sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Itaú - Demorou, mas chegou.



Depois de quase um mês de espera a resposta do Itaú chegou. Noto que deve ter dado trabalho conseguir todas as respostas aos questionamentos levantados.

Ao ler as respostas, noto o quanto o relatório do banco é superficial nas abordagens (pois muitas partes das respostas obtidas já poderiam estar no relatório) e que muitos dados que poderiam ser públicos eles tratam como confidenciais, caso da ouvidoria e do SAC. O Bradesco é mais transparente nesta questão.

Segue abaixo a resposta encaminhada pela banco. Boa leitura, pois o texto é longo.


1-     Por que mesmo com a junção com o Unibanco o quadro funcional caiu de 111.994 empregados para 104.694 ?

Embora o número de desligamentos tenha aumentado, o índice de rotatividade da organização se manteve, ou seja,  8% nos últimos 2 anos. Desta forma, mesmo sendo um ano de fusão, o índice se manteve proporcional aos anos anteriores.

2-     Se o número de empregados diminuíram, porque o índice de lesão subiu de 0,61 para 0,83 e o de doença ocupacional subiu de 0,48 para 0,62 ?

A comparação entre o quadro funcional com total de afastamentos não é uma referência de mensuração, uma vez que o índice de absenteísmo é medido quando o afastamento é consumado, e também há interferências de novas patologias (ex: pandemias, climáticas, etc).
A estratégia da organização é atuar em ações de prevenção a saúde dos seus colaboradores, como por exemplo, o  afastamento de todas as gestantes do Itaú Unibanco em virtude da pandemia Influenza H1N1.
Se consideramos esses fatores, não há nada fora da curva apresentado pela empresa nos últimos anos.


3-     Não vi nenhum dado quantitativo sobre análises de clima organizacional, somente uma citação sobre um programa chamado Fale francamente, mas sem apresentação de dados. Vocês não possuem nenhum dado concreto de monitoramento ?

A organização possui várias ações para medir a satisfação dos seus colaboradores:

Fale Francamente: pesquisa de clima organizacional, que nos possibilita conhecer a opinião dos colaboradores sobre o dia-a-dia no trabalho, além de subsidiar os gestores com informações sobre o clima organizacional da sua área, permitindo maximizar os pontos fortes e atuar nas oportunidades de melhoria, orientando a implementação de ações, para assegurar o aprimoramento contínuo dos processos de gestão de pessoas e dos níveis de satisfação dos funcionários;


·         Melhores Empresas para Trabalhar:  pesquisas de clima organizacional de mercado, com o objetivo de classificar as melhores empresas, com as melhores práticas em gestão de pessoas no Brasil;
·         Monitoramento de Clima: pesquisa amostral, realizada mensalmente com alguns colaboradores, como objetivo de capturar de forma rápida e simples o clima organizacional durante o processo de fusão Itaú Unibanco nas várias áreas do banco.

Fale Francamente 2009
Índice de Retorno: 79% dos colaboradores responderam a pesquisa
Resultado Itaú Unibanco: 69%


4-     Vocês possuem dados quantitativos relativos ao trabalho do Ombudsman, pois quantitativamente só foram publicados acesso ao blog, um dado bem incipiente para a proposta apresentada.

Existem dados quantitativos sobre diversas ocorrências, porém são tratados de forma interna pela organização.


5- Visto que está na visão do Utaú o fato da "A satisfação dos clientes e a performance sustentável são prioritárias para nós" por que diferente de outros relatórios de outros bancos, vocês não apresentaram o quantitativo de reclamações registras no SAC próprio da empresa. VOcês podem disponibilizar este dado dos últimos 3 anos para efeito de comparação ? Porque em 2009 não foi apresentado o quantitativo de reclamações dos clientes no relatório para análise ? 


