segunda-feira, 14 de março de 2011

Ecovias - Para o que se propõe... tem que melhorar muito.





Olá Amigos.

Na terça-feira de carnaval eu recebi uma resposta da equipe da Ecopistas sobre os nossos questionamentos, como revela o e-mail abaixo:


Caro Roberto, boa noite.
Primeiramente, peço-lhe mil desculpas pela demora em responder seu email. Infelizmente, as mensagens entraram direto na caixa de spam e somente hoje, fazendo uma limpeza no Outlook, consegui resgatá-las. É um prazer falar sobre esse assunto, visto que a Ecovias sempre teve um forte compromisso com o meio ambiente e a sociedade.

Um dos maiores exemplos dessa preocupação é a construção da pista descendente da Imigrantes, inaugurada em dezembro de 2002.

O projeto original, de 1986, foi modificado para atender a todas as exigências ambientais. Duas alterações fundamentais foram propostas. A primeira delas, ter a maior parte possível do trajeto em tuneis, que reduzem a necessidade de supressão vegetal. A segunda, diminuir o traçado em viadutos e ampliar ao máximo as distancias entre os seus pilares. Isto significou construir três túneis. O mais extenso deles, o Túnel Descendente 1 (TD 1), com 3.146 metros, é o maior túnel rodoviário do Brasil. O TD 3 é um pouco menor: tem 3.005. E o TD 2, com 2.080 metros contempla os 8,23 quilômetros abertos no interior da Serra do Mar.

No total, a Pista Descendente tem 4,27 quilômetros de viadutos, seis deles no trecho de serra. O planejamento logístico para sua construção foi elaborado com o propósito de reduzir a necessidade de abrir trilhas e clareiras na mata. Homens, equipamentos e materiais  eram transportados por guindastes (gruas) até o local onde seriam construídos os pilares. Nada ao redor era afetado. Parecia até que os pilares brotavam em meio à vegetação.

A escolha de três tecnologias construtivas foram fundamentais para preservar o meio ambiente, e contribuíram também para agilizar a obra e aumentar o conforto dos usuários. A dos “balanços sucessivos” consiste em iniciar o fechamento dos vãos a partir do pilar, em etapas. A cada trecho concretado, as formas são posicionadas mais à frente e assim sucessivamente, até que uma o tabuleiro no centro do vão. Como não há emendas ou juntas de dilatação, a tecnologia aumenta o conforto da viagem. Os balanços sucessivos foram usados nos viadutos descendentes (VD) 1, 2 e 3, parte do VD 4 e no VD 7 – mais extenso deles, com 1.225 metros.

Nos viadutos 8 e 10, usou-se a tecnologia de “ponte empurrada”, pela primeira vez usada em descendente no Brasil – e no VD 10, em curva. Os tabuleiros desses viadutos eram concretados em formas especiais, em peças com 25 metros de comprimento e 600 toneladas de peso, aproximadamente.  As peças eram “deslizadas” sobre os pilares com auxílio de macacos hidráulicos (equipamentos importados exclusivamente para a obra), uma após outra, até que todo o viaduto se completasse. Os demais viadutos foram construídos com a técnica de vigas lançadas.

Em todo o projeto, usou-se pavimento rígido de concreto, de maior resistência ao desgaste em relação ao pavimento flexível asfaltico, o que reduz a necessidade de manutenção, e consequentemente, de obras que prejudicam o tráfego.

Modelo de gestão ambiental
A obra de construção da pista Sul foi considerada modelo de gestão ambiental por técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e obra de referência  para a engenharia brasileira. Isso porque, além de dispositivos que evitam a contaminação do lençol freático em casos de acidentes, a nova pista foi construída com o mínimo de impacto ambiental. Com a obra da segunda pista, a ECOVIAS conseguiu reduzir em 40 vezes a área desmatada (de 1600 hectares para 40 hectares de mata atingida), se comparada à construção da primeira pista da rodovia dos Imigrantes, na década de 70. Ainda assim, para cada árvore retirada da Mata Atlântica outras dez foram replantadas.

Educação ambiental
Além de reciclar parte do lixo retirado da rodovia, a Ecovias entende que a educação é um forte aliado para preservação ambiental, especialmente no longo prazo. Por isso, investe em programas que educam as crianças e despertam o interesse pelo meio ambiente. Um exemplo é o Ecoviver – projeto que procura inserir a disciplina “educação ambiental” na grade curricular de escolas públicas da região de atuação da concessionária. Além das atividades em sala de aula, o Ecoviver promove fóruns de discussão com o poder público para levantar possíveis soluções para o problema. Em 2010, o projeto atendeu 9.500 crianças nas cidades de São Bernardo do Campo, Diadema, Santos, São Vicente, Guarujá e Praia Grande.
A concessionária também realiza, em parceria com a prefeitura de Diadema, o programa Casa Limpa para estimular a população a dar destinação certa ao resíduo gerado. Além de implantar coletores nas comunidades localizadas ao redor da rodovia, a empresa treinou monitores voluntários para orientar a população.
Em outros projetos de responsabilidade social, como Virando o Jogo e De Bem com a Via, crianças de diversas comunidades no Grande ABC e Baixada Santista também são orientadas sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Viveiro de mudas
Em 2008, a Ecovias deu início também a um viveiro de mudas que hoje tem capacidade para produzir cerca de 60 mil mudas de espécies nativas por ano. As mudas, usadas nos projetos paisagísticos e plantios compensatórios do Sistema, são tratadas por colaboradores com deficiência intelectual, que encontraram na concessionária uma oportunidade de socialização, além de exercerem uma atividade remunerada.

