segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Johnson & Johnson - Se tudo é tão secreto então não invente de fazer um relatório.


Olá amigos,

Depois de muito tempo em que tivemos que esperar o diretor de sustentabilidade da Johnson & Johnson voltar de férias, responder as perguntas, validar e tudo mais a reposta da empresa chegou.

Resultado ?????

Decepção.

Ao ver as respostas da Johnson & Johnson, notamos que tudo é sigiloso, nada pode ser revelado e no fundo no fundo a empresa disse educadamente.

NÃO É DA SUA CONTA
.

Em tese não seria, mas já que a empresa resolveu publicar um relatório de sustentabilidade e disse uma série de informações com carência de dados, essas informações são da nossa conta sim.

É assim que funciona o sistema, se a empresa busca ser transparente e divulgou dados, informações complementarem devem ser repassadas para facilitar o entendimento e ser transparente, se é para ser algo secreto, não deve ser publicado em um relatório público.

Infelizmente este foi o posicionamento desta grande empresa.

Segue as respostas, boa leitura 


1- Vocês poderiam disponibilizar os dados da última pesquisa sobre o "Nosso Credo" no Brasil de modo a saber se os empregados J&J estão comprometido com esses valores ?
Como essa pesquisa tem o objetivo de analisar o comprometimento dos funcionários para com o Nosso Credo, a empresa entende que os seus resultados são confidenciais e estratégicos para os negócios da companhia.

2- O projeto desenvolvido juntamente com o Hospital São Camilo sobre aumento da produtividade, foi uma ação comercial ou social? Existe a possibilidade de implantar este projeto em hospitais públicos e mais carentes?
O projeto é voltado a alguns parceiros estratégicos da companhia e tem caráter social. Contudo, a empresa compartilha a experiência acumulada com outras instituições, como unidades selecionadas do Grupo São Luiz.  

3- Muito interessante o trabalho de distribuição do guia de sustentabilidade para as farmácias. Vocês possuem dados de retorno dessas ações com seus clientes sobre a conscientização do descarte deste tipo de produto depois da campanha e se isto melhorou? Quanto é investido neste projeto?
O projeto Farmácia Sustentável tinha como objetivo informar os donos de pequenos e médios estabelecimentos, e não diretamente os consumidores. A mensuração não foi feita por meio do uso de métricas fixas, por isso não existem dados disponíveis. Em relação ao investimento no projeto, devido a uma política da empresa não podemos falar sobre valores.

4- Interessante o projeto sobre o ciclo de vida do produto do Band-Aid. Vocês possuem meta para aplicar isto em outros produtos ou isto foi apenas um projeto conceito?
Este foi um projeto realizado em parceria com o Walmart exclusivamente para o Band-Aid, mas que teve um impacto em toda a planta da Johnson & Johnson, localizada em São José dos Campos. A experiência reforçou a necessidade de sempre pensar em projetos que visam um melhor aproveitamento dos processos produtivos da empresa. Por exemplo, em 2011, foi inaugurada a Fábrica de Plásticos para reaproveitar as aparas dos absorventes e fraldas em outros produtos da empresa, como em cabos de escovas de dente.  Importante ressaltar que a Johnson & Johnson está sempre revendo os seus processos produtivos para reduzir o impacto de suas operações no meio ambiente.

5- Vocês poderiam detalhar melhor como funciona este projeto de relacionamento entre a J&J e os médicos. Quais os preceitos éticos que norteiam esta relação? Pergunto, pois correm boatos nada agradáveis desta relação entre médicos e indústria farmacêutica, como pagamento de viagens e congressos, bem como outros mimos em troca de receitas para clientes. Como a J&J analisa esta questão?
A Johnson & Johnson segue rigorosamente a política interna da companhia, que assegura a atuação responsável e ética, por meio da adoção de normas, diretrizes e regras internacionais. Vale lembrar que essas políticas vão além das obrigações legais dos países, pois muitas vezes são mais completas e rigorosas do que as legislações locais e abrangem inclusive obrigações morais e éticas.

6- Muito bom o projeto de bolsa para médicos residentes. Parabéns.

7- Vocês podem apresentar mais dados da Pesquisa Brasil entre consumidores J&J e as questões de sustentabilidade?
Como essa foi uma pesquisa realizada globalmente pela Johnson & Johnson os resultados são confidenciais.

