Olá amigos,
A IBM acaba de encaminhar suas respostas.
Aparentemente eles possuem um processo interessante de gestão da sustentabilidade, no entanto, ainda falta transparência neste processo.
Em nenhum momento em suas respostas a empresa divulgou quanto é investido nos projetos. Isto é muito importante para que possamos fazer a relação do porte da empresa com uma relação mais quantitativa dos ditos investimentos.
Não que os trabalhos desenvolvidos pela empresa sejam irrelevantes em virtude disto, mas sem os valores monetários é muito difícil calcular a dimensão desses projetos.
Assim, fica a dica para que a empresa mude esta postura neste momento em que comemora seu centenário e abra seu servidor e não seja uma caixa preta nas questões de sustentabilidade.
Ainda sobre o centenário, não ficou clara a resposta entre a relação da IBM com o nazismo, pois quem estudou um pouco de história sabe que apesar da IBM da Alemanha ser livre dentro do processo, o presidente da IBM nos EUA estava ciente do que estava acontecendo na Alemanha, tanto que foi provada as conexões de Berlim com Nova York.
Claro que as pessoas que estão no comando da IBM hoje não tem nada haver com isto, mas já que estão comemorando 100 anos e estão tão interessados em história apesar de afirmarem que "``Somos uma empresa de tecnologia, não historiadores''" segundo afrimou o Porta Voz da empresa no ano 2000 Sr Carol Malkovich.
Falta somente um pedido de desculpas, pois como a IBM diz, nós vemos o passado para prever o futuro.
Segue abaixo as resposta da empresa.
Boa Leitura.
1- Vocês apresentam no relatório que “a IBM fornece material de estudo e disponibiliza o ambiente IBM Virtual Innovation Center, para que toda a nossa tecnologia seja colocada à disposição dos participantes. Mais de 800 instituições e 200 mil alunos no Brasil foram beneficiados pelo Academic Initiative.” Isto é desenvolvido gratuitamente ?
Sim.
2- O programa Oficina do futuro que oferece cursos “ presenciais, distribuídos em 45 temas, como Administração de Banco de Dados, Programação Estruturada em Cobol, Java e Programação Orientada a Objetos, Administração de Servidores UNIX, entre outros.” Isto é gratuito também ?
Sim. Além dos cursos presenciais da Oficina do Futuro, a IBM tem feito parcerias com prefeituras para oferecer por meio da internet os treinamentos básicos de TI para qualquer cidadão com ensino médio que queira ingressar nas profissões da área de tecnologia. Temos parcerias com as prefeituras de Hortolândia, Sumaré, Salto, Ourinhos, Artur Nogueira, Itatiba e Jaguariúna.
No programa Afrotech a IBM não determina se uma pessoa é afrodescendente. A IBM realiza o projeto em parceria com instituições voltadas para o público afrodescendente, esta instituição é a responsável pela seleção dos participantes.
4- Gostaria de saber mais detalhes sobre o programa Reading Companion. Vocês oferecem só o software e a plataforma ou os professores também ? O Reading Companion é um software que auxilia o aprendizado da língua inglesa, uma vez que fornece aos usuários a oportunidade de adquirir habilidades de leitura e pronúncia do idioma inglês por meio da tecnologia de reconhecimento de voz. Para a implantação do programa, a IBM Brasil licencia senhas do Reading Companion e capacita os profissionais da instituição que utilizam o mesmo.O programa não é um curso formal de inglês e sim um "laboratório" de treinamento virtual com o acompanhamento de um profissional que vai determinar o nível e acompanhar o andamento do aluno. Mais informações: www.readingcompanion.org 5- Quanto é investido no principal programa social da IBM, o KidSmart ?
A IBM não divulga valores locais de investimento.
6- Vocês afirmam que um “ sistema de gestão sustentável como elemento-chave para alcançar resultados consistentes e garantir que a empresa se mantenha vigilante na proteção do meio ambiente em todas as suas operações.” Assim, gostaria de saber se vocês possuem um trabalho de logística reversa para recolher os equipamentos obsoletos dos seus clientes para evitar impactos ambientais. Em termos de lixo eletrônico, existe o gerenciamento do material utilizado pelos colaboradores e clientes, a fim de reduzir o desperdício, reutilizar sempre que for possível e separar os objetos recicláveis para a coleta seletiva. Alguns exemplos são os produtos financiados pelo Banco IBM que são reaproveitados ao final dos contratos. Toda sucata eletrônica é separada na IBM e cada um destes materiais tem um destino. 7- Essas 700 toneladas de materiais eletrônicos correspondem a quantos % do lixo gerado por ano pela IBM e seus clientes ?
Não foram 700 toneladas de materiais eletrônicos. Foram 700 toneladas de materiais eletrônicos e não biodegradáveis, ou seja, esse foi o total do lixo reciclado pela IBM em 2009. Dessas 700 toneladas, cerca de 200 toneladas (aprox. 28%) corresponderam a materiais eletrônicos.
8- Como a IBM ajusta as questões de lançamentos de novos produtos e equipamentos todo ano com as questões de sustentabilidade ?
A IBM desenvolve produtos e serviços cada vez mais “verdes”, que consomem menos energia e que emitem menos CO2. Estas iniciativas fazem parte do Projeto Big Green, em andamento desde 2007. No mês passado, a IBM anunciou o lançamento do z114, um servidor mainframe que oferece maior facilidade de expansão e eficiência energética. Com foco em empresas e governos de médio porte, a novidade faz parte da estratégia da companhia em estender a inovação e as qualidades exclusivas do mainframe às organizações de todos os portes. O lançamento baseia-se no conceito de Smarter Computing, que prevê a otimização de recursos e centralização de diversas tecnologias em um único sistema. O novo z114 usa 12% menos energia e ocupa menos espaço físico que 300 sistemas x86. A tecnologia foi projetada para operar em temperatura ambiente, sem a necessidade de condicionamento de ar adicional, e nas condições mais rígidas, como temperaturas de até -34 Co. Também possui mecanismos capazes de reduzir os custos e aumentar o desempenho, como o Integrated Facility for Linux (IFL), que permite a criação e manutenção de um servidor virtual Linux no z114 por menos de US$ 500 por ano.
A IBM não divulga valores locais de investimento.
10- Quanto é investido no projeto Caravana do Esporte ? Isto é investimento mesmo ou incentivo fiscal ? A Caravana do Esporte foi um projeto apresentado a IBM pelo Instituto Esporte e Educação Gerenciado por Ana Moser e o mesmo foi patrocinado utilizando o benefício da Lei Federal do Esporte. 11- Achei muito estranha esta frase "Em 2009 a IBM Brasil atingiu o volume de mais de US$ 36 milhões de compras de fornecedores que têm seu quadro de funcionários composto por afro-descendentes, portadores de deficiência, indígenas, mulheres, GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transexuais) e/ou seniores." Vocês podem explicar como funciona este critério de compra ?
No Brasil, a IBM conta com 170 fornecedores cadastrados que pertencem a um grupo de minorias. A compra de produtos socialmente responsáveis destes fornecedores pode acontecer de duas formas: diretamente do fornecedor, ou com a contratação de parceiros do Integrare (Centro de Integração de Negócios para desenvolvimento de novos fornecedores).
Dentro de um grupo de Diversidades, administrado pelo Integrare*, a IBM oferece consultoria de forma a suportá-los em apresentações, formulações de propostas, venda e pós-venda, preparando-os para melhor suportar não somente os negócios da IBM, mas o mercado, objetivando sua sustentabilidade. Para ser considerado um fornecedor Diversity, a empresa deve ter 51% das cotas pertencentes a representantes de um dos grupos que compõem o programa.
*Sobre o Integrare
O Integrare (Centro de Integração de Negócios para desenvolvimento de novos fornecedores) foi fundado no Brasil em 1999. Seu objetivo é promover e facilitar a participação do empreendedorismo da diversidade social brasileira nas cadeias produtivas e de suprimentos. A instituição promove oportunidades de negócios entre as empresas compradoras e os Fornecedores de Integração (empresas de pessoas negras, indígenas e portadores de deficiência). Atualmente, conta com diversos parceiros como FIESP, AMCHAM e CIEE.
12- Parabéns pelo projeto do voluntariado. Vocês podem passar quantas horas já foram realizadas e quanto financeiramente já foram doados em virtude deste trabalho por parte da IBM ?
No Brasil, foram doadas, desde 2003 quando o projeto On Demand Community foi implantado, mais de 200 mil horas de trabalho voluntário, beneficiando mais de 350 ONGs. A IBM não divulga valores de investimento no Brasil.
13- Visto que estamos no centenário da IBM e pelo que li o relatório a empresa está divulgando e muito a sua história, sendo que neste relatório falou-se da relação da IBM com o Brasil. Gostaria de saber se a IBM já fez um pedido formal de desculpas por ter se envolvido com o Nazismo durante a segunda guerra ? Assim como outras empresas internacionais que faziam negócios na Alemanha naquele período, as operações da IBM alemã ficaram sob o controle de autoridades nazistas antes e durante a II Guerra Mundial. A IBM e seus funcionários em todo o mundo consideram as atrocidades cometidas pelo regime nazista repugnantes e condenam qualquer ação que tenha colaborado com os atos injustificáveis praticados por este regime.
Nenhum comentário:
Postar um comentário