segunda-feira, 1 de agosto de 2011

IBM - A empresa apresenta bons projetos focados em tecnologia, mas faltam dados mais completos

Olá Amigos,

No começo deste mês recebemos de uma leitora do blog o release abaixo da IBM sobre suas ações sustentáveis:


Caro jornalista, 
  
A IBM acaba de publicar em seu site a edição 2010 do Corporate Responsibility Report, que relata a performance global da empresa em 2010 e algumas atividades de destaque durante o primeiro semestre de 2011 quanto à Cidadania Corporativa e Sustentabilidade. De acordo com o Relatório, a IBM reduziu as despesas com eletricidade em US$50 milhões. Além disso,  a atitude responsável da empresa ano passado trouxe  benefícios como: mais mulheres em cargos de liderança e funcionários mais saudáveis e sentindo-se mais seguros em suas posições de trabalho na empresa. O ciclo de vantagens se completa com a sua transferência  para a sociedade sob a forma de maior engajamento da empresa e de seus colaboradores em causas sociais. 
  
Para mais informações, acesse: http://www.ibm.com/ibm/responsibility/.

 Att., 
  
Simone Fonseca  Brodeur 

Texto bonito não é verdade ? Pois bem, resolvemos ver o material e ele estava em inglês. Isto mesmo, na língua do país de origem da empresa.

Tudo bem que eles escreveram um material, compilaram dados e etc... mas eles estão divulgando o material no Brasil para um público que não possui como língua nativa o inglês (divulgue um relatório nos EUA em português para ver se alguém lê ?)

Em virtude disto mandamos um e-mail solicitando um material em nossa língua nativa e eles prontamente encaminharam uma versão mais focada na realidade brasileira.

Ao ler o material, notamos um posicionamento interessante da empresa no desenvolvimento de redes e construção de conhecimentos.

Nota-se que eles possuem um trabalho interessante com seus empregados e desenvolvem projetos interessantes de voluntariado e tecnologia, no entanto, ao ler o relatório brasileiro, notamos a falta de algumas informações básicas relativas aos projetos e assim encaminhamos os seguintes questionamentos:

Prezada Simone,

Acabo de ler o relatório brasileiro de sustentabilidade da IBM, o material é interessante apesar de apresentar dados de maneira muito superficial.
Assim, escrevo para sanar algumas dúvidas relativas aos projetos desenvolvidos pela IBM no campo da sustentabilidade.
Segue abaixo os nossos questionamentos e gostaria de receber um prazo para o envio das respostas.
Atenciosamente,

Roberto Leite


1- Vocês apresentam no relatório que “a IBM fornece material de estudo e disponibiliza o ambiente IBM Virtual Innovation Center, para que toda a nossa tecnologia seja colocada à disposição dos participantes. Mais de 800 instituições e 200 mil alunos no Brasil foram beneficiados peloAcademic Initiative.” Isto é desenvolvido gratuitamente ?


2- O programa Oficina do futuro que oferece cursos  “ presenciais, distribuídos em 45 temas, como Administração de Banco de Dados, Programação Estruturada em Cobol, Java e Programação Orientada a Objetos, Administração de Servidores UNIX, entre outros.” Isto é gratuito também ?

3- Dentro do programa Afrotech, qual o critério usado pela empresa para determinar que uma pessoa é afrodescendente ?

4- Gostaria de saber mais detalhes sobre o programa Reading Companion. Vocês oferecem só o software e a plataforma ou os professores também ?

5- Quanto é investido no principal programa social da IBM, o KidSmart ?

6- Vocês afirmam que um “ sistema de gestão sustentável como elemento-chave para alcançar resultados consistentes e garantir que a empresa se mantenha vigilante na proteção do meio ambiente em todas as suas operações.” Assim, gostaria de saber se vocês possuem um trabalho de logística reversa para recolher os equipamentos obsoletos dos seus clientes para evitar impactos ambientais.

7- Essas 700 toneladas de materiais eletrônicos correspondem a quantos % do lixo gerado por ano pela IBM e seus clientes ?

8- Como a IBM ajusta as questões de lançamentos de novos produtos e equipamentos todo ano com as questões de sustentabilidade ?

9- Vocês falam que "Por isso, investimos em uma iniciativa junto à Corporação Financeira Internacional do Banco Mundial para oferecer um kit desenvolvido para apoiar o crescimento de micro, pequenas e médias empresas brasileiras." Mas quanto em valor monetário foi investido neste projeto ?

10- Quanto é investido no projeto Caravana do Esporte ? Isto é investimento mesmo ou incentivo fiscal ?

11- Achei muito estranha esta frase "Em 2009 a IBM Brasil atingiu o volume de mais de US$ 36 milhões de compras de fornecedores que têm seu quadro de funcionários composto por afro-descendentes, portadores de deficiência, indígenas, mulheres, GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transexuais) e/ou seniores." Vocês podem explicar como funciona este critério de compra ?

12- Parabéns pelo projeto do voluntariado. Vocês podem passar quantas horas já foram realizadas e quanto financeiramente já foram doados em virtude deste trabalho por parte da IBM ?

13- Visto que estamos no centenário da IBM e pelo que li o relatório a empresa está divulgando e muito a sua história, sendo que neste relatório falou-se da relação da IBM com o Brasil. Gostaria de saber se a IBM já fez um pedido formal de desculpas por ter se envolvido com o Nazismo durante a segunda guerra ?










Nenhum comentário:

Postar um comentário