Na busca pela melhoria contínua do atendimento, o Itaú Unibanco utiliza diversos indicadores como fonte de diagnósticos e parâmetros de medição. No aspecto de insatisfação, os indicadores de reclamações são os mais utilizados. Não só os do SAC, mas todo ponto de contato com cliente pode registrar uma reclamação de forma a construir um indicador de tendência: agências, centrais, Fale Conosco e Ouvidoria. Ainda no aspecto de reclamações, os volumes de clientes que recorrem à órgãos externos (Banco Central e Procon) são muito importante fonte para identificação de melhorias. Optamos por divulgar no relatório as reclamações em órgãos externos, pois são absolutamente imparciais, ou seja, são métricas públicas e isentas. Além dos indicadores de insatisfação, temos importantes medidas de satisfação construídas por pesquisa nos diversos segmentos de atuação.


6- Se a meta de vocês é reduzir em 8,9% as reclamações no procon, qual o valor absoluto hoje para acompanhamento, pois no relatório este valor não é apresentado. 


A meta de redução compromissada com o DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) é baseada no total de acionamentos de clientes juntos aos diversos Procons do país. Este dado é publico e pode ser obtido pelo site do SINDEC.

7- Qual foi a abrangência do programa educação e sustentabilidade ? o trabalho foi apenas citado, mas sen dados de amplitude e resultados apresentados

Uma das diretrizes da Política de Sustentabilidade do Itaú Unibanco é desenvolver programas de educação e sensibilização em sustentabilidade para todos os gestores e colaboradores. Em 2006 foi desenvolvido o primeiro e-learning sobre o tema que foi disponibilizado para todos os colaboradores da organização. Em 2009 iniciamos a revisão deste e-learning e a construção de uma plataforma educativa corporativa. Este programa de educação está em desenvolvimento e será reiniciado em 2011. Além disso, foi disponibilizado para os colaboradores a partir de setembro de 2010 o e-learning sobre Uso Consciente do Dinheiro, programa do banco voltado para orientação financeira.

Ainda dentro da plataforma de educação corporativa, foram promovidos os seguintes workshops:

Mudanças Climáticas:
Realizado em 20 de abril de 2010, o Workshop sobre Mudanças Climáticas teve a participação de 17 colaboradores, entre superintendentes, gerentes e analistas.
O objetivo do workshop foi auxiliar a Superintendência de Sustentabilidade do Itaú Unibanco na definição de um Posicionamento em Mudanças Climáticas, com o intuito de estabelecer metas e compromissos da instituição.
Como resultado, foram desenhadas metas par gestão interna, engajamento e negócios e produtos.

Fornecedores:
Realizado em 10 de julho de 2010, o Workshop de Fornecedores teve como objetivo:
·         Captar o entendimento do público interno quanto ao desenvolvimento sustentável, bem como sua aplicação no Itaú Unibanco
·         Compreender percepção interna sobre estratégia do Itaú Unibanco frente à sustentabilidade na gestão de fornecedores
·         Gerar aprendizado para facilitar o estabelecimento de prioridades futuras, alinhadas com a Política e a Essência de Sustentabilidade

Produtos e serviços:
Realizado em 07 de setembro de 2010, o Workshop de Produtos e Serviços teve a participação de 23 colaboradores, entre analistas, gerentes e especialistas;
O workshop teve como objetivo disseminar o conceito de sustentabilidade e sua aplicação no desenvolvimento de produtos e serviços.


