sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Suzano - Relatório bem feito, mas carente nas informações sociais.


Olá amigos,

Acabo de ler o relatório da empresa de Celulose Suzano. Gostei muito da forma em que o material foi apresentado, no entando, muito carente de informações nos âmbitos socias (principalmente comunidade do entorno), ambientais (emissões) e recursos humanos (faltam dados de clima organizacional).

Assim, fiz alguns questionamentos sobre o que foi apresentado e espero que desta empresa obtenha resposta.

Depois que o Bradesco mandou minha reclamação para o espaço, vou registar sempre que possível nas postagens uma imagem que comprova que fiz a pergunta.

Prezados,

Acabo de ler o balanço de sustentabilidade da Suzano e confesso que gostei da estrutura e diponibilização dos dados.
Visto que a empresa busca uma relação transparente com a sociedade, me atrevi como cidadão e consumidor dos produtos da Suzano a fazer algumas perguntar sobre partes do relatório que não ficaram claras e gostaria muito da resposta de vocês.
Segue abaixo meus questionamentos:

1- Sobre o sistema de gestão de desempenho das pessoas, quando a área operacional será contemplada ?

2- Quantos empregados da comunidade do entorno da região do MA e PI foram contatratados das 99 admissões anunciadas.
3- Existe um estudo estatístico para saber quais são as principais denúncias que chegam ao comite de conduta ? Qual a razão do aumento em 66% de 2008 para 2009 ?

4- Quantas pessoas com deficiência da comunidade de Mucuri foram empregadas pela Suzano ?

5- Somente 3% dos fornecedores foram auditados sobre as questões de direitos humanos, existe algum projeto para aumentar esta abrangência ?

6- Vocês não possuem nenhum fornecedor no MA e no PI ? Pergunto pois na tabela de fornecedores ativos não está contemplado estes estados.

7- Como é feito de maneira efetiva o relacionamento com as comunidade dos entorno ? Como se operacionaliza as agendas de diálogo permanete ?

8- Vocês poderiam citar como vocês conseguiram mapear 800 stakeholders na comunidade ? Como priorizar ações frente a tantos públicos ? Vocês não está confundindo o termo Stakeholder com Indivíduo ?

9- Noto que as atividades na comunidade é apenas de diagnóstico e levatamentos oriundos de processos de licenciamento ambiental. O que é efetivamente ações voluntárias de gestão e relacionamento comunitário por parte da empresa ? Quantos reais em projetos foram investidos nas comunidades do entorno impactadas pelas atividades industriais ?

10- Sobre os projetos de desenvolvimento econômico e de saúde, porque os recursos ( de 2008 para 2009) aumentaram e o número de beneficiários diminuiu ?

11- Dos 55 milhões investidos em projetos sociais, quando é efetivamente da empresa e quanto é oriundo de incentivo fiscal ?

12- Vocês poderiam explicar melhor como funciona a destinação de verba para partidos e políticos cujo o objetivo é "não contemplar qualquer discriminação ideológica" ? Realmente não entendi o termo e o processo.

13- Sobre meio ambiente, por que as emissões de SOx da unidade de Macuri e de NOx da unidade de Suzano dobraram de 2008 para  2009 ?

14- Por que as produções de mudas cairam tanto em 2009 ?
Desde já agradeço pela atenção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário