segunda-feira, 22 de agosto de 2011

SWU - Qualidade de vida, questões trabalhistas e engajamento devem ser melhorados


Olá Amigos,

Na semana passada recebemos as respostas dos organizadores do evento SWU.
Ao ler os posicionamentos, notamos que nossos questionamentos revelaram uma certa deficiência na gestão do evento em alguns aspectos, principalmente no que diz respeito a questões logísticas, engajamento das pessoas, direitos do trabalhador e ações relativas a qualidade de vida.

Nota-se nas respostas que o festival ainda não atingiu o seu objetivo que é conscientizar os seus participantes sobre as questões de sustentabilidade, as discussões ainda estão num nível muito primário para a maioria, mas já é um começo e acreditamos que isto possa melhorar no futuro.

Acreditamos que dentre todas as respostas, o que deve melhorar e muito é o cuidado com os direitos dos trabalhadores dos fornecedores, pois as ações ainda não são suficientes para garantir a qualidade e os direitos dessas pessoas. Quem trabalha na área de eventos sabe o quanto de exploração ao trabalhador existe neste setor.

Outro ponto de destaque que nos assustou foi a omissão dos organizadores com a questão das drogas, não associando qualidade de vida com essas questões. 
A afirmação "O foco de nossa comunicação relacionada à qualidade de vida não são os problemas decorrentes do consumo de drogas, mas sim pequenas atitudes do cotidiano que geram grandes mudanças." revela a dissociação dos organizadores com um dos principais problemas da sociedade brasileira que são as drogas e este festival (referência do século XXI) perde uma grande oportunidade para isto, pois o não uso de drogas é sim um grande salto para uma excelente qualidade de vida.

Este festival possui a oportunidade de ser um canal de discussão excelente em todos os aspectos da sustentabilidade, não só o meio ambiente, mas isto ainda não foi bem explicitado. Vamos esperar os resultados do próximo ano.

Segue abaixo as respostas dos organizadores.


1- Vocês afirmam que "É por essa razão que o gol do festival foi deixar uma marca na consciência das pessoas, para que elas incorporem novas práticas e valores em suas vidas."
No entanto, ao ver os números notei que das 164 mil pessoas no evento apenas 3900 participaram do fórum de sustentabilidade onde vocês afirmaram que a " intenção não era somente realizar um debate entre especialistas e pessoas já engajadas nas questões da sustentabilidade, mas também trazer o público para a discussão."
Vocês acreditam que com esses números vocês atingiram o objetivo proposto ?

O Fórum de Sustentabilidade é uma das ações realizadas pelo movimento SWU, com o objetivo de apresentar conhecimento relacionado ao tema sustentabilidade.  Outras ações foram elaboradas antes, durante e após o Festival.
 O Fórum foi pensado para que discussões importantes fossem feitas, e consideramos que reunir 3900 pessoas, majoritariamente jovens, não seja um número pouco significativo. O formato de um fórum pressupõe uma logística de debate que não seria tão produtiva com um número muito mais elevado de participantes.
E  audiência  do Fórum na  verdade  não  se  limitou às 3900 pessoas que
participaram dos debates in loco, durante o festival. Além delas, centenas
de  milhares  de  outras  puderam  acompanhar o Fórum à distância, em tempo
real.   Durante  a transmissão feita via streaming pelo portal SWU, tivemos
mais de meio milhão de acessos (546.492).  É um número muito significativo,
e  a  quantidade de gente que esteve no Fórum pessoalmente, por sua vez, só
não  foi  maior  porque o espaço não comportava.  

2- Como funcionou a gestão ambiental dos dejetos oriundos dos Banheiros quimicos ?

A limpeza e descarte de todos os dejetos dos banheiros químicos foi feita pela própria empresa proprietária dos mesmos. O descarte foi feito em locais próprios para recepção destes dejetos.

3- O valor recebido pelas cooperativas de R$ 24.448,24 foi do lixo ? Eles foram pagos por vocês para trabalharem no evento ou só receberam este valor ? É justo essas pessoas das cooperativas receberem apenas R$ 6,74 por visitante do evento para cuidar da limpeza de um evento desta proporção ?

O valor acima recebido pelas cooperativas foi um extra, que eles receberam com a venda dos resíduos separados. Para trabalhar no evento eles ganharam salário, além de treinamento especializado.

4- A mudança do SWU de Itu para Paulínia em 2011 foi por questões tributárias (ISS) ? Paulínia possui uma estrutura capaz de comportar este evento conforme descrito no relatório no caso de Itu ?

