quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Balanço de sustentabilidade do HSBC - Para vc e para o Mundo.

Olá amigos ligados no tema sustentabilidade, acabo de ler o relatório de sustentabilidade do HSBC e nesta empresa alguns dados também levantaram dúvidas, assim, entrei em contato com o SAC e sob o registro de Protocolo Nº: 0002439212 eu fiz as questões abaixo.


Se obter as respostas eu publico para todos aqui no Blog.

Seguem os questionamentos:

Acabo de ler o relatório de sustentabilidade de vocês, no entanto, ainda tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se vocês podem me responder:


Vi que o banco não atingiu a sua meta de pegada ecológica, qual a nova meta e quando será atingida?


Vi que toda a questão de sustentabilidade não está quantificável, existe algum plano de desenvolver indicadores mais claros para essas questões nos próximos relatórios ?

Na questão do crédito responsável, quanto efetivamente foi disponibilizado nos últimos 3 anos ?

Qual os dados efetivos do novo SAC ? Pois com relação ao atendimento, não vi nenhum gráfico sobre a quantidade de reclamações, quantas foram solucionadas ou declaradas improcedentes, quantas reclamações no Procom vocês tem, ou até mesmo no Banco Central. Seria possível vocês apresentarem dados mais claros ?

Em relação as Micro finanças, onde vocês afirmam que trabalham no "Atacado", quem desenvolve esta ação no varejo para vocês ? Qual o controle que o HSBC oferece para que as taxas de juros apresentadas a população de baixa renda não seja um absurdo, até mesmo gerando mais problema para as pessoas ?


Nota-se que muitas ações sociais desenvolvidas pelo banco são de recursos provenientes de planos de marketing com clientes, como títulos de capitalização e cartões de crédito, ou seja, é o cliente que diretamente paga isto. Existe algum projeto com recursos vindos direto do caixa do banco sem intermediação direta do cliente ?

O que o banco faz de maneira efetiva para a redução das mudanças climáticas, não ficou muito claro no relatório.


Quantas pessoas são atingidas pelos projetos sociais do instituto HSBC. Qual o grau de investimento per capta, visto que cada projeto custa em média 60 mil reais ? Esses projetos são estruturantes ao ponto de mudar a vida das pessoas ? Se sim, de um exemplo.


Qual a relação entre o que foi investido efetivamente no instituto e o custo de publicidade para promover o instituto, pois pelo que foi apresentado no relatório, considerando o custo de produção dos comerciais, mais o valor de veiculação, parece que está sendo gasto mais na promoção que efetivamente nos projetos.


Vocês poderiam passar as evidências das respostas das questões do GRI abaixo ?


Evidências:


S03


S02


Na questão HR8, porque não é feito treinamento de direitos humanos com a segurança, visto que as maiores reclamações deste gênero nos bancos são com esse perfil de empregado.


Dede já agradeço atenção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário