domingo, 26 de setembro de 2010

Balanço do Itaú. Muito Bla e poucos números



Olá amigos,

Acabo de ler o relatório de sustentabilidade do banco Itaú e confesso que para instituição financeira faltam muitos números. Fiquei impressionado com a incipiência dos dados, muito Bla e pouco resultado.

Chega a ser cômica a comparação dos atributos da missão da empresa com os resultados apresentados. Para vocês terem uma ideia, a palavra sustentabilidade está em todo o texto, mas o serviço de SAC deles não tem a opção para se tirar dúvidas sobre sustentabilidade, isto já revela que a missão não está alinhada aos processos administrativos.

Assim., acabo de registrar algumas perguntas sob o protocolo 1619643. Espero que venha a resposta.


Prezados,

Acabo de ler o relatório de sustentabilidade do Itaú e o material, apesar de bem escrito e estruturado, ainda não sanou todas as minhas dúvidas. Assim, gostaria de saber se vocês poderiam responder os questionamentos abaixo, visto que vocês afirmam que possui um compromisso com o desenvolvimento sustentável, tendo como foco o diálogo e a transparência:


1- Por que mesmo com a junção com o Unibanco o quadro funcional caiu de 111.994 empregados para 104.694 ?

2- Se o número de empregados diminuiram, porque o índice de lesões subiu de 0,61 para 0,83 e o de doenças ocupacionais subiu de 0,48 para 0,62 ?

3- Não vi nenhum dado quantitativo sobre análises de clima organizacional, somente uma citação sobre um programa chamado Fale francamente, mas sem apresentação de dados. Vocês não possuem nenhum dado concreto de monitoramento ?

4- Vocês possuem dados quantitativos relativos ao trabalho do Ombudsman, pois quantitativamente só foram publicados acesso ao blog, um dado bem incipiente para a proposta apresentada.

5- Visto que está na visão do Itaú o fato da "A satisfação dos clientes e a performance
sustentável são prioritárias para nós" por que diferente de outros relatórios de outros bancos, vocês não apresentaram o quantitativo de reclamações registras no SAC próprio da empresa. VOcês podem disponibilizar este dado dos últimos 3 anos para efeito de comparação ? Porque em 2009 não foi apresentado o quantitativo de reclamações dos clientes no relatório para análise ?

6- Se a meta de vocês é reduzir em 8,9% as reclamações no Procom, qual o valor absoluto hoje para acompanhamento, pois no relatório este valor não é apresentado.

7- Qual foi a abrangência do programa educação e sustentabilidade ? o trabalho foi apenas citado, mas sem dados de amplitude e resultados apresentados.

8- Para efeito de confirmação, 100% dos vigilantes do Itaú receberam o vídeo e a cartilha " De olho na segurança e bom atendimento?"

9- Na questão de consumo de energia, é possível passar os dados do últimos 3 anos, pois não foi possível avaliar se houve redução de consumo, pois já que diminuiu o número de empregados em 2009, fica difícil saber a relação consumo de energia/pessoa.

10 - No projeto entre jovens foi investido R$ 7 milhões com redução prevista para 6,3 milhões para 2010. Porque vai diminuir o valor ?

11- Esta pergunta pode ser provocativa, mas tenho que fazer. No programa Jovem Futuro, vocês acreditam piamente que com R$ 100,00 por aluno/ano é possível implantar um plano de melhoria na qualidade do ensino ?

12- Quais foram os resultados efetivos do programa "Melhoria da educação dos municípios" ?

13- Os recursos para os projetos socias são oriundos do próprio banco ou são deduções fiscais ?

14- Na questão do voluntariado, existem projetos futuros para ações mais estruturantes e não só filantrópicas e de doação ?

 Desde já agradeço atenção.

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