O  processo  de  escolha  da  cidade  que sediaria a edição 2011 do SWU foi precedida  de uma concorrência que exigia dos municípios interessados, além de  infra-estrutura  adequada,  um  plano diretor, uma contrapartida para a sustentabilidade.  E  Paulínia – que vem investindo fortemente na indústria criativa  para  diminuir a dependência econômica do seu pólo petroquímico – foi a cidade que apresentou a melhor proposta nesse sentido. O município se comprometeu  a implementar um distrito sustentável na área que vai sediar o festival  -  de  1,7  milhão de m2 - que funcionará como experiência piloto para  a  aplicação  das  melhores práticas de sustentabilidade e urbanismo. Além  disso, Paulínia oferece estrutura adequada para o evento, sob o ponto de  vista  de  acesso  e  serviços,  estando  inclusive  dentro  da  região metropolitana  de  Campinas, que é o segundo maior pólo hoteleiro do Estado de SP.

5- Como funcionam o trabalho de carona solidária. Isto vai ser aprimorado este ano visto que não deu certo no ano passado ?
Vocês afirmaram que "Assim, o evento pôde oferecer segurança e fluidez no acesso à Arena Maeda, sem causar grandes impactos para os demais usuários das rodovias da região e, principalmente, diminuindo as emissões de gases de efeito estufa." Mas os dados não confirmam esta afirmação:
Como será melhorada esta questão ?

Em 2010 fizemos o primeiro Festival com muitos acertos, mas tivemos também muitos aprendizados, que já pretendemos colocar em prática em 2011.
A Carona Solidária foi amplamente divulgada em nosso site, contando com o apoio de sites já especializados nessa ação. Para promover ainda mais a carona, foi dado desconto no estacionamento para os carros com 4 pessoas.
Tivemos um grande planejamento logístico, como apresentamos no relatório, incentivando transportes coletivos, e fazendo parcerias, como a estabelecida com a empresa de táxi Coopertaxi. Durante grande parte do Festival tudo ocorreu sem grandes impactos, mas realmente em alguns momentos houve um pico de deslocamento, sobretudo próximo ao horário dos principais shows. Isso já esta sendo considerado na nossa análise logística do festival a ser realizado em Paulínia.


6- Como vocês garantiram as questões legais e trabalhistas de todas as pessoas que trabalharam no evento? Elas eram empregados com carteira assinada? Se não, quantos porcento possuiam registro profissional deste total?

Os colaboradores diretos pelo festival tinham garantidos os direitos trabalhistas, assim como as pessoas terceirizadas pela empresa com contratos. Já os fornecedores receberam um manual específico, em que se comprometiam a assegurar os direitos trabalhistas de quem estava trabalhando no/para o festival.

7- Qual foi o menor salário de quem trabalhou no evento ?

O menor salário pago foi o valor do salário mínimo vigente na época do evento.

8- Vocês afirmaram que "não houve nenhum relato de casos de corrupção, discriminação ou desrespeito aos direitos humanos e trabalhistas envolvendo as atividades ligadas ao festival." Assim gastaríamos de saber como vocês auditaram as atividades de seus fornecedores?

Alguns dos nossos fornecedores assinaram o Manual do Fornecedor, que deixava clara a não aceitação dessas atitudes. Não foi feita auditoria externa das atividades dos fornecedores, mas todo o trabalho foi amplamente supervisionado por equipes especializadas do SWU.
Neste ano, como uma evolução deste processo, além de assinarem o Manual do Fornecedor - sempre no momento da assinatura do contrato - os fornecedores também foram submetidos a um amplo questionário, abrangendo os assuntos acima elencados, além de outros temas relacionados ao meio ambiente. Com esta ação pretendemos ter um maior conhecimento sobre as práticas desenvolvidas por nossos fornecedores e, quando necessário, auxiliá-los no aperfeiçoamento de suas ações. Assim, buscamos ter uma relação cada vez mais próxima com eles, estabelecendo um diálogo e troca de experiências para fortalecer cada vez mais uma atuação totalmente alinhada com as boas práticas em sustentabilidade.

9- O relatório relata a prisão de pessoas consumindo drogas ilícitas. Visto que a sustentabilidade, tem como foco a qualidade de vida, pergunto se vocês fizeram alguma campanha no festival para evitar o consumo de drogas ?

O Festival esteve em total conformidade com a legislação, e em nosso portal foi divulgada a não aceitação do consumo de drogas ilícitas. O foco de nossa comunicação relacionada à qualidade de vida não são os problemas decorrentes do consumo de drogas, mas sim pequenas atitudes do cotidiano que geram grandes mudanças. Assim, optamos por tratar a questão da qualidade de vida por meio de temas como a educação, a reciclagem, o consumo consciente, hábitos relacionados ao transporte, à alimentação, entre outros.

  
10- Parabéns pelo trabalho de gestão de resíduos, mas mesmo assim notamos no evento que as pessoas continuavam jogando lixo no chão. Vocês pretendem ajustar a campanha de comunicação para tentar mudar este aspecto cultural do brasileiro ?