Lição dentro de casa
Os funcionários da Ecovias também são estimulados a preservar os recursos naturais. Além de todas os setores terem metas de redução de consumo de água, papel e energia elétrica, existe coleta seletiva de óleo de cozinha (depois transformado em sabão por uma ONG) e de todo o lixo produzido na empresa.


Roberto, esses são apenas alguns exemplos do trabalho feito pela Ecovias na área de gestão ambiental, no entanto, muitos outros trabalhos podem ser mencionados e conferidos. Faço-lhe, inclusive, um convite para que venha nos fazer uma visita para que possa conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado pela empresa.

Para conferir outras atividades relacionadas ao tema, peço que consulte o nosso relatório de sustentabilidade, que pode ser acessado virtualmente pelo endereço http://extapps.mz-ir.com/Ecorodovias/RAO/2009/port/ra/index.htm. Podemos também lhe enviar um exemplar impresso, caso queira. Basta me enviar seu endereço completo.

Espero ter contribuído para sanar as suas dúvidas a respeito da Ecovias. Coloco-me também à disposição para conversar caso possa auxiliá-lo em alguma outra questão.

Atenciosamente,

Daniela Rezende Wagemaker
Assessoria de Comunicação da Ecovias

Com base de toda esta informação, resolvi ler com calma o relatório e vi que a empresa tem que melhorar muito na questão de sustentabilidade se realmente pretende buscar o que almeja em seu discurso.

Achei o relatório bonitinho, mas muito fraco de dados. Assim... Como é de costume, encaminhei os questionamentos abaixo:


1- De acordo com os dados do IBASE. Por que uma empresa que detém a concessão públicas de rodovias investe apenas 0,22% do resultado líquido na sociedade ? Existe previsão de aumentar ?

2- Ainda no Ibase, por que nas questões ambientais a empresa oferece um resultado pífio de 0,13% sobre RL ?

3- Na questão de resíduo, quando vocês irão atingir 100% da meta ?

4- Dos 61 acidentes de trabalho, todos foram com afastamento ? Qual o TFCA da empresa?

5- Por que o percentual de trabalhadores treinados caiu de 75% para 44% de 2008 para 2009 ?

6- Por que no projeto Ecoviver o número de alunos atingidos caiu de 40157 para 28465 de 08 para 09 ?

7- Vocês poderiam fazer uma síntese da missão da empresa ? "Empreender negócios sinérgicos e sustentáveis em infraestrutura logística, integrando as Empresas com seus valores, práticas de gestão e governança." Achei um tanto quanto vaga. Vocês poderiam explicar qual é efetivamente a missão de vocês ? Não ficou claro.

8- Vocês afirmam que as ações de Responsabilidade Social são regidos "por meio de práticas e conceitos predefinidos". Quais são essas práticas e conceitos ? Não vi nada no relatório. Vocês poderiam exemplificar ?

9- Vocês promovem programas efetivos de educação no Trânsito para as comunidades lindeiras ?  O projeto de educação infantil no trânsito é somente na Ecosul ? Por que não é feito no sistema, visto que vocês afirmam que as ações de Responsabilidade Social devem estar inteos adolescentes de 15 anos foram atendidos e quanto foi investido neste projeto e investimento per capta ?

10- Como funciona o processo para solicitar uma passarela na rodovia para interligar comunidades e garantir a segurança ?

11- O Tráfego consolidado de veículos subiu de 42 Milhões em 06 para 72 em 09, no entanto eu não encontrei uma relação entre este aumento sendo condizente com o investimento nas rodovias. Isto foi feito ? Onde posso encontrar esta informação ?

12- Onde posso encontrar evidências dessas afirmações:
“Comunidade
_ Manutenção de canais permanentes de comunicação, diálogo e negociação com as comunidades onde atua.
_ Desenvolvimento de programas sociais específicos com as comunidades dos locais de atuação, por meio de ações que tenham afinidade com o negócio. “

13 - Na pesquisa de clima organizacional vocês só mediram o orgulho do funcionário em trabalhar ou mediram outros indicadores ? Se sim, quais foram os resultados como o nível de satisfação por exemplo, pois orgulho não possui relação direta com satisfação.

14  - Existe um plano para reduzir os buracos na pista na Ecosul ? Esta foi a principal reclamação dos usuários.

15 - Quais os resultados efetivos das campanhas e ações para evitar o atropelamento de animais da nossa fauna nas pistas ?



Vamos aguardar as respostas.

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