Em complemento a essas ações, foram realizadas campanhas de comunicação e outras ações durante todo o ano, por meio dos canais internos do banco (Revista Itaú Unibanco, portal corporativo, e-mail, chats), para sensibilização e formação dos colaboradores e gestores para temas de sustentabilidade. Entre as ações desse ano, podemos destacar:

·         Uso consciente do Dinheiro: trabalhado durante todo o ano de 2010 nos canais descritos acima – programa voltado para orientação financeira;
·         Banco de Ideias Sustentáveis (BIS): trabalhado durante todo o ano de 2010 nos canais descritos acima – programa voltado para estimular e valorizar a visão e as ideias dos colaboradores do banco sobre o tema sustentabilidade;
·         Descarte eletrônico: campanha realizada para conscientizar os colaboradores nos pólos administrativos sobre o descarte correto de equipamentos eletrônicos;
·         Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06): foram divulgadas no portal corporativo uma série de matérias sobre temas como: Ecoeficiência, Mudanças Climáticas e Sustentabilidade nos Negócios;
·         Diálogos de Sustentabilidade: série de eventos realizados desde 2006, com foco na discussão e reflexão sobre temas da atualidade. O último, realizado em 18/10, discutiu o tema Mudanças Climáticas e seus impactos em uma instituição financeira.


8- Para efeito de confirmação, 100% dos vigilantes do Itaú receberam o vídeo e a cartilha " De olho na segurança e bom atendimento?"

Todos os Vigilantes são re-treinados anualmente com uso do vídeo “De Olho na Segurança e Bom Atendimento” e recebem a cartilha.

9- Na questão de consumo de energia. é possível passar os dados do últimos 3 anos, pois não foi possível avaliar se houve redução de consumo, pois já que diminuiu o número de empregados em 2009, fica difícil saber a relação consumo de energia/pessoa
Não temos como comparar os consumos de água e energia para o Itaú e Unibanco antes da fusão, já que a metodologia utilizada para a apuração desses dados era diferente. Portanto podemos comparar os valores dos anos de 2008 (ano da fusão) e 2009.


CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA  MWh
2008 Pred Administrativos 191.561
Pontos de Venda 344.622
Total536.182


Itaú Unibanco
CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA MWh
2009 Prédios Administrativos 220.122
Pontos de Venda 360.759

Total580.881



Itaú Unibanco
CONSUMO DE ÁGUA M³
2008 Pred Administrativos 677.177
Água Subterrânea (Poço Artesiano) 114.536
Pontos de Venda 1.639.704

Total2.431.417



Itaú Unibanco
CONSUMO DE ÁGUA M³
2009 Pred Administrativos 634.927,63
Água Subterrânea (Poço Artesiano) 55.387,50
Pontos de Venda 1.181.447,00

Total1.871.762


10 - No projeto entre jovens foi investido R$ 7 milhões com redução prevista para 6,3 milhões para 2010. Porque vai diminuir o valor ? 


O Projeto Entre Jovens tem como meta principal a melhoria da qualidade do Ensino Médio em escolas da rede pública estadual. O Projeto que busca resgatar conteúdos do ensino fundamental através do sistema de tutoria tem o compromisso de parceria pelo período de 3 anos nas escolas. No ano de 2009, um grupo de escolas fechou o seu ciclo de 03 anos, o que levou a uma projeção de 6,3 milhões de reais para o ano de 2010. 

11- Esta pergunta pode ser provocativa, mas tenho que fazer. No programa Jovem Futuro, vocês acreditam piamente que com R$ 100,00 por aluno/ano é possível é possível implantar um plano de melhoria na qualidade do ensino ? 


Como detalhado no Relatório de Atividade do Instituto Unibanco de 2009, o Projeto Jovem de Futuro é um projeto de Gestão Escolar para Resultado. Todo o apoio técnico e financeiro que o Instituto Unibanco oferece deve ser direcionado para as atividades que impactem diretamente os resultados e objetivos do Projeto Jovem de Futuro: Melhorar a Aprendizagem e Reduzir o Abandono Escolar.
O investimento de R$ 100,00 ano/aluno que o Instituto Unibanco repassa para as escolas representa em média 7% o investimento feito pelo Sistema de educação.  Contudo em algumas escolas este investimento equivale à cinco anos de repasse do fundo da Educação que a escola recebe do Estado.
A escola tem autonomia para planejar onde irá gastar o recurso, desde que este gasto seja em atividades que beneficiem exclusivamente alunos e professores do Ensino Médio também em melhorias na infra estrutura que dêem suporte para a melhoria da prática pedagógica.
O fato é que o resultado da avaliação impacto preliminar Projeto é bastante positivo e aponta que estamos nos caminho certo para alcançar os objetivos esperados no Projeto.
O resultado da avaliação do processo nos confirma também que o recurso é um fator importante, principalmente como atrativo inicial para motivar a escola, contudo, o dinheiro por si só, não resolve. Ter metas de melhoria pactuadas com toda a comunidade escolar, instrumentos e processos de gestão, política de incentivo para os atores chave e um sistema de informações são princípios que devem ser incorporados pelas escolas e para isso o Instituto Unibanco desenvolve um robusto sistema de supervisão e suporte técnico as escolas.