8- Quando a J&J vai iniciar um processo completo de logística reversa de seus produtos mediante o relacionamento com os fornecedores? Existe alguma projeção?
A companhia está participando da construção do plano para o acordo setorial que atenderá a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Quando a empresa, juntamente com o setor, chegar a uma solução apropriada, certamente irá compartilhar as práticas com os seus fornecedores e com os setores nos quais atua.

9- Vocês podem disponibilizar os índices de insatisfação dos funcionários registrados no Hotline citado na pag 30 do relatório?
As informações colhidas pelo hotline têm caráter confidencial e pretendem garantir o direito de nossos funcionários de se expressarem. Por esta razão, a empresa mantém a confidencialidade destas informações. 

10- Qual o nível de satisfação via pesquisa de clima organizacional da empresa?
Todas as pesquisas internas têm caráter confidencial, a fim de preservar a liberdade de expressão de nossos funcionários.

11- Parabéns pelo trabalho de assistência social e saúde bem estruturado, principalmente com relação ao cigarro.

12- Quanto foi investido em treinamento na J&J em 2009 e quantos % dos empregados foram atingidos?
A empresa não divulga os resultados de suas pesquisas internas, por considerá-los estratégicos para os seus negócios.

13- Vocês citaram que estão com 26 anos sem acidentes na fábrica de higiene oral, mas não citam o tempo das outras. Vocês podem informar?
O trecho mencionado na pergunta não pretende listar todos os casos relacionados aos programas de segurança no trabalho realizados pela empresa, por isso foi mencionado apenas o exemplo da fábrica de higiene oral.

14- Vocês não explicaram bem porque a quantidade de acidentes automobilísticos por milhão de milhas rodadas subiu em todos os segmentos de 2008 para 2009. Vocês poderiam detalhar?
O aumento do número de acidentes automobilísticos por milhas rodadas de 2008 para 2009 não depende de um fator especifico. Entre os motivos, há razões externas à companhia, como questões de infraestrutura. No que diz respeito à empresa, todos os profissionais que utilizam carro da companhia participam de um programa denominado Safe Fleet (Direção Segura), que visa manter a segurança do funcionário e evitar danos à frota da empresa.

15- Quanto a J&J enviou em 2009 para o Brasil por meio do Comitê de Contribuições Corporativo para projetos socias e de saúde?
A Johnson & Johnson Brasil investiu US$ 698.000,00 no Brasil, por meio do Comitê de Contribuições Corporativo para projetos socias e de saúde.

16- Vocês afirmam na página 43 que "São José dos Campos, onde os impactos da presença da empresa são ainda maiores e mais diretamente sentidos, em função do porte e da natureza das atividades realizadas no parque industrial." Vocês poderiam detalhar esses impactos para melhor compreensão?
Esta afirmação se encontra dentro do parágrafo onde são descritos os investimentos da empresa na área social, principalmente nos locais/comunidades onde atua diretamente. Por isso é mencionada a cidade de São José dos Campos, local em que se localiza a fábrica da Johnson & Johnson no País.
Justamente por este motivo os impactos da presença da empresa são maiores, pois a principal cidade beneficiada com a presença da Johnson & Johnson no Brasil, em diversos aspectos: geração de empregos e renda, projetos sociais, como a Fundação Escola de Enfermagem, que forma profissionais.

17- As contribuições sociais citadas na página 44 são recursos da empresa ou fazem parte de políticas de deduções fiscais? Se forem deduções, quantos % dos R$ 2.034.750,00 doados em 2009 são oriundos de abatimento fiscal?
As contribuições mencionadas são voluntárias, realizadas com intenção de promover desenvolvimento social. O investimento não é resultado de abatimento fiscal.

18 - Como vocês mensuram os resultados efetivos dessas contribuições sociais?
Fazemos monitoramento dos projetos ao longo da implantação com foco na meta estabelecida pela organização.

19 - As metas do Healthy Planet 2010 foram atingidas?
Sim, todas as metas foram atingidas.

20 -Parabéns pelo trabalho ambiental, os resultados já estão aparecendo.

21- Quanto é investido no programa ambiental do viveiro?
Devido a uma política da empresa não podemos falar sobre valores.

22- Vocês já implantaram o programa de voluntariado? Se sim, como funciona?
O programa não foi implementado.

23- No próximo relatório vocês pretendem subir o nível do GRI de C para B e ser verificado por parte externa?
O relatório de sustentabilidade no Brasil foi o primeiro a ser publicado fora da matriz da empresa, nos EUA.  Por essa razão, a empresa está estudando, em parceria com o time global, o formato da próxima edição.  

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