quinta-feira, 25 de agosto de 2011

TAM - Aparentemente apresenta uma gestão fraca no âmbito da sustentabilidade


Olá Amigos,

Atendendo a pedidos de alguns viajantes, fechamos esta semana a leitura do relatório de sustentabilidade da TAM.

Devido a todo histórico desta empresa e do símbolo do Comandante Rolim no relacionamento com as pessoas, o relatório desta empresa deixou muito a desejar. Como aconteceu no caso da GOL, as empresas de aviação parecem que não estão preparadas para reportarem seus processos de gestão sustentável.

Ao ler o relatório, notamos uma falta de dados básicos, como a satisfação dos clientes, processos mais robusto de controle das emissões atmosféricas e qualidade de vida dos trabalhadores, ao ponto deles (os trabalhadores) relatarem que estão insatisfeitos com as condições de trabalho, algo muito grave no setor de aviação.

Assim, segue abaixo os questionamentos encaminhados a empresa na qual aguardamos as respostas.

Boa leitura a todos.

Prezados Profissionais da TAM.

Sou Roberto Leite, editor do blog Testando os Limites da Sustentabilidade, canal que busca discutir a gestão sustentável das empresas.

Hoje nossa equipe concluiu a leitura do relatório da TAM e o material apresentou uma série de questionamentos, assim, segue abaixo as nossas dúvidas para que possamos discutir em nosso blog.

1- Vocês afirmam na página 16 que "O desempenho energético das novas aeronaves geralmente se assemelha ao consumo de carros modernos". Os avioes da TAM estão neste nível de eficiência ? Se sim, por que mesmo assim as emissões nos últimos 3 anos só sobem ? Não existe uma gestão ambiental e energética da empresa sob re essas questões ?

2- Vocês não deixam claro como resolvem o impasse presente na página 20: "O alto consumo de combustíveis eleva as emissões de gases na atmosfera, o que pode potencializar o efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global".

3- Qual é a contribuição da TAM dentro do contexto apresentado pela empresa: "9,8 mi t de CO2 As companhias pouparam 3,8 milhões t de CO2 em 2007 e 6 mihões t em 2006, simplesmente encurtando as rotas ao redor do mundo."

4- Na página 28 vocês apresentaram uma escala chamada NPS (Net Promoter Score) que é um mecanismo que demonstra o índice de fidelidade dos clientes de uma organização, no entanto, o gráfico apresentado não apresenta escala. QUal é a escala do score apresentado ? O que isto significa efetivamente ?

5- Caso eu me interesse em utilizar o canal do twitter @TAMAirlines, qual o tempo de resposta?

6- Sobre o processo "Fale com o presidente", vocês afirmam que em 2010 responderam 100% dos clientes, no entanto, o problema não é se a empresa responde, mas o que responde. Qual a qualidade deste indicador ? Onde estão os indicadores que medem efetivamente a satisfação do cliente para com as respostas ? Isto não está presente no relatório.

7- Vocês podem apresentar os dados quantitativos do trabalho de ouvidoria e qualidada da empresa ? Isto não está transparente no relatório.

8- Quem faz parte do conselho de cliente da TAM ? COmo um cliente pode participar ? Os clientes de hoje que fazem parte do conselho são membros do novo perfil citado pela empresa (membros das classes C e D ).

9- Onde pode ser encontrado o "Manual do passageiro TAM" ?

10- Quem são treinados no programa de formação de líderes e qual a quantidade de horas ?

11- Por que a TAM considera palestra como treinamento ? Como é medida a efetividade de um "treianento - palestra" ?

12- O programa nas asas da inclusão (deficiente físico) e Aprendiz Legal, atende somente o que a lei pede ou a empresa oferece algo mais ?

13- Por que vocês consideram tempo de casa como Turn over ? Qual é realmente o Turn over (no ano) na empresa.

14- Por que na pesquisa de clima o fator condições de trabalho é tão baixo ? Isto é muito preocupante em um setor tão sensível e estressante como o da aviação. Qual a razão da empresa estar neste patamar com os empregados ?

15- Por que a taxa de frequência de acidentes sempre está acima da meta ? Qual a gestão da empresa para reverter isto ?

16- Como vocês auditam as clausulas sustentáveis com seus fornecedores e garantem esta gestão ?

17- Quantos empregados da TAM são voluntários dentro do programa da empresa ?

18- Sobre os investimentos socio ambientais, os cerca de 38 milhões investidos em 2010 são realmente investimento ou parte são ações de dedução fiscal ?

19- Parabéns pela linha de projetos sociais focados no turismo. Realmente é uma linha interessante para uma empresa aérea.

20- O avião movido a biocombustível de pinhão manso é um avião comercial comum ou foi somente um projeto conceito sem continuidade a curto prazo ?

21- Vocês podem apresentar dados quantitativos mais sólidos sobre o processo de gerenciamente de resíduos da empresa ?

22- Dentre os fatores de risco apresentados, não foi encontrado os riscos de uma gestão não sustentável, onde vocês consideram isto na gestão da empresa ?

23- Segundo a tabela do Ibase, por que os investimentos internos em educação e cultura e externos em educação cairam em 2010 com relação a 2009 ?

24- Sugestão. Favor melhorar a matriz de materialidade para 2011, a matriz deste ano está horrível e impossível de interpretar sem ficar consultando o GRI, o que dificulta a transparência nos dados.

25- Vocês pretendem fazer um relatório GRI no ano que vem nível pelo menos B ? Não é estranho uma empresa do porte da TAM reportar somente alguns dados do GRI sendo somente auto declarado nível C ?

Aguardamos um prazo para as respostas






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