12- Quais foram os resultados efetivos do programa "Melhoria da educação dos municípios" ? 


O Conselho Estadual de Educação de Goiás credenciou o Programa como um curso de formação continuada para gestores públicos (Resolução nº 20 de 31 de outubro de 2008). Os gestores que receberam certificado do Melhoria, têm pontuação para ascensão de carreira.

Lançamento da Coleção Diálogos sobre a Gestão Municipal:

·          3 cadernos
·          Aplicativo Brasil Hoje e Plano de Educação em planilha informatizada
·          DVD Realidades Educadoras

Essa coleção será adotada pelo MEC no PRADIME – Programa de Apoio ao Dirigente Municipal de Educação.

Seminários Gestão Educacional e Resultados de Aprendizagem:

·         Debate sobre o papel do gestor na conquista da qualidade da Educação.
·         Oficina “Prioridades educacionais a luz do diagnóstico local” – exercício a partir de uma situação problema, relacionando o diagnóstico com o PAR do município:
§   Avaliação diagnóstica e de contexto de um município;
§   Avaliação do PAR deste município;
§   Estímulo para que os secretários analisem o PAR elaborado frente as informações levantadas no diagnóstico.

Foram realizados 12 seminários, reunindo 843 gestores de 451 municípios brasileiros.
13- Os recursos para os projetos sociais são oriundos do próprio banco ou são deduções fiscais ? 


Na instituição da Fundação Itaú Social foi criado um fundo patrimonial composto com recursos do Banco Itaú. A existência do fundo patrimonial garante a perenidade do investimento social. Os projetos sociais desenvolvidos ou apoiados pela Fundação Itaú Social tem seus recursos provenientes do superávit deste fundo patrimonial da própria Fundação. Atualmente, este fundo está em torno de R$ 498 milhões.
As deduções fiscais, das empresas do Grupo Itaú, são utilizadas para destinação de recursos aos Conselhos Municipais e Estaduais de Direitos da Criança e do Adolescente, através do Fundo da Infância e Adolescência.


14- Na questão do voluntariado, existem projetos futuros para ações mais estruturantes e não só filantrópicas e de doação ? 


