sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Bradesco envia as respostas


 O BANCO DO PLANETA RESPONDEU !!!!!


Confesso que depois de muita luta o banco respondeu os meus questionamentos, não concordei com tudo que foi apresentado, no entanto, devemos nos impressionar pela transparência dos dados apresentados. Isto que busco nas empresas, a capacidade de dialogar com a sociedade.


Sei que se não fosse o contato com a Tatiana isto não teria sido possível pois o SAC para essas questões é precário como relatei anteriormente e espero que melhorem pois se não fosse uma relação personalizada isto nunca teria acontecido, pois em nivel institucional a falha é gritante.


Seguem abaixo as respostas do banco. O Julgamento fica a critério de vocês.

 

1- Qual foi a razão das reclamações dos clientes subirem 67% entre 2008 e 2009 ? Isto não revela uma má qualidade no atendimento ao cliente, visto que isto também se refletiu no aumento em 25% nas reclamações no procom em relação a 2008 e 887% em relação a 2005 ?Com relação as reclamações ao Bacen, das 6938 reclamações em 2009, quantas foram improcedentes ?

O crescimento de 67% das reclamações de 2008 e 2009 foi por conta do decreto 6523 que alterou as regras do SAC. Desde então, passamos de aproximadamente 9.000 reclamações de 1ª instância em Novembro/2008 para 18.000 em dezembro do mesmo ano. Fora isso os demais canais tem crescido também seus volumes por conta do aumento natural de reclamações face a ampla divulgação da mídia e internamente através de peças de publicidade nas nossas agências e sites do banco. Também devemos esse crescimento, logicamente que não na mesma proporção, ao crescimento da nossa base de clientes.

Quanto às reclamações do BACEN no período de Janeiro a Dezembro/2009 das 6.938 manifestações, 27% foram julgadas com improcedentes.



2- Com os empregados, a implementação da SA8000 facilitou o acesso dos mesmos em canais para denunciar a discriminação ? Por isto houve um aumento de 304% entre 08 e 09?


À medida que ampliamos o escopo de Certificação da SA8000, implementamos canais de comunicação cujo público alvo são os colaboradores, incluídos aí os prestadores de serviço, o que impacta diretamente na quantidade de manifestações recepcionadas, explicando o aumento.


3- No programa de voluntário, existe ações que envolvam os empregados em projetos sociais mais estruturantes e não apenas filantrópicos ? Porque houve uma queda tão abrupta nos resultados da maratona social de 09 ?


No Programa Voluntários Bradesco os voluntários são convidados a escolherem uma Instituição para realizarem suas atividades em todo o Brasil. Os voluntários se reúnem em grupos e realizam diversas atividades ao longo do ano nas Instituições escolhidas. Todas as ações são estruturadas e vão além de simples doações.

Não houve queda na Maratona de 2009  e sim um direcionamento estratégico diferente quanto a seu escopo focando em um publico alvo menor em relação  ao ano anterior. Em 2008, a Maratona abrangeu todas as unidades administrativas de SP e em 2009 somente os colaboradores das unidades administrativas da Bradesco Seguros e Previdência e algumas agências de SP participaram.

Vale ressaltar que a quantidade de voluntários da Organização registrados no Portal do Voluntariado atualmente é de 10.862 voluntários e esse número vêm crescendo a cada ano.


4- Qual foi a razão da queda na disponibilização de financiamentos de crédito socioambientais na faixa de 100 mi de 08 para 09 e de 300 mi de 07 para 09 ?

A queda no valor de financiamentos de cunho socioambiental se dá em decorrência da amortização de operações contratadas.


5- No relacionamento com idosos, existe algum programa para pessoas da classe D e E, visto que na carteira de vocês existem 5,3 mi de aposentados ?

A Bradesco Vida e Previdência mantém um programa pioneiro de relacionamento com idosos, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida desse grupo   pulacional. A iniciativa , ainda em fase piloto, atende parte da população de longevos nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Em ambas as cidades, a Seguradora lançará o Projeto Amigo do Idoso, que se trata de um programa de aperfeiçoamento profissional de porteiros de  condomínios, voltado para melhor atender à população de longevos. Em parceria com condomínios e seus respectivos síndicos, será realizado em 2010 um curso de aperfeiçoamento que certificará os profissionais em questões relacionadas ao melhor entendimento dessa fase da vida. 


6- Poderia detalhar melhor quais os 300 projetos (média de 1,2 mi ) investidos na comunidade e qual a efetiva mudança social que ocorre (exemplos) ? A Fundação Bradesco entra neste montante ?
O investimento na Fundação Bradesco em 2009 foi de R$ 237,8 milhões e está contido no valor descrito na página 53 do relatório de sustentabilidade. Informações sobre as atividades da Fundação e resultados alcançados nas comunidades em que ela está inserida estão disponíveis no site www.fb.org.br e no Relatório de Atividades da Fundação Bradesco também disponível no site.

Quanto aos outros projetos apoiados, cujo investimento gira em torno de R$ 143 milhões, os de maior porte já estão descritos no próprio relatório de sustentabilidade, porém é possível acessar os sites na internet onde é possível verificar detalhes sobre seus resultados:


Bradesco Esportes e Educação: www.adcbradesco.com.br

Fundação Amazonas Sustentável: www.fas.org.br

Fundação SOS Mata Atlântica: www.sosma.org.br

Instituto Ayrton Senna: www.senna.org.br

Instituto Brasileiro de Controle do Câncer: www.ibcc.org.br


Outra parte dos investimentos é direcionada a projetos e eventos socioculturais por todo o Brasil, que vão de pequenas festas folclóricas a grandes eventos culturais e patrocínios a exposições.



Nenhum comentário:

Postar um comentário