Agradecemos a sua percepção de nosso trabalho relacionado à gestão de resíduos. A Estação de Reciclagem buscava incentivar o público para a prática da reciclagem e foram colocados na arena do festival 2000 latões de lixo, devidamente sinalizados para a futura triagem dos resíduos, além de instalações relacionadas ao tema. No entanto, sobretudo durante os shows, o público não se deslocava até a lixeira. Mesmo assim, todos os dias, ao final do evento, tínhamos equipes já preparadas para realizar a limpeza do espaço, que sempre esteve devidamente limpo no dia seguinte.
Pretendemos continuar o nosso foco na comunicação, para que o público se comprometa cada vez mais, e organizar estrategicamente o posicionamento das lixeiras, assim como manter a Estação de Reciclagem. No entanto, é necessário considerar que durante os shows, devido ao agrupamento de pessoas, é realmente mais complicado o deslocamento, então não podemos garantir que, mesmo com maior conscientização por parte do público, ainda não será jogado nenhum lixo em lugar indevido. Mas continuaremos com equipes prontas para manter o local limpo e, assim, em segurança.

11- Vocês possuem dados técnicos que garantem que houve redução na emissão de gases de acordo com a afirmação abaixo ?
"Estímulo à redução do uso de veículos automotores, oferecendo benefícios aos participantes adeptos da Carona Solidária, como o desconto na taxa de estacionamento para carros com mais de três pessoas"

Conforme apresentamos no relatório, realizamos várias iniciativas com o objetivo de reduzir emissões de gases do efeito estufa, incluindo a Carona Solidaria. É fato que o menor número de carros circulando gera menos emissão, mas não foi feito um cálculo específico deste aspecto.
Além de ações visando à redução de possíveis emissões, também foi feita a compensação de parte das emissões que não puderam ser eliminadas, e para tanto usamos a metodologia do GHG Protocol, e o plantio necessário de árvores foi feito pelo projeto Florestas do Futuro da ONG SOS Mata Atlântica, que continua a fazer o monitoramento da área plantada.

12- Vocês poderiam definir engajamento ? Pois ao ler o relatório percebi que vocês confundiram engajamento com ações informativas, pequenas parcerias e de comunicação. Engajamento para vocês é isto ?

Para nós engajamento é construir um diálogo cada vez mais próximo com nossos principais públicos de interesse, fortalecendo um relacionamento consistente entre todas as partes, considerando as opiniões e críticas na construção de nossas ações e processos.
É necessário lembrar que o movimento SWU é relativamente recente, assim estamos aos poucos fortalecendo o relacionamento com nossos públicos, o que vai de forma evolutiva garantir um processo de engajamento cada vez mais estruturado.
Em 2010, como o SWU ainda não era amplamente conhecido, focamos na comunicação como forma de despertar os diferentes públicos e engajá-los em ações relacionadas ao tripé da sustentabilidade. Agora, com essa etapa concluída, em 2011 já iniciamos um novo momento do engajamento, com novas ações, garantindo o fortalecimento do diálogo e de troca de conhecimento e experiências. Este processo será apresentado no nosso próximo relatório de sustentabilidade, e esperamos que você fique satisfeito com o resultado.

13- Vocês já possuem os resultados de avaliação do evento por parte dos participantes?

Sim, este resultado está sendo considerado em todos os processos relacionados à organização do Festival SWU de Paulínia, assim como nas nossas ações de engajamento.
Alguns dos temas abordados na pesquisa que já estão sendo trabalhados são, por exemplo: camping, logística, bicicletário e banheiros.

14- Vocês pretendem ampliar as ações comunitárias ? Não é muito pouco para um evento deste porte uma ação com cooperativas e a contratação de um pequeno fornecedores apenas ?

As ações comunitárias acontecem meses antes do festival, com diversas ações. Por meio de apoio a diversas ONGs conseguimos chegar a um número grande de pessoas da comunidade que precisam de ajuda. Como exemplos, a distribuição de filtros que transformam água imprópria em água potável, beneficiando centenas de famílias, e construção de casas em região de extrema pobreza; entre outras iniciativas. Além disso, trabalhamos com muitos fornecedores, mais de cinquenta.

15- Houve algum impacto negativo do festival para os moradores de Itu e para as pessoas que tentaram viajar no feriado e tiveram que passar nas proximidades do evento ?

Não houve nenhum impacto negativo. Tanto é que, contando com dados dos órgãos públicos, não tivemos nenhum problema em estradas e acessos.

16- Vocês afirmam que o relatório de vocês foi auditado, no entanto, o relatório dos "auditores" afirmam:
"Os procedimentos de asseguração limitada foram realizados de acordo com a Norma NPO 1,emitida pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – IBRACON, para trabalhos de asseguração que não sejam de auditoria ou de revisão das informações financeiras históricas."
Pergunto.... O relatório foi auditado ou não ?

O relatório foi todo auditado pela BDO, na época ainda Crowe Horwath RCS, e os termos utilizados estão de acordo com as melhores práticas de asseguração.




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