O programa Itaú Voluntário atua nas seguintes frentes: sensibilização de novos voluntários, espaços para troca de experiência entre os voluntários, qualificação de ações voluntária, reconhecimento de ações realizadas e oportunidades de atuação.Para qualificar as ações, o programa oferece alguns subsídios para os voluntários:
informações e orientações:  não só através do manual do voluntário e das informações disponíveis no portal (www.ivoluntarios.org.br), mas também em atendimento ao voluntário, por email, telefone ou  em reuniões presenciais.
Para voluntários interessado em determinadas causas, existem eventos “ Voluntários em Questão” que tem o objetivo de ser um espaço de troca entre voluntários que atuam no tema, oferecer materiais de aprofundamento na causa e sempre há um convidado especialista que também esclarece dúvidas ou apresenta dicas e sugestões para qualificação da ação.
Metodologias e materiais que podem ser replicados para a sociedade: o programa possui um calendário de capacitações para voluntários que desejam aplicar oficinas em instituições sociais. Exemplos:
·         Empreendedorismo: Parceria com Junior Achievement  com o objetivo de levar o conhecimento sobre o mundo dos negócios a escolas públicas;
·         Vantagem de Permanecer na Escola: Apresenta os benefícios da escola através de 5 momentos que incluem jogos de tabuleiro, análise de gráficos, elaboração de orçamento, planejamento de carreira e debate;
·         Informática para iniciantes: aulas de informática em ONGs e escolas públicas, por meio de uma parceria com a  Itautec;
·         Ingresso no mercado de trabalho:  Orientações e dicas práticas para jovens: identificação de habilidades e competências, elaboração de currículo, dicas para entrevistas, importância do networking apresentação, metas a longo prazo;
·         Mentoria Jovem: contribui para a formação pessoal e educacional dos estudantes de ensino médio da rede pública, a partir de uma relação de mentoria, na qual o voluntário (mentor) ensina, guia e atua como conselheiro do jovem (mentorado).( 1 ano de dedicação);
·         Uso Consciente do Dinheiro: Com base no programa Uso Consciente do Dinheiro Itaú Unibanco, foi desenvolvido um jogo, que de maneira lúdica, proporciona aos participantes a oportunidade de vivenciar o planejamento financeiro e tomada de decisões e situações inesperadas. Desta forma, colaboradores voluntários e seus convidados podem transmitis a escolas públicas e ONGs este conhecimento;
·         Consumo Consciente: Em parceria com o Instituto Akatu, a oficina trabalha a teia de impactos positivos e negativos do consumo de cada produto e serviço;
·         Clube do Livro:  Com o de contribuir para a melhoria da escrita a partir da leitura, e estimular a inclusão digital,  voluntários e jovens do Projeto lêem um mesmo título simultaneamente, semanalmente trocam e-mails, em que as idéias e opiniões sobre o livro são socializadas, e mensalmente se encontram em passeios culturais;
·         Superação: Mobilização para promoção de melhorias na estrutura física e estética das escolas participantes do Jovem de Futuro;
·         Estudar Vale a Pena: Contribuir para a redução da evasão escolar e mostrar aos jovens da rede pública os benefícios dos estudos ( 3 meses de dedicação).
Nos programas da Fundação Itaú social: Prêmio Itaú Unicef, Jovens Urbanos e Olimpíada de Língua Portuguesa existem espaços para participação de voluntários.
Além das programa de voluntariado existem outros programas de mobilização de funcionários para a causa social: Comunidade Presente, e com foco na defesa dos direitos da criança e do adolescente: Itaú Criança e Itaú Solidário ( www.fundacaoitausocial.org.br)
Na rede de agências, para fortalecer a rede de colaboração para a causa social em todo país, que é o objetivo do programa, estão sendo identificados e desenvolvidos núcleos de ação social.
Os núcleos são compostos por todos colaboradores engajados em ações sociais de determinada região. Para que este núcleo seja integrado e articulado, existem grupos de mobilização local que são preparados para: sensibilizar novos voluntários, promover espaços de troca de experiência, dar suporte técnico, reconhecer e desenvolver um plano anual  de ações sociais.
Estes grupos  são capacitados, acompanhados e recebem do programa  Itaú Voluntário subsídios para realizarem suas ações, tais como verba mínina, campanha de comunicação entre outros que ainda estão em análise.
Na administração central estão sendo desenvolvidos pilotos deste grupos por diretorias  ou temas de atuação ( a partir dos participantes do evento Voluntários em Questão).
O portal www.ivoluntarios.org.br, é a principal ferramenta para construção desta rede e disponibiliza: informações, notícias, materiais e espaços de reconhecimento de ações que estão sendo feitas.

Em caso de dúvidas, ficamos à disposição.

Atenciosamente,

Itaú Unibanco
Superintendência de Sustentabilidade



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