quinta-feira, 21 de outubro de 2010

HSBC responde. Relatório Não aprovado.


Depois de muito insistir o HSBC respondeu as questionamentos, confesso que não gostei das respostas apresentadas, o banco deveria se chamar HStangente, pois nada do que foi perguntado foi respondido diretamente, deixando dúvidas em todo o processo.

Segue abaixo a resposta de cada questionamento e meus comentários estarão em ( ) em vermelho.

Vi que o banco não atingiu a sua meta de pegada ecológica, qual a nova meta e quando será atingida?

Para o ano de 2010, definimos as seguintes metas de redução: Resíduos (-2,9%), Energia (-0,6%), Água (-0,7%), CO2 (-0,6%). Lembrando que estas metas de redução foram estabelecidas considerando crescimento do número de agências e de colaboradores. Para alcançar estas metas até o final do ano, revisamos a nossa governança sobre o assunto, atrelando novas metas ao Diretor Executivo da área de Operações, e elevamos o investimento em adequação de nossa infra-estrutura, incluindo a construção de nosso primeiro edifício verde, a ser certificado pela LEED. Lembro ainda que, ao final do ano, o Grupo HSBC adquire créditos de carbono para compensar suas emissões. ( Ainda faltou dizer quando a meta seria atingida. Não respondeu o que foi pedido)

Vi que toda a questão de sustentabilidade não está quantificável, existe algum plano de desenvolver indicadores mais claros para essas questões nos próximos relatórios ?

A quantificação da sustentabilidade é um dos maiores desafios para a implantação de uma agenda de sustentabilidade corporativa. Para endereçar esta demanda de nossos stakeholders, neste ano definimos Key Priority Indicators para acompanhar a execução das metas de sustentabilidade. Os
KPIs, assim como o planejamento estratégico, são aprovados e acompanhados pelo Comitê de Sustentabilidade Corporativa, presidido pelo CEO do banco. ( deveria explicar melhor o que é este indicador e como consiste a sua metodologia, pois ficou uma afirmação vaga)


Na questão do crédito responsável, quanto efetivamente foi disponibilizado nos últimos 3 anos ?

Os valores referentes a este tópico estão consolidados no Relatório de
Sustentabilidade (
http://www.hsbc.com/1/2/sustainability/latest-project-updates/sustainability-report-2009), que também é assegurado pela PricewaterhouseCoopers. (não encontrei. Reforço que este relatório detalhado deveria estar em português e não em inglês, pois o público de interesse é brasileiro e por isto deveria ter sido respeitada a cultura local, logo vemos o desprezo pelo relacionamento com as sociedades. Uma empresa que se diz global, tem que respeitar as diversidades em suas ações)

Qual os dados efetivos do novo SAC ? Pois com relação ao atendimento, não vi nenhum gráfico sobre a quantidade de reclamações, quantas foram solucionadas ou declaradas improcedentes, quantas reclamações no Procom vocês tem, ou até mesmo no Banco Central. Seria possível vocês apresentarem dados mais claros ?

O banco tem metas específicas para gerenciamento do SAC, incluindo a redução de reclamações e o correto endereçamento dos comentários (como é o caso do seu email) As informações disponíveis ao público estão descritas em nosso relatório de sustentabilidade. (Pergunto... Se estivessem escritas no relatório eu teria perguntado ? Não agrida minha inteligência)


Em relação as Micro finanças, onde vocês afirmam que trabalham no "Atacado", quem desenvolve esta ação no varejo para vocês ? Qual o controle que o HSBC oferece para que as taxas de juros apresentadas a população de baixa renda não seja um absurdo, até mesmo gerando mais problema para as pessoas ?

O foco do Grupo HSBC está nas operações de atacado, onde acreditamos que existem necessidades significantes ainda não atendidas e onde podemos apresentar um diferencial de mercado.  As Microfinanças são uma área nova para o HSBC. Por isso mesmo, ao invés de tentarmos criar um expertise rápido no tema, preferimos confiar em especialistas já estabelecidos no mercado. Sendo assim, nós oferecemos fundos para Instituições de Microfinanças que podem distribuir nosso dinheiro da forma apropriada diretamente para o cliente final. Em Fevereiro de 2009, o HSBC concluiu sua primeira operação de Microcrédito no Brasil, realizada em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil. O recurso repassado pelo HSBC está sendo utilizado dentro do escopo do Programa Nacional do Microcrédito Produtivo Orientado, mais especificamente, pelo Programa Crediamigo, onde o crédito é concedido para o atendimento das necessidades financeiras de pessoas físicas empreendedoras de atividades produtivas de pequeno porte na Região Nordeste do Brasil, utilizando metodologia baseada no relacionamento direto com os empreendedores no local onde é executada a atividade econômica. (respondeu o que eu pedi ? Fala sério !)

