quinta-feira, 3 de março de 2011

Nestlé - Não provou como a sustentabilidade é uma prática diária na empresa.


Olá Amigos.

Mais uma empresa teve seu limite testado, mas não foi aprovada, a Nestlé.

Nunca pensei que a Nestlé não ia passar em nosso teste, mas esta grande empresa foi reprovada. Depois de correr todos os canais de comunicação possíveis (ver post anteriores) a empresa não respondeu aos nossos questionamentos e pior.... Fingiu que respondeu.

Nossa última tentativa de contato resultou na resposta abaixo:


Com relação ao seu novo contato, gostaríamos de reiterar as informações passadas anteriormente, aclarando que qualquer complementação poderá ser obtida mediante acesso ao nosso site sobre Criação de Valor Compartilhado, por meio do link http://www.criandovalorcompartilhado.com.br  e, ainda, do link http://www.nestle.com/Common/NestleDocuments/Documents/Library/Documents/Corporate_Governance/Corporate-Business-Principles-EN.pdf.

Esclarecemos que o vasto conteúdo desses links foi desenvolvido com o objetivo de disponibilizar ampla informação sobre as atividades e políticas da Nestlé, com foco em temas que sejam de interesse do público em geral.

 Atenciosamente,

 SERVIÇO NESTLÉ AO CONSUMIDOR

Bem....... Reforço em nosso blog que a resposta não atendeu aos nossos questionamentos, por isto reiteramos as perguntas e a resposta final não aclarou como a Nestlé buscou enfatizar em seu e-mail.

Como aconteceu no caso da Nokia, as respostas da Nestlé com um texto em inglês fere o código de defesa do consumidor em seu artigo 31.

Art. 31 - A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

Além de ferir a lei, o texto também não responde as nossas perguntas. Um posicionamento que agride a inteligência do consumidor.

Claro que o projeto de valor compartilhado da empresa é importante, mas não é o suficiente para validar a propaganda abaixo dos 90 anos da Nestlé. Fica aqui registrada nossa decepção com esta grande empresa. 

Sustentabilidade não é uma prática diária na empresa. O discurso não condiz com a prática.



Um comentário:

  1. Parabens pela nota! Gostei muito dos dados e tbem da atitude em prol ao respeito e ao compromisso de sa fazer algo quando se fala em sustentabilidade!

    ResponderExcluir