numéricos sobre as afirmações contidas no relatório de sustentabilidade da empresa. Notamos que a comunicação institucional da Nokia está muito distante de nós consumidores brasileiros, a comunicação aqui é somente de produtos o que dificulta a decisão de compra quando o consumidor possui um hábito de analisar a empresa antes de comprar.

Segue abaixo a resposta encaminhada pela Nokia. Confesso que esperava muito mais no âmbito social, principalmente por ser uma empresa nórdica, onde há países referencia na qualidade e bem estar do seu povo.

Mais uma vez, peço desculpas pela demora na resposta. Estamos um pouco atribulados aqui, mas não esquecemos do seu pedido.
Para facilitar um pouco as coisas, listamos aqui os questionamentos que você fez no seu post original, adicionados das respostas, devidamente retiradas do relatório de sustentabilidade que lhe enviei, via link.

Em relação ao documento estar em inglês, a Nokia esclarece que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, todos os produtos e serviços ofertados pela empresa no Brasil são vendidos e anunciados em português. Essa obrigatoriedade não contempla, porém, informações corporativas. Ainda assim, você pode conferir diversas notícias e fatos sobre responsabilidade corporativa na Nokia por meio do link: http://www.nokia.com.br/a-nokia/responsabilidade-corporativa. A Nokia ainda mantém alguns canais de interação com o consumidor, como o Blog Nokia, o Twitter e o Facebook. Adicionalmente, em caso de uma dúvida específica sobre alguma orientação da empresa que esteja em inglês, pode falar com o nosso atendimento ao consumidor pelo telefone 4003-2525 (principais regiões) ou 11 5681-3333 (demais locais), ou pelos demais canais mencionados.

Questionamentos:

Reportagens que acusam a Nokia de problemas com causas trabalhistas e pergunta se o código de ética não está sendo cumprido pela seguinte cláusula "A Nokia irá esforçar-se para pagar salários justos e fornecer um ambiente de trabalho saudável e seguro para seus funcionários.";  Como a Nokia esforça-se para cumprir o código de ética?
Respostas na página 31, quando falamos sobre a realização do fórum mundial de funcionários para discutir engajamento e bem-estar; página 32, relatando a pesquisa de clima organizacional com resultados positivos de satisfação dos funcionários); e página 57 – bem estar dos fornecedores.

Como a Nokia efetivamente monitora o desempenho ético dos fornecedores?
Respostas na página 35 - acompanhamento dos processos de trabalho dos funcionários. Em destaque, o trecho (traduzido) “como parte de nosso programa de direitos humanos, seguimos e tomamos ações em operações que envolvam riscos relacionados à liberdade de associações, trabalho infantil, trabalho forçado, assim como unidades de negócios em riscos de corrupção. Nós monitoramos ações e os números de incidentes de discriminação e corrupção em nossos processos e mecanismos internos. Em momentos de mudanças operacionais, sempre seguimos a legislação local. Em casos de mudanças que envolvam vários países, sempre tomamos o período de maior tempo para informar nossos funcionários”. Mais detalhes na página 36 - guidelines baseadas em normas da ONU e na página 55 - requisitos para a certificação e contratação de fornecedores).

Pergunta se há evidências que a Nokia realize auditoria com os fornecedores.
Resposta na página  58 – avaliação dos fornecedores, em destaque o trecho (traduzido) “nós monitoramos o cumprimento de algumas normas para fornecedores da Nokia (NSR – Nokia Supplier requirement) por meio de alguns processos regulares, que incluem auditoria e revisão de fornecedores. Todos os novos fornecedores devem seguir esses processos. As auditorias costumam acontecer a cada dois anos”.


Espero ter ajudado. Caso ainda tenha dúvidas, por favor me avise.

Obrigado,
Luís Joly

Segue abaixo a nossa réplica sobre a resposta encaminhada pela empresa.

Agradeço e muito a atenção e o empenho de vocês em responder aos questionamentos da nossa equipe.

Acabo de ler as informações passadas por vocês e confesso que fiquei com mais dúvidas pois algumas informações ficaram muito superficiais.

Assim, não querendo abusar de sua boa vontade, gostaria de saber se a equipe da Nokia poderia informar melhor alguns pontos que não ficaram claros nas respostas.

Obrigado novamente.

Roberto Leite.

1- A interpretação de vocês sobre como deve ser a relação do consumidor com a empresa me deixou intrigado. Vocês não acham relevante que o consumidor tenha acesso a informações corporativas para auxiliar na sua decisão de compra ? Noto que a Nokia não apresenta uma visão sistêmica na relação da empresa com a sociedade. Cidadão e consumidor são as mesmas pessoas e por isto o acesso a informação deve ser sobre tudo o que a empresa faz. Vocês não concordam com isto ?

2 - Achei muito baixa a percepção do empregados sobre o tema responsabilidade social (58%) em uma empresa que se diz sustentável. Existe um plano de melhora neste processo ?

3- Sobre os fornecedores..... Vocês acreditam realmente que uma auto avaliação feita por um fornecedor la da ásia sobre a qualidade da relação dos seus empregados seja verdadeira ? Acho que isto é de uma inocência muito grande por parte da empresa. Muitos países da ásia que abusam da mão de obra barata como outras nacionalidades não são tão sinceros quanto os nórdicos em suas respostas e nós brasileiros sabemos muito bem disto. Vocês realmente consideram essas avaliações válidas ?

4- Vocês afirmam que os fornecedores que não atendem as expectativas da Nokia que tomem medidas corretivas. Que tipo de medidas são essas?

5- Os fornecedores da Ásia são certificados nas normas ISO SA e OHSAS ? Como é concebida a liberdade de associação e a figura de um representante dos empregados nos países da Ásia como rege a norma SA8000 ?

6- Isto é efetivamente auditado pela Nokia ou vocês acreditam na auto avaliação para dar este OK de 92% dos sites dos fornecedores avaliados positivamente em termos ambientais ?

7- Sobre as evidências solicitas com relação a atuação da empresa para com os fornecedores, vocês poderiam serem mais específicos, pois as palavras contidas no texto como "alguns" e "algumas" denotam uma atividade muito genérica e fora de foco. Vocês poderiam serem mais específicos em como são efetivamente realizados esses monitoramentos e auditorias ?

8- Vocês monitoram somente a norma interna NSR ou monitoram também as normas globais de qualidade, meio ambiente e responsabilidade social com os fornecedores ?

9- Vocês irão cobrar a norma SA8000 para seus fornecedores ?

10- Ao ver o canal em português sobre responsabilidade social, não vi nenhum canal de comunicação com a empresa, somente um fale conosco focado em produtos, não existe uma canal institucional da empresa para se tratar questões de sustentabilidade ? Isto entra na opção “outros” dentro do sistema ?

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