Nota-se que muitas ações sociais desenvolvidas pelo banco são de recursos provenientes de planos de marketing com clientes, como títulos de capitalização e cartões de crédito, ou seja, é o cliente que diretamente paga isto. Existe algum projeto com recursos vindos direto do caixa do banco sem intermediação direta do cliente ?

Nosso investimento social, coordenado pelo Instituto HSBC Solidariedade, é composto por recursos de orçamento próprio e por recursos arrecadados por nossos produtos e campanhas. O único produto onde o cliente é convidado a fazer doações é o Cartão Instituto HSBC Solidariedade, onde ao invés de pagar a anuidade, o banco o cliente doa entre R$ 5 e R$ 10 mensais para projetos sociais apoiados pelo banco. Nos demais produtos, como o Fundo DI Solidariedade (50% da taxa de administração), é o HSBC que repassa parte da receita com os produtos para investimento social.  As ações de comunicação relacionadas a sustentabilidade fazem parte do orçamento global de marketing do banco e portanto, não influenciam o valor doado pelo banco. (vocês não acham que faltou explicar detalhes nesta resposta ?)

O que o banco faz de maneira efetiva para a redução das mudanças climáticas, não ficou muito claro no relatório.

Além de gerenciar o impacto direto de suas operações e de compensar suas emissões de carbono, o HSBC procura interagir com clientes e parceiros comerciais em relação aos riscos e oportunidades socioambientais oferecendo informação, desenvolvendo produtos e adotando critérios socioambientais na concessão de crédito. Alguns exemplos, que podem ser encontrados em nosso relatório, são a publicação das pesquisa Climate Monitor, o produto Seguros Verdes e o programa HSBC Climate Partership. Ainda neste tema, gostaria de informar que o HSBC foi novamente escolhido como uma das empresas líderes em mudanças climáticas pela Prêmio Época de Mudanças Climáticas, divulgado neste mês. ( É duro quando um marketeiro tenta responder para uma pessoa que busca auditar uma informação. Não tem propriedade a resposta)

Quantas pessoas são atingidas pelos projetos sociais do instituto HSBC. Qual o grau de investimento per capta, visto que cada projeto custa em média 60 mil reais ? Esses projetos são estruturantes ao ponto de mudar a vida das pessoas ? Se sim, de um exemplo.

Conforme indicado em nosso relatório, em 2009 o Instituto HSBC Solidariedade apoiou 176 mil pessoas, em 187 projetos, com R$ 15,8 milhões. Como o banco atua em 3 áreas (educação, meio ambiente e geração de renda) não é possível apresentar um indicador único de repasse (R$) por pessoa beneficiada. Sobre a escolha e gerenciamento destes projetos, o HSBC trabalha com editais anuais de projetos onde a seleção de projetos é feita por especialistas independentes. Todos os projetos selecionados passam por 3 módulos de capacitação em gestão do 3º setor e são acompanhados por uma equipe dentre o Instituto responsável por garantir que as instituições sociais estejam efetivamente seguindo as metas acordadas na assinatura de contrato. Além disso, todo projeto apoiado pelo HSBC tem um padrinho/madrinha responsável, um colaborador que acompanha em loco o andamento das ações. (Bem... eu fiz a conta. o custo per capta por pessoa/projeto é de R$ 89,00. É muito blá. você nota que a coisa não se sustenta)

Qual a relação entre o que foi investido efetivamente no instituto e o custo de publicidade para promover o instituto, pois pelo que foi apresentado no relatório, considerando o custo de produção dos comerciais, mais o valor de veiculação, parece que está sendo gasto mais na promoção que efetivamente nos projetos.

NÃO RESPONDEU. POR QUE SERÁ ???

Vocês poderiam passar as evidências das respostas das questões do GRI abaixo ? Evidências: S03, S02 e Na questão HR8, porque não é feito treinamento de direitos humanos com a segurança, visto que as maiores reclamações deste gênero nos bancos são com esse perfil de empregado.

Anualmente, todos os colaboradores precisam passar por um curso on-line sobre corrupção, registrado pela área de Recursos Humanos e acompanhado pela área de Compliance do HSBC. HR8 - Este ponto já foi mapeado por nós, e será endereçado junto com nossos prestadores de serviço. (vocês viram alguma evidência na resposta solicitada ? eu não vi)
Na minha opinião as respostas foram fracas. Não aprovo o relatório.

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