quinta-feira, 24 de março de 2011

FIAT - Comparada com outras montadoras eles estão bem a frente, mas tem muito que melhorar.



Olá Amigos,

Acabo de ler as informações sobre sustentabilidade da última grande montadora (ainda não postada neste blog) de nosso país. A Fiat.

Afirmo que esta empresa não é uma assumidade na questão quando comparamos com outras empresas que já apresentamos neste blog, mas quando analisamos tendo como base os seus concorrentes, esta empresa está anos luz a frente nesta questão.

Ao ler as afirmações da empresa, noto que ela está preocupada com o seu negócio, Em seu site são apresentadas campanhas como o uso racional do automóvel, estudos para redução de consumo e educação para o trânsito.

Além de ações focadas diretamente ao negócio, a empresa faz um ótimo trabalho em sua comunidade do entorno das fábricas e com deficientes físicos.

Apesar dessas boas ações, a empresa tem muito que melhorar nesta questão, noto que boa vontade existe, mas ainda não está atrelado ao modelo de gestão da empresa e os resultados efetivos ainda não estão bem estruturados.

Assim, resolvemos questionar a empresa não em suas ações, mas na forma de administrar suas ações e projetos, mas como reportar efetivamente e de maneira clara para a sociedade. Notamos que se as ações forem divulgadas tendo como base um relatório do GRI a empresa iria ganhar muito e nós consumidores também.

Falta uma visão administrativa mais ampla e completa sobre esta questão.

Estou confiante que iremos receber uma resposta condizente, tendo como base o que foi reportado. Espero que isto seja verdade e que a FIAT não faça mais jus ao trocadilho famoso dos anos 80 com o FIAT 147.

Fui
Iludido
Agora é
Tarde

Segue abaixo o questionamento encaminhado a FIAT.

Prezados,

Sou Roberto Leite, editor do blog "Testando os Limites da Sustentabilidade".

Acabo de acessar o site de vocês e gostaria de dar os parabéns ao trabalho de vocês sobre esta questão, visto que vocês e questão da sustentabilidade estão anos luz de seus concorrentes e isto é uma vantagem competitiva e tanto.

Mesmo assim, apesar de gostar do trabalho apresentado, noto que falta muita informação sobre as ações sustentáveis dentro de um processo mais robusto de gestão da empresa.

Assim, gostaria de saber quando as atividades de sustentabilidade da Fiat estarão divulgadas em um relatório de sustentabilidade no modelo da GRI, de modo a facilitar as análises e compreender efetivamente os resultados as ações divulgadas.

Noto que as informações ainda são muito superficiais e vagas e faltam dados mais concretos em todos os aspectos, assim, como uma pessoa que tem como base a sustentabilidade das empresas para consumir produtos, gostaria realmente de saber qual o interesse da FIAT em apresentar de maneira clara e transparente seus desafios para se atingir um modelo de negócio mais sustentável.

Desde já agradeço